quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

02 SALMO LXVII, 19 (Viémos ao mundo como cativos do espírito do Mal, mas temos um libertador)

TC 05,5 A (Salt.: sem I)
Quinta-Feira da semana 5 do Tempo Comum.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.

***   ***   ***

| VÓS subistes às alturas, levastes os cativos, recebestes homens em tributo, os mesmos que recusavam habitar com o SENHOR DEUS. |
(Salmo LXVII, 19)

A salvação do SENHOR é para todos. É claro que o SENHOR não vai obrigar ninguém a se salvar, nós é que temos de escolher. Muitos escolherão, se converterão ao SENHOR, é o que profetiza este versículo do salmo. E de facto, o próprio SENHOR diz aos que, no Seu tempo, viviam uma vida de hipocrisia e com o coração longe de DEUS, nas vaidades, que virão de todos os cantos da Terra para formarem o povo de DEUS.

Os cativos somos todos nós, da geração de Adão, viémos a este mundo sob o jugo da herança do pecado original. Pela herança do pecado original, todos - excepto a VIRGEM MARIA, que foi salva de modo singular e único pelo FILHO -, somos concebidos e nascemos cativos do demónio. Eis porque os pais, que dizem crer em JESUS, devem baptizar o mais rápido possível os filhos, para os livrar do demónio.

Mas ser baptizado não basta, é preciso ensinar os filhos a viver a vida cristã de oração e sacramentos, para não retornarem ao cativeiro do demónio. A herança do pecado original trouxe a concupiscência. Como diz o Apóstolo São João:

| «Não ameis o mundo nem o que há no mundo [o mundo decaído, cujas forças e pensamento é hostil a DEUS, "mundo" nesse sentido, de uma vida como se DEUS não existisse ou em que o dever religioso é um anexo, quando o dever religioso é o primeiro e o mais importante dos nossos deveres]. Se alguém ama o mundo, o amor do PAI não está nele [ainda não foi libertado por JESUS]. Pois tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o estilo de vida orgulhoso - não vem do PAI [que é a VERDADE], mas sim do mundo [hostil ao SENHOR, onde habita o erro e a mentira]. Ora, o mundo passa e também as suas concupiscências [é tudo passageiro nesta vida], mas quem faz a vontade de DEUS permanece para sempre.» |
(1 João II, 15-17)

Como disse, o facto de, pelo Baptismo, o SENHOR nos libertar do jugo do demónio, este continua a tentar e a enganar o homem desde do pecado original até ao Juízo Final, e, como pesa a fraqueza da carne e existem as tentações desse mundo hostil a DEUS, podemos voltar a cair nas garras do demónio, que nos tenta ao pecado mortal. Precisamos de viver uma vida de conversão e militância contra esse inimigo invisível, na GRAÇA que o SENHOR nos oferece. E não nos esqueçamos da MÃE DE DEUS, que é nossa MÃE. Esquecê-lA, não é de cristão, vai contra a vontade de JESUS e põe em risco a sua salvação.

| VÓS subistes às alturas, levastes os cativos, recebestes homens em tributo, os mesmos que recusavam habitar com o SENHOR DEUS. |

| «Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se à mesa no REINO DE DEUS.» |
(JESUS em Lucas XIV, 29)

Graças a DEUS! Graças à misericórdia do SENHOR.

| Pelo sinal da SANTA CRUZ,
livre-nos DEUS, NOSSO SENHOR,
dos nossos inimigos do corpo e da alma,
agora e na hora da nossa morte.
Em NOME do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO.
Amen!

Por ESTE sinal
invocamos o maior de todos os mistérios,
o da SANTÍSSIMA TRINDADE.
E nos faz caminhar com os pés na Terra
(a trave horizontal)
e com o coração em DEUS
(a trave vertical).

Sinal maravilhoso, o mais maravilhoso de todos,
o único sinal de salvação da humanidade,
não há nem haverá outro.

O único que gera a paz.

Sinal de alegria minha e profundo agradecimento.
Sinal de bênção, de paz, e de amor;
que, de morte ignominiosa,
a mais ignominiosa de todas,
se transformou no mais glorioso de todos os sinais.

E o único que salva. |

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS)

Continuação de uma boa semana no seu quinto dia (Quinta-Feira) e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: