TP 1,7 C (Salt.: sem I)
Sábado da semana I do Tempo Pascal.
7º dia da oitava da Páscoa.
São Jorge, mártir, mf.
São Adalberto, Bispo e mártir, mf.
Hoje à tarde, Vésperas I do Domingo da Misericórdia Divina.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «Q» de «Quem como DEUS?».
*** *** ***
Continuemos a ver o que santos e doutores da IGREJA andaram a ensinar sobre DEUS, o DEUS que SE revelou em JESUS CRISTO e por JESUS CRISTO. Vejamos o que Santo Ambrósio fala de DEUS:
«"Onde está o coração do homem, aí está o seu tesouro." (Diz JESUS)
Com efeito, DEUS não costuma negar o bem àqueles que LH'o pedem (Aqueles que O procuram, como é dever de Religião, seja pessoalmente, seja como povo com o povo). Porque o SENHOR é bom, e é bom sobretudo para os que n’ELE esperam.
(Se os dons naturais DEUS os dá a todos, de modo que há injustiça quando alguém passa necessidades materiais essenciais, há dons sobrenaturais que DEUS quer conceder, que levam ao conhecimento de DEUS, mas que só DEUS concede a quem O procura, exercendo o dever religioso, pois DEUS respeita a nossa liberdade)
Busquemo-l’O, unamo-nos a ELE com toda a nossa alma, com todo o nosso coração e com todas as nossas forças, para vivermos na Sua LUZ, para vermos a Sua GLÓRIA, para gozarmos a graça da felicidade celeste; elevemos o nosso coração para o SUMO BEM, busquemo-l’O, unamo-nos a ELE e vivamos n’ELE, porque está acima de tudo o que podemos pensar e imaginar, e concede a paz e a tranquilidade perpétuas, uma paz que supera toda a nossa compreensão e sentimento.
(DEUS está acima de todas as Suas criaturas, presente em todas elas, dando-lhes existência, mas de modo transcendente, isto é, sobrenatural. Está acima do que podemos pensar ou imaginar sobre DEUS... Assim como a verdadeira paz e felicidade, que é a que só DEUS, NOSSO SENHOR, pode dar, está acima do que podemos pensar e imaginar)
ESTE é o BEM que tudo invade: todos vivemos n’ELE e d’ELE dependemos; nada LHE é superior, porque é divino. Na verdade, "só DEUS é bom" (JESUS); e portanto, o que é bom é divino, e o que é divino é bom; por isso se diz no salmo: "Abris as mãos, e da Vossa bondade todos ficam saciados." (Salmista) É da BONDADE DE DEUS que nos vêm todas as coisas verdadeiramente boas, sem mistura de mal algum.»
(Santo Ambrósio)
Quando falamos da BONDADE DE DEUS, falamos da misericórdia divina. Estamos a entrar no DOMINGO DA MISERICÓRDIA DIVINA, que é o II DOMINGO DE PÁSCOA e o último dia da OITAVA DA PÁSCOA.
Enquanto vivemos neste mundo, fazendo a nossa páscoa (passagem deste vida para a que vem e é definitiva) - desejamos que a nossa páscoa seja em JESUS, porque só ELE é o CAMINHO que nos conduz a DEUS, à nossa salvação -, só podermos ver DEUS pela fé, nem estamos em condições de ver DEUS pela visão, o corpo material não permite. JESUS nunca disse aos que escolheu como apóstolos, nem o diz a nós, a ninguém: «Vê (vê como é bom estares coMIGO, na Minha GRAÇA) e vêm.» Claro que iríamos!... JESUS diz sempre, a qualquer um, seja quem fôr: «Vêm (confia, JESUS da misericórdia divina disse a Santa Faustina que muito LHE agrada quem confia n'ELE) e vê». A RAINHA DA PAZ tem convidado a humanidade a ir a JESUS, com fé e confiança, e ver depois.
«A FÉ é a garantia dos bens que se esperam e a certeza das realidades que não se vêem. Ela valeu aos antigos um bom testemunho. Pela FÉ (sobrenatural, dom de DEUS), compreendemos que o universo foi formado pela PALAVRA DE DEUS e que as coisas visíveis provieram do invisível. Sem a FÉ, não é possível agradar a DEUS, porque aquele que se aproxima de DEUS deve acreditar que ELE existe e recompensa aqueles que O procuram.»
(Hebreus XI, 1-3.6)
Notemos o que diz a SAGRADA ESCRITURA:
«Sem a FÉ (dom de DEUS, mas que DEUS não nega a quem o queira receber), não é possível agradar a DEUS, porque aquele que se aproxima de DEUS deve acreditar que ELE existe e recompensa aqueles que O procuram.»
NOSSA SENHORA tem pedido a abertura do coração ao SENHOR, na fé. Mas é preciso a pureza do coração:
«Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a DEUS.»
(JESUS)
Quem nunca procurou o SENHOR, costuma provocar os crentes. Vejamos o que diz São Teófilo de Antioquia sobre a necessária pureza do coração, pois DEUS é a VERDADE e SANTO:
«Se tu me dizes: "Mostra-me o teu DEUS", eu posso responder-te: "Mostra-me o homem que há em ti, e eu te mostrarei o meu DEUS". Mostra-me, portanto, como vêem os olhos da tua mente e como ouvem os ouvidos do teu coração.
Os que vêem com os olhos do corpo observam o que se passa nesta vida terrena, e distinguem as diferenças entre a luz e as trevas, o branco e o preto, o feio e o belo, o disforme e o formoso, o proporcionado e o desmesurado, o que tem partes a mais e o que é incompleto - e o mesmo podíamos dizer no que se refere ao sentido do ouvido - os sons agudos, graves, agradáveis.
Assim acontece com os ouvidos do coração e os olhos da alma, no que diz respeito à visão de DEUS.
Na verdade, DEUS é visível para aqueles que são capazes de O ver, porque têm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos; mas alguns têm-nos velados e não vêem a luz do Sol. Se os cegos não vêem, nem por isso se conclui que não brilha a luz do Sol; a si mesmos e a seus olhos devem atribuir a falta de visão.
É o que se passa contigo: tens os olhos da alma velados pelos teus pecados e acções perversas.
A alma do homem deve ser pura como um espelho resplandecente. Quando um espelho está baço, não pode o homem contemplar nele o seu rosto; do mesmo modo, quando há pecado no homem, não lhe é possível ver a DEUS.»
Mas há sempre a cura ao alcance de todos, estamos a entrar no DOMINGO DA MISERICÓRDIA DIVINA. São Teófilo de Antioquia diz onde está a cura:
«Se quiseres, podes curar-te: entrega-te nas mãos do médico, e ele tratará os olhos da tua alma e do teu coração. Quem é este médico? É DEUS, que pelo Seu VERBO e SABEDORIA (por JESUS) dá vida e saúde a todas as coisas. Pelo seu VERBO e SABEDORIA, DEUS criou todo o universo, como diz o salmo: "A PALAVRA DO SENHOR criou os céus, e o Seu ESPÍRITO os adornou."
Se compreenderes tudo isto, ó homem, se a tua vida for santa, pura e piedosa, poderás ver a DEUS; se deres preferência no teu coração à FÉ e ao (santo) temor de DEUS, então compreenderás. Quando te libertares da condição mortal e te revestires da imortalidade, então verás a DEUS segundo os teus méritos. Sim, DEUS ressuscitará o teu corpo, tornando-o imortal como a tua alma; e então, feito imortal, tu verás o IMORTAL, se agora acreditares n’ELE.»
Acredita, receberás o dom da FÉ e verás. Como diz JESUS a quem pergunta onde ELE mora: «Vem (primeiro) e vê (depois onde EU moro)».
São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
rogai por NÓS!
«O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia!» Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 7º dia da OITAVA DA PÁSCOA, e até amanhã, se DEUS quiser, pois só existirá amanhã se DEUS quiser, nós nunca poderemos saber. Uma boa Passagem de Semana, um Feliz DOMINGO DA MISERICÓRDIA.
Sem comentários:
Enviar um comentário