O QUE É O NATAL?

TA 3,3 A (Salt.: sem III)
Terça-Feira da semana 3 do Tempo do Advento.
17 de Dezembro

O Santo Padre faz hoje 77 anos. Se o calendário litúrgico valesse em 1936, 17 de Dezembro teria sido TA 3,5 B (isto é, 17 de Dezembro teria ocorrido na Quinta-Feira da semana 3 do Tempo do Advento)

***   ***   ***

A partir do dia 17 de Dezembro, no calendário litúrgico, o tempo litúrgico passa a coincidir com os dias do calendário civil: 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, etc, como contagem regressiva para o NATAL. As leituras passam a referir-se mais directamente ao acontecimento do NATAL. Daí, seria bom lembrar o que é o NATAL.

É o NASCIMENTO DE JESUS, o SALVADOR do  mundo, só isso:


A imagem sintetiza aquilo que é o NATAL.

A partir do dia 17 de Dezembro, até 23 de Dezembro, inclusivé, associado ao Magnificat na oração das Vésperas, e como antífonas também do EVANGELHO na MISSA do dia, começam as antífonas do «Ó». Os «Ó»'s representam espanto e são antífonas que revelam os atributos do MESSIAS (ou CRISTO) - NATAL é isso, o nascimento do MESSIAS. Eis os atributos do MESSIAS, segundo a SAGRADA ESCRITURA, que se referem a JESUS, o CRISTO:

Dia 17: Ó SABEDORIA DO ALTÍSSIMO, que tudo governais com firmeza e suavidade: vinde ensinar-nos o caminho da salvação!

Dia 18: Ó CHEFE DA CASA DE ISRAEL, que no Sinai destes a LEI a Moisés: vinde resgatar-nos com o poder do Vosso braço.
Dia de NOSSA SENHORA DO Ó (do BOM PARTO)
No Natal Deus torna-se como um de nós - Papa Francisco

Dia 19: Ó REBENTO DA RAIZ DE JESSÉ, sinal erguido diante dos povos: vinde libertar-nos, não tardeis mais.

São José nos mostra o verdadeiro amor. Amor e liberdade (a verdadeira) andam de mãos dadas. Angelus: Casa e família estão unidos.

O refrão de um cântico litúrgico, «MARIA, Fonte da ESPERANÇA» do Padre Manuel Luís nos ensina o que é o NATAL:
MARIA, fonte da ESPERANÇA,
Neste Tempo do Advento,
Vossa mão nos leve a CRISTO,
Ao Seu SANTO NASCIMENTO.
Vossa mão nos leve a CRISTO,
Ao Seu SANTO NASCIMENTO.
É o SANTO NASCIMENTO de JESUS!


ORAÇÃO PROPOSTA PELO PAPA NA PREPARAÇÃO DO NATAL

SENHOR, eu quero ser fecundo.
Eu quero que a minha vida dê vida,
Que a minha fé seja fecunda e vá avante
E possa transmiti-la aos outros.

SENHOR, eu sou estéril,
Eu não posso, TU podes.
Eu sou um deserto:
Eu não posso, TU podes.

Ó FILHO DE DAVID,
Ó ADONAI,
Ó SABEDORIA,
Ó RAIZ DE JESSE,
Ó EMMANUEL...,

Venha nos dar vida,
Venha nos salvar,
Porque só TU podes,
Eu não posso! (Papa Francisco)

Dia 20: Ó CHAVE DA CASA DE DAVID, que abris e ninguém pode fechar, fechais e ninguém pode abrir: vinde libertar os que vivem nas trevas do cativeiro e nas sombras da morte.

Das leituras de hoje, o Santo Padre fala do Segredo do Rei, que, melhor que ninguém, MARIA o soube guardar. DEUS tem uma relação pessoal com cada um de nós, que deve ficar entre cada um de nós e DEUS. Assim, o Papa Francisco explica o que significa «silêncio», essa característica marcante em NOSSA SENHORA. O Papa pede que rezemos a JESUS pedindo essa graça. Ler aqui.

Dia 21: Ó SOL NASCENTE, esplendor da LUZ eterna e SOL de justiça: vinde iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte.

O que é e foi e o que nunca foi o NATAL aqui: A (des)graça do Natal (Padre Gonçalo Portocarrero de Almada)

Dia 22: Ó REI DAS NAÇÕES e PEDRA ANGULAR DA IGREJA, vinde salvar o homem que formastes do pó da terra.

São José nos mostra o que é amor. Amor e liberdade (a genuína) andam de mãos dadas: Angelus - Casa e família estão unidos.

Dia 23: Ó EMANUEL, nosso rei e legislador, esperança das nações e salvador do mundo: vinde salvar-nos, SENHOR, nosso DEUS.

DIA 24: Ó SOL NASCENTE, ESPLENDOR da LUZ eterna e SOL DE JUSTIÇA, vinde iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte.

Estamos na manhã de 24 de Dezembro, já bem próximo de festejar o NATAL ou outra coisa, dependendo de nós. À tarde, já é a véspera de NATAL. Há uma EUCARISTIA, a vespertina, que quase nunca é celebrada devido à chamada MISSA DO GALO, à meia-noite: só se deve abrir excepção quando a CARIDADE o exigir, por exemplo, numa casa de pessoas de terceira idade, quando convém celebrar mais cedo. Mas queria lembrar a muitos que existe uma missa anterior à MISSA DO GALO que já é MISSA DE NATAL.

Termino este assunto com um apelo aos pais que têm crianças. Digam aos vossos filhos que é o MENINO JESUS que lhes dá os presentes. Não aceitem a falsificação, até bem grosseira, sobre o NATAL, uma grande mentira que se pretende impor e as pessoas acreditar nela, e que faz muito mal, porque só JESUS SALVA. É o MENINO JESUS QUEM lhes dá os presentes. Se não começarem, desde cedo, desde logo, a falar de DEUS às crianças, elas, mais tarde, caiem nas garras do Inimigo: rebelião, violência, egoísmo, mentira, desrespeito pelos pais, pelas autoridades (legítimas), pelos mais velhos, e serão infelizes e tristes (coração vazio). É a rebelião. Isto não é o reino (ou vontade) deles neles, conversa fiada! - o homem só reinará, quando aceitar o REINO DE DEUS, a plena realização na liberdade e na felicidade do homem -, mas o reino de Satanás a dominar totalmente o seu reino (ou vontade). Se não falarem de JESUS o SALVADOR - aquele que dá a verdadeira liberdade e felicidade ao homem -, eles não irão ser independentes, autónomos, livres, mentira!, mas escravos do espírito do Mal. E isso traz tantas crises e sofrimentos ao mundo. Ensinem pois as crianças a descobrir DEUS nos seus coraçõeszinhos, para serem verdadeiramente livres e realizadas e, depois, ganharem o CÉU. E é o MENINO JESUS QUEM lhes dá as prendas no NATAL. Não é a falsificação grosseira, mas o MENINO JESUS. O Pai Natal - São Nicolau - concorda totalmente comigo.

Um SANTO NATAL!

Sem comentários: