TC 16,5 B (Salt.: sem IV)
Quinta-Feira da semana 16 do Tempo Comum.
- São Tiago (Maior), Apóstolo, festa.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».
*** *** ***
| «Ainda que eu falasse línguas, a dos homens e as dos anjos,
se não tivesse a CARIDADE,
seria como bronze que ressoa
ou como címbalo que retine. [Chama a atenção, mas nada comunica]
Ainda que eu tivesse o dom da profecia,
o conhecimento de todos os mistérios
e de toda a ciência,
ainda que tivesse toda a fé,
que permite transportar montanhas,
se não tivesse a CARIDADE,
nada existiria. [A não ser como ilusão]
Ainda que distribuísse todos os meus bens aos famintos,
ainda entregasse o meu corpo às chamas,
se não tivesse a CARIDADE,
isso nada me adiantaria». [Para a VIDA ETERNA] |
(1 Coríntios XIII, 1-3)
[NOTA:
Não se trata de esmolas, peditórios ou de solidariedade, almoços de arrecadação de fundos em favor de necessitados, mas do verdadeiro amor do próximo, que não é interesseiro nem desordenado, mas verdadeiro amor, fruto do nosso amor a DEUS, a fonte dESSE amor. No início do capítulo 13, São Paulo fala da CARIDADE, portanto, do amor fraterno cuja fonte é DEUS e não um amor puramente humano, passional e egoísta. É aquilo que JESUS respondeu ao escriba sobre o maior dos Mandamentos de Deus: amar a DEUS acima de todas as coisas e, por amor de DEUS (e nESSE amor) amar o outro - seja quem fôr o outro, mesmo se inimigo -, como a si mesmo, por amor de DEUS. A fonte dESSE amor é sobrenatural, é uma virtude teologal recebida no dia do nosso Baptismo, juntamente com as outras virtudes teologais, a FÉ e a ESPERANÇA.
Portanto, São Paulo se dirige aos baptizados. Não se dirige a quem não é baptizado, porque a CARIDADE (sobrenatural) não se pode encontrar em quem ainda não se beneficiou da salvação de JESUS CRISTO, que vêm pela fé nELE e recebe o Baptismo. Só se refere aos cristãos, embora seja para todos ouvirem, os que quiserem ouvir, porque só no cristão o ESPÍRITO SANTO desceu de modo permanente, quando se tornou cristão pelo Baptismo, comunicando as virtudes teologais (sobrenaturais) - FÉ, ESPERANÇA, CARIDADE - que permitem a participação na VIDA DE DEUS como filhos adoptivos de DEUS em CRISTO JESUS.
A fonte da participação da vida divina é o PAI: somos baptizados no Seu nome; vida que está no FILHO e nos é oferecida pelos Seus merecimentos infinitos: somos baptizados no Seu nome; essa vida é-nos comunicada intima e pessoalmente pelo ESPÍRITO SANTO: somos baptizados em Seu nome. Passamos a ser membros da IGREJA, o CORPO MÍSTICO DE CRISTO. Existe maior bem do que este que os pais podem oferecer ao seu filho recém-nascido? Devem baptizá-lo o quanto antes possível, sob pena de pecado grave. E seria para perguntar aos pais que não fazem isso: credes em JESUS?
Sem o ESPÍRITO SANTO não é possível ver o FILHO DE DEUS, e sem o FILHO ninguém pode aproximar-se do PAI, pois o conhecimento do PAI é o FILHO, e o conhecimento do FILHO se faz pelo ESPÍRITO SANTO.
Quando falamos da CARIDADE, necessariamente, estamos a falar da FÉ e da ESPERANÇA, não é possível uma dessas virtudes estar viva (actuante) sem estarem vivas as outras duas; se uma delas está morta, necessariamente, as outras duas estão mortas. É o pecado mortal que as mata e o pecado venial premeditado que as envenena gradualmente até à morte, mas temos o Sacramento da Confissão para JESUS as ressuscitar em nós de novo pelo Seu poder e perdão: esta é a única maneira ordinária da nossa alma voltar à vida da GRAÇA. São inseparáveis como DEUS o é nas três pessoas divinas, e até, nas atribuições às três pessoas divinas costuma-se associar a DEUS PAI a CARIDADE com que nos criou em um acto de caridade infinita e nos ama; a DEUS FILHO a FÉ que nos salva, por ESTA fé fomos baptizados; e a DEUS ESPÍRITO SANTO, estamos no tempo dELE até ao Juízo Final, a ESPERANÇA que nos anima e persevera na vida de cristão, ESTA esperança, ao contrário das esperanças humanas, está garantida para quem fôr até ao fim.
FINAL DA NOTA]
| «Ainda que eu falasse línguas, a dos homens e as dos anjos,
se não tivesse a CARIDADE,
seria como bronze que ressoa
ou como címbalo que retine. [Chama a atenção, mas nada comunica]
Ainda que eu tivesse o dom da profecia,
o conhecimento de todos os mistérios
e de toda a ciência,
ainda que tivesse toda a fé,
que permite transportar montanhas,
se não tivesse a CARIDADE,
nada existiria. [A não ser como ilusão. Costuma-se colocar «nada seria», mas é no sentido não existir, ser ilusão]
Ainda que distribuísse todos os meus bens aos famintos,
ainda entregasse o meu corpo às chamas,
se não tivesse a CARIDADE,
isso nada me adiantaria». [Para a VIDA ETERNA, talvez só para aplausos humanos] |
Temos aqui, iniciando o capítulo 13 da primeira carta aos coríntios, o início do Hino à Caridade. A CARIDADE morre - e assim, as outras virtudes teologais -, se viramos as costas para DEUS, não cumprindo com o nosso primeiro e maior dos nossos deveres, para com DEUS, o da Religião. Não, uma religião qualquer, mas a fundada por JESUS CRISTO, que não é natural, nem preternatural como a judaica, mas sobrenatural. Por isso, NOSSA SENHORA nos faz este pedido:
| «As vossas vidas tornem-se uma plenitude de oração. Sem amor [esforço, sacrifício, renuncia à preguiça, etc], não podeis rezar. Por isso, convido-vos, antes de tudo mais, a amar a DEUS, criador das vossas vidas; então, depois, reconhecereis e amareis a DEUS em todos, como ELE vos ama». [A fonte é DEUS, é a CARIDADE] |
(RAINHA DA PAZ)
| «Sem amor, filhinhos, não podeis crescer em santidade nem fazer boas obras. Por isso, filhinhos, rezai, rezai sem cessar, para que DEUS vos revele o Seu AMOR». |
(RAINHA DA PAZ)
Naturalmente, as obras a que se refere NOSSA SENHORA, são as obras da CARIDADE.
No capítulo anterior a este, capítulo 12, São Paulo fala do ESPÍRITO SANTO, dos Seus dons, do CORPO MÍSTICO DE CRISTO, nós somos membros dESSE corpo, que é a IGREJA. No capítulo 13, logo no início do chamado Hino à Caridade, que vamos comentar aqui, São Paulo vai dizer que tudo que fazemos ou comunicamos de bom fica reduzido ao puramente humano se a CARIDADE (FÉ, ESPERANÇA) - o nosso amor a DEUS como motivação e razão -, não estiver presente. Haverá merecimentos para as coisas deste mundo, mas não haverá merecimentos para a VIDA ETERNA.
| «Ainda que eu falasse línguas, a dos homens e as dos anjos,
se não tivesse a CARIDADE,
seria como bronze que ressoa
ou como címbalo que retine». [Nada comunica] |
Sem a CARIDADE produzimos sons para os outros, nada que os outros possam entender, porque só na CARIDADE, que é a linguagem do amor (do AMOR DE DEUS) se pode transmitir algo aos outros:
| «Sem amor, queridos filhos, não podeis nada. Sem amor, não podereis aceitar-ME nem ao Meu FILHO. Sem amor, não podereis transmitir aos outros as vossas experiências. Por isso, convido-vos, queridos filhos, a começar a viver o amor nos vossos corações». |
(RAINHA DA PAZ)
Posso despertar atenção, causar admiração como o címbalo que retine. Retiniu e já foi esquecido, nada permaneceu de duradouro. Quando a CARIDADE está presente no que digo, mesmo que não seja a língua dos anjos, deixa uma marca permanente para a VIDA ETERNA e beneficia quem ouve. O outro escuta e entende. A CARIDADE comunica-se de modo simples, de modo a que todos entendam:
| «Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do Mal». |
(Mateus VI, 37)
Tudo que vai além disso, vem do Maligno, que é o pai da mentira, para confundir... E como tem confundido este mundo com os seus falsos argumentos...
Sem a CARIDADE, podemos cair nas nossas vaidades:
| «Vós quereis passar por justos diante dos homens, mas DEUS conhece os corações; o que é elevado para os homens [exagero, não vale tudo isso], nada vale para DEUS». |
(Lucas XVI, 15)
É bom ganhar um diploma ou uma medalha no atletismo. Vale para este mundo (passageiro) e é bom. Mas se o atleta, tendo consciência que nada tem que não tenha recebido do SENHOR - e é verdade, tudo recebemos de DEUS -, agradece a DEUS a medalha, pois na sua vida pessoal, conjugal (se fôr o caso), familiar (se fôr o caso) - são exemplos que se estendem a todos os exemplos -, DEUS está presente, o valor dessa medalha irá valer para além do valor real dela.
Vivemos num mundo que, ao abandonar a fé em JESUS CRISTO - dentro e fora da IGREJA -, caiu no ateísmo prático, outros, no ateísmo militante, o que é uma perversidade e prende-nos apenas às coisas deste mundo. Onde DEUS não está, também não está a CARIDADE. Onde DEUS está, até quem não conhecendo JESUS e não tem culpa, mas exerce o seu dever, o mais importante de todos, da Religião, pela fé em DEUS - em JESUS que sem culpa não conhece -, já possui ESSA caridade que vem do Baptismo do desejo. Mas é sempre uma desvantagem em relação ao cristão fiel. Por isso, todos têm o direito de conhecerem o SENHOR e serem baptizados nESSA fé ainda nesta vida.
| «Ainda que eu tivesse o dom da profecia,
o conhecimento de todos os mistérios
e de toda a ciência,
ainda que tivesse toda a fé,
que permite transportar montanhas,
se não tivesse a CARIDADE,
nada existiria». [A não ser como ilusão] |
Aqui, a ciência nos permite ver as coisas e acontecimentos no mundo com os olhos de DEUS, que vai além das aparências. Esta fé, morta, pois não tem a CARIDADE, também o Diabo a tem, bem firme, pois é muito mais inteligente do que tu, sendo-lhe impossível não crer em DEUS, mas está morta e cheia de ódio a DEUS.
| «Ainda que distribuísse todos os meus bens aos famintos,
ainda entregasse o meu corpo às chamas,
se não tivesse a CARIDADE,
isso nada me adiantaria». [Para a VIDA ETERNA] |
Há muitas razões e motivações para se fazer isso: ficar famoso, ganhar uma estátua, fanatismo e terrorismo, tantas razões, algumas boas mas sempre infectadas do nosso amor próprio e interesse próprio, outras simplesmente más, como o suicídio.
| «Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso PAI que está no CÉU». |
(Mateus VI, 1)
Se DEUS é a razão da nossa vida pessoal, conjugal, sacerdotal, familiar, conventual, política, social, nacional, internacional, etc, então a CARIDADE estará presente e as coisas humanamente impossíveis se tornam possíveis:
| «Queridos filhos, com o amor, conseguireis tudo, mesmo aquilo que julgais impossível.
Com o amor, podereis fazer mesmo aquilo que vos parecia impossível.
Com o amor, mudais em bem tudo isso que Satanás quer destruir e de que deseja apropriar-se». |
(RAINHA DA PAZ)
| «Queridos filhos, hoje, convido-vos a compreender que, sem amor, não podereis reconhecer que DEUS deve estar em primeiro lugar na vossa vida. Eis porque, filhinhos, convido-vos todos a amar, não, com um amor humano, mas com o amor divino. Desse modo, a vossa vida será mais bela e não interesseira. Compreendereis, então, que DEUS SE vos dá do modo mais simples: por amor. Filhinhos, para poderdes compreender as palavras que vos dou por amor, rezai, rezai, rezai, e sereis capazes de aceitar os outros com amor e de perdoar aos que vos têm feito mal. Respondei pela oração. A oração é um fruto do amor a DEUS CRIADOR. Obrigada, por terdes respondido ao Meu apelo»! |
(RAINHA DA PAZ)
Na CARIDADE já não seremos um címbalo a retinir, as nossas palavras já não serão humanas, mas inspiradas por DEUS, já veremos as coisas e os acontecimentos no mundo com os olhos de DEUS e a nossa fé será firme, as nossas boas obras ajudarão os outros a se converterem e crerem em DEUS. Entreguemo-nos a NOSSA SENHORA, para que nos ensine e nos conduza na via que conduz com segurança e rapidez e garantia a DEUS. Amen! Se fores por ti próprio, poderás não chegar lá.
Até amanhã, se DEUS quiser!