quarta-feira, 29 de agosto de 2012

07 Dogmas e perfeição

TC 21,4 Ano B
 
Martírio de S. João Baptista, MO.

---   ---   ---

Um dogma é uma verdade revelada por DEUS, portanto, embora tenha efeitos na realidade temporal - na Doutrina Social da Igreja e no modo de actuar do cristão na família e na sociedade -, o fim não é a realidade temporal, mas a salvação do homem, que, óbvio, não se pode salvar sozinho, é DEUS QUEM salva e concede a salvação (sem DEUS não existe salvação, porque só em DEUS o homem, como os anjos, atinge o seu fim; portanto, até por isso, ninguém se pode salvar, se DEUS não o salvar).

É uma verdade de FÉ. Como JESUS havia dito, o Seu REINO não é deste mundo, embora, sem dúvida, acolhendo-O, tudo muda e se humaniza: alcança-se a salvação que se inicia nesta realidade visível. O homem pode salvar-se? Sim, graças a JESUS CRISTO, que, pela Santa CRUZ remiu o mundo.

Pode-se ver, historicamente, que o Santo Padre, a quem DEUS deu as condições, como sucessor de São Pedro, de não errar, quando declara um dogma, que nunca o fez sem observar, ao longo dos séculos, como o povo de DEUS se comportava em relação a essa ainda não verdade de FÉ, e, não precisando, consultava - sendo ele o primeiro pastor e doutor da IGREJA -, os seus irmãos no episcopado e teólogos. Depois, sempre rezando muito ao SENHOR, declarava o dogma. A IGREJA que, nessas coisas, por dom de DEUS, é infalível, tem a prudência no uso desse dom de DEUS. Sempre foi prudente, graças a DEUS. Do que foi dito:

Só a IGREJA possui dogmas, porque só na IGREJA está a REVELAÇÃO DE DEUS e a sua correcta interpretação. JESUS deu esse dom, de interpretar plena e correctamente a Sua REVELAÇÃO, só à IGREJA. Portanto, no mundo inteiro, só a IGREJA possui dogmas. Como só JESUS CRISTO é o salvador do mundo (ao fim e ao cabo, a salvação não é uma conquista, mas um dom de DEUS (ninguém teria merecimentos para se salvar, foi JESUS que mereceu por cada homem (DEUS é INFINITO e nós finitos, embora com imortalidade por causa da alma espiritual)))

E quem disse que isso mau? Com a colaboração do Tentador, criou-se uma idéia errada, como inspira tantas outras coisas erradas na sociedade, de que o dogma é coisa má. Sem dúvida, má para o Inimigo, que não quer a salvação do homem, mas a sua condenação.

Não é tão bom haver dogmas? Existe alguma coisa de melhor do que isso, de sabermos coisas ensinadas, não, por homens, mas por DEUS? DEUS diz como nos salvar... Agradeçamos a DEUS podermos ter verdades de FÉ.

É verdade que é uma verdade de FÉ, isto é, é preciso crer, crer em JESUS CRISTO, razão porque DEUS deu a missão à IGREJA - e só à IGREJA - de levar a Sua salvação a todos os povos, a ninguém mais deu DEUS essa missão. JESUS deixou bem claro, QUEM ELE é. Por isso, se inventam as hipóteses mais absurdas e se arranjam as desculpas mais incríveis para não se acreditar em JESUS. A DEUS cabe julgar a honestidade ou desonestidade do que diz não acreditar, só lembro que a DEUS ninguém engana. Há uma diferença entre dizer «eu não acredito» (mas até estaria aberto a acreditar, talvez DEUS o tenha em provação de fé...) e «eu não acredito (porque não quero acreditar e essa é a desculpa que arranjo)», porque DEUS nunca negou o dom da FÉ a ninguém, mas, como disse, só a DEUS cabe o julgamento.

Se estendermos o conceito «dogma» (que tem a ver com a FÉ sobrenatural e o fim é a salvação do homem, é DEUS que SE revela) à fé natural, uma estensão, contudo, inapropriada, mas façamos tal extensão, ampliemos o conceito à fé no que os homens dizem (e acreditamos, cremos), podemos ver que o mundo tem sido regido por isso mesmo, por dogmas, na realidade temporal. O grande problema é que o homem engana-se e faz asneiras, ao contrário de DEUS, e quando procura fazer tudo, como um super-homem-faz-de-conta-que-é, o mundo se desumaniza.

