TC 30,3 A (Salt.: sem II)
Terça-Feira da semana 30 do Tempo Comum.
- Hoje, à tarde, Vésperas I de Todos os Santos.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.
*** *** ***
| Naquele tempo, estava JESUS a ensinar ao sábado numa sinagoga.
Apareceu lá uma mulher com um espírito que a tornava enferma havia dezoito anos; andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se.
Ao vê-la, JESUS chamou-a e disse-lhe:
«Mulher, estás livre da tua enfermidade»; e impôs-lhe as mãos.
Ela endireitou-se logo e começou a dar glória a DEUS.
Mas o chefe da sinagoga, indignado por JESUS ter feito uma cura ao sábado, tomou a palavra e disse à multidão:
«Há seis dias para trabalhar. Portanto, vinde curar-vos nesses dias e não no dia de sábado».
O SENHOR respondeu:
«Hipócritas! Não solta cada um de vós do estábulo o seu boi ou o seu jumento ao sábado, para o levar a beber? E esta mulher, filha de Abraão, que Satanás prendeu há dezoito anos, não devia libertar-se desse jugo no dia de sábado?».
Enquanto JESUS assim falava, todos os Seus adversários ficaram envergonhados e a multidão alegrava-se com todas as maravilhas que ELE realizava. |
(Lucas XIII, 10-17)
Este é o Evangelho de TC 30,2 p, que foi lido ontem, 30 de Outubro de 2023, e que revela algo que pode passar-se despercebido:
Proibir DEUS de fazer milagres no Seu dia santificado.
Na Antiga Aliança, o dia santificado era o sábado, continuando o 7º dia a ser para os judeus o dia santificado. Na NOVA ALIANÇA é o DOMINGO.
Há outras passagens, não, esta, em que também se pretende ensinar a DEUS como se comportar ou fazer as coisas. O homem muitas vezes se esquece que, apesar de ter sido criado à imagem e semelhança de DEUS, seu CRIADOR, é criatura. Quer ensinar a DEUS?! A herança do pecado original também estragou a memória humana.
Falavam de DEUS, mas o seu coração estava longe, mais próximo das vaidades (acusou-os JESUS noutras passagens), tantas vezes lembraram os Profetas isso mesmo: dureza de coração, vaidades, falta de humildade.
Falar de DEUS, até os demónios falam d'ELE - JESUS teve que mandar calar alguns deles - e odeiam-n'O.
Falavam de DEUS, diziam-se justos e melhores que o povo, mas queriam proibir DEUS de fazer milagres ao sábado. Porque só DEUS pode fazer milagres e eles viram um milagre, a mulher curada, que logo se pôs a louvar a DEUS:
«Ela endireitou-se logo e começou a dar glória a DEUS.»
Se DEUS não estivesse só nas suas palavras, mas nos seus corações, teriam feito o que a mulher e o povo fez, dariam glória, com alegria e júbilo, a DEUS. Precisamente, no dia em que mais glória se deve dar a DEUS.
«Há seis dias para trabalhar. Portanto, vinde curar-vos nesses dias e não no dia de sábado».
É DEUS que está a dizer isso, ou és tu, chefe de Sinagoga, que trocastes o sábado por uma regra cega? Houve um milagre, feito diante de ti, e só DEUS pode fazê-los. Como pode DEUS fazer o milagre e depois dizer que não se pode fazer isso ao sábado? DEUS fez e depois disse que não pode?
«Hipócritas! Não solta cada um de vós do estábulo o seu boi ou o seu jumento ao sábado, para o levar a beber?»
E DEUS não tem nada contra isso, pelo contrário, porque iria querer que o animal passasse sede ao sábado, logo ao sábado!
Quando Nínive se converteu ao SENHOR, ouvindo o Profeta Jonas, livrou-se do castigo (purificador) que DEUS iria realizar na cidade. DEUS desistiu do castigo, perdoou a cidade, porque a população mudou de rumo. DEUS compadeceu-se não só dos habitantes, mas também dos animais, assim o disse ao Profeta Jonas, que queria o castigo. Jonas estava a ser injusto, como muitas vezes o somos nós, quando somos tentados a querer o castigo dos outros, e esquecemo-nos do castigo que merecíamos nós mesmos e DEUS nos perdoou.
Procuremos nos reconciliar com o SENHOR, enquanto vivemos neste mundo, para no Juízo Final nos alegrarmo-nos ao invés de nos envergonharmo-nos:
«Enquanto JESUS assim falava, todos os seus adversários ficaram envergonhados e a multidão alegrava-se com todas as maravilhas que ELE realizava.»
Procuremos nos aproximar de DEUS, enquanto estamos no nosso tempo da graça pessoal. O nosso tempo da graça pessoal é o tempo que DEUS nos deu para viver neste mundo.
SENHOR,
que descestes do CÉU sem deixar o CÉU,
fazendo-SE um de nós para nos salvar,
e ao mundo adoentado pelo pecado:
fazei de nós sal da terra,
luz do mundo,
Vosso fermento,
mensageiros alegres da Vossa PALAVRA
e do Vosso AMOR,
e dos apelos de MARIA para a conversão do mundo.
Amen.
São JOSÉ,
Guarda amoroso do divino INFANTE,
de Sua MÃE e vossa esposa
e da IGREJA, Seu CORPO MÍSTICO,
rogai por NÓS!
«Escuta, Israel: não há outro deus, senão o SENHOR. Amá-l'O-ás com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.» (Deuteronómio VI, 4-5) «De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27) Até amanhã, se DEUS quiser!