TC 05,6 B (Salt.: sem I)
Sexta-Feira da semana 5 do Tempo Comum.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
No Patriarcado de Lisboa, ano de reflexões sobre o VERBUM DOMINI
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra P (PALAVRA DE DEUS).
*** *** ***
JESUS dirigiu-Se para a região de Tiro e Sidónia. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse. Mas não pôde passar despercebido, pois logo uma mulher, cuja filha tinha um espírito impuro, ao ouvir falar d’ELE, veio prostrar-se a Seus pés.
A mulher era pagã, siro-fenícia de nascimento, e pediu-LHE que expulsasse o demónio de sua filha. Mas JESUS respondeu-lhe:
«Deixa primeiro que os filhos estejam saciados, pois não está certo tirar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos».
Ela, porém, disse:
«SENHOR, também é verdade que os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianças».
Então JESUS respondeu-lhe:
«Dizes muito bem. Podes voltar para casa, porque o demónio já saiu da tua filha».
Ela voltou para casa e encontrou a criança deitada na cama. O demónio tinha saído.
(Marcos VII, 24-30)
JESUS é o salvador do mundo e não apenas de quem já pertence ao POVO DE DEUS, onde se encontra salvação. Essa salvação já se inicia nesta vida, libertando-nos de tudo que nos oprime, de tudo que não nos deixa ser felizes nem aos outros. ELE está a percorrer uma região pagã... Se alguém não tiver ouvido falar de JESUS, como se poderá beneficiar disso?
JESUS dirigiu-Se para a região de Tiro e Sidónia.
Era uma região pagã: a Sua salvação é para todos.
Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse. Mas não pôde passar despercebido, pois logo uma mulher, cuja filha tinha um espírito impuro, ao ouvir falar d’ELE, veio prostrar-se a Seus pés.
Ao ouvir falar d’ELE, veio prostrar-se a Seus pés.
Alguém lhe falou de JESUS. JESUS é DEUS, sabe de tudo daquela mulher, e sabe que ela tem um coração grande, no amor, por isso, para ampliar esse amor e humildade, a põe à prova:
A mulher (...) pediu-LHE que expulsasse o demónio de sua filha. Mas JESUS respondeu-lhe:
«Deixa primeiro que os filhos estejam saciados, pois não está certo tirar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos».
Os judeus chamavam aos povos pagãos de «cachorrinhos» e JESUS usa esse mesmo termo na prova de fé da mulher. E a mulher confirma essa fé sólida e humildade, essa abertura à salvação. O ESPÍRITO SANTO dá-lhe palavras cheias de sabedoria e amor:
«SENHOR, também é verdade que os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianças».
E o milagre de salvação acontece. Onde está a salvação, está a alegria.
Uma boa sexta-feira, continuação de uma boa semana, e até amanhã, se DEUS quiser!