Os que não gostam de dogmas, chegam a dizer que não existem, no entanto, não mais em relação à FÉ, mas à fé no homens (suas teorias e ideologias - a esmagadora dessas teorias não passam de opiniões...) estão cheios de dogmas (ou "verdades" de fé humanas), tendo como o primeiro dos dogmas o seguinte:

Dogma número 1: não há dogmas.

A mentira sempre se contradiz a si mesma... Não se leve a mal a brincadeira, mas apanha-se mais depressa uma mentira que um caracol que está a dormir, é o povo que o diz.

Como eu desejo o bem de toda e qualquer pessoa - nem seria justo aos olhos de DEUS e, graças a DEUS, horroroso para mim - desejar o meu bem, que só se encontra em DEUS, e não desejar a mesmíssima coisa para qualquer pessoa, seja ela quem seja: amiga, inimiga, etc, lembro mais uma vez que só JESUS CRISTO pode salvar a humanidade.

Falemos agora de super-homens. Isso existe?

Uma das primeiras heresias que atacou o cristianismo (a JESUS CRISTO; por detrás, está sempre o Anti-Cristo...) foi a de Pelágio. Dizia que o homem pode se salvar com as suas próprias forças, sem precisar da GRAÇA divina. Mas como isso é possível, como já tinha dito no início? Existe salvação fora de DEUS? (Fora de CRISTO? (Fora da IGREJA?))). Impossível. É possível, como sugeria Pelágio, ser perfeito sem precisar de DEUS, o AUTOR de todos os bens, a pefeição é um bem (sem precisar da GRAÇA de JESUS, o Salvador?). Dizia Pelágio: não existe pecado original (portanto, JESUS não veio fazer nada ao mundo. Ao fim e ao cabo, a SAGRADA ESCRITURA mente, segundo Pelágio).

Esqueçamos os super-homens, presunção do orgulho humano, isto é, da mentira (o orgulho cega a inteligência humana como cegou a inteligência de alguns anjos, que são fantasticamente mais inteligentes que o homem): para se alcançar a perfeição, é preciso ser santo e, sem DEUS, isso não é possível. (No mínimo, para dizer a verdade, é impossível, sem DEUS)

A santidade (ou perfeição, aliás, mais do que perfeição porque ultrapassa a natureza) é dom de DEUS; se DEUS, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, não o conceder a ninguém, ninguém será santo, mas, graças a JESUS, à Sua Santa CRUZ, DEUS concede a qualquer pessoa que o queira, e a isso convida a RAINHA DA PAZ, a receber esse dom de DEUS. 

Um santo é alguém que sabia muito bem que não era nada, nada podia, mas que soube abrir-se a DEUS para deixar DEUS actuar na sua vida pela conversão diária. Os super-homens não existem, mas nada são ao pé de um santo (para valer). O santo é grande porque, sendo humilde, deixa que DEUS lhe dê a GRAÇA (coisa necessária e que JESUS, pela Santa CRUZ tornou acessível a qualquer pessoa): a GRAÇA e a força do AMOR para, indo para além das suas possibilidades naturais (note bem, possibilidades naturais) se tornarem santos.

A santidade, muito mais que perfeição, é um dom sobrenatural de DEUS.

A heresia de Pelágio, uma das primeiras heresias a querer envenenar o cristianismo, está muito de acordo com o que Satanás disse a Adão e Eva: sereis como DEUS. Podeis construir torres de Babel para chegar ao CÉU sem DEUS, serdes perfeitos sem DEUS, etc de mentiras. 

Sem DEUS (NOSSO SENHOR JESUS CRISTO), recorda a RAINHA DA PAZ, nada podemos.

Aproximamo-nos do final de mais uma semana. Desejo um bom tempo de descanso - ou um bom fim-de-semana, para quem prefira assim -, mas que esse tempo de descanso tenha como centro DEUS, o DOMINGO, a SANTA MISSA. E até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: