TP 3,6 B (Salt.: sem III)
Sexta-Feira da semana 3 do Tempo Pascal.
Semana de Oração pelas Vocações Consagradas.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «S» de «Sinais dos Tempos».
*** *** ***
A moda actual diz: Ser moderno é "fixe"; ser tradicionalista é ser quadrado.
Moderno é bom, tradicionalista é mau, embora, note, que quem nos acusa de quadrados, nada saiba de Geometria: a figura que mais se encaixaria em nós, para agradar modernos, não seria um quadrado, mas um rectângulo. Assim, seríamos rectângulos que não seguem a moda, mas a JESUS, que estão vivos para nadar contra a corrente que quer arrastar o mundo para o abismo.
Prega-se que é bom ser progressista e mau ser conservador. Mas o que acontece à comida quando ela não é conservada? Vai progressivamente apodrecendo. Se os verdadeiros valores da sociedade, que não são invenção de ideologias, mas pertencem à essência da natureza humana, não se conservam, a sociedade apodrece. E o que se aplica à sociedade, aplica-se a ti, pessoalmente.
Antes do dilúvio universal, eram todos modernos, salvo Noé. Sirva de lição. Servirá? Repetem-se sempre as mesmas asneiras, a memória é curta, e chamam ao velho de novo, quando já existiu no passado. Graças à modernidade, ninguém escapou ao dilúvio universal, só Noé e os seus, porque não eram modernos, mas de DEUS. Vamos ser todos de DEUS. Tu podes escolher, só a ti cabe escolher, escolhe JESUS.
Graças à modernidade, desabou a Torre de Babel: a torre, a soberba humana e a modernidade juntas.
Na IGREJA, só há fiéis e infiéis e traidores. A modernidade acusa os fiéis do SENHOR de serem tradicionalistas. Que honra! Ou de serem conservadores. Que bom! Não permitimos que a nossa fé apodreça.
Só se segue JESUS CRISTO na TRADIÇÃO APOSTÓLICA. E aqui está a única coisa verdadeiramente nova. Até desceu do CÉU, como só podia. Só do CÉU podia vir coisa nova mesmo.
Em relação aos membros da IGREJA, já também dizia São Paulo ou São Pedro, um deles, que a história do povo da Antiga Aliança é sempre uma lição e advertência para nós, a não repetir os mesmos erros:
| Misturaram-se com os pagãos e imitaram os seus costumes.
Prestaram culto aos seus ídolos, que foram para eles uma armadilha.
Imolaram seus filhos e suas filhas aos demónios.
Derramaram sangue inocente: o sangue de seus filhos e filhas,
que imolaram aos ídolos de Canaã,
e o país ficou manchado de sangue.
Contaminaram-se com as suas próprias obras,
prostituíram-se com seus crimes. |
(Salmo CV, 35-39)
E a história se repete hoje. A Terra está cheia de sangue, reina o pecado de Caim. Rejeitou-se a salvação de DEUS, que é JESUS CRISTO:
| «Que devemos nós fazer para praticar as obras de DEUS?» (Que são as que o coração humano deseja)
Respondeu-lhes JESUS:
«A OBRA DE DEUS consiste em acreditar n’AQUELE QUE ELE enviou». | (Crer em JESUS)
(João VI, 28-29)
Hoje, os fiéis são acusados de tradicionalistas ou quadrados, como se isso fosse um crime, não fosse antes terem um tesouro guardado no coração. Tesouro donde o chefe de família tira coisas novas e antigas, isto é, da PALAVRA DE DEUS, que não é nova nem antiga, mas eterna, descobre coisas novas e úteis para a vida e para a sua salvação e dos outros, e coisas antigas, já descobertas e guardadas no coração. Coisas utilíssimas, tanto as novas, quanto as antigas. É óbvio que, para ser fiel a JESUS CRISTO, isto é, a DEUS, só como tradicionalista:
| A SAGRADA TRADIÇÃO ou TRADIÇÃO APOSTÓLICA, é a transmissão da mensagem de JESUS CRISTO, realizada desde as origens do cristianismo - Que bom! (ser tradicionalista (ser fiel ao SENHOR)) - mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados. Os Apóstolos transmitiram aos seus sucessores, os Bispos, e, através deles, a todas as gerações até ao fim dos tempos, tudo (TUDO) que receberam de JESUS e aprenderam do ESPÍRITO SANTO. |
(Compêndio do Catecismo da Igreja Católica 12)
| Tudo que receberam de JESUS e aprenderam do ESPÍRITO SANTO |, como garantiu JESUS aos Apóstolos que assim seria antes de caminhar para o Horto das Oliveiras:
| Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis suportar por agora. Quando vier o ESPÍRITO DA VERDADE, ELE vos conduzirá à VERDADE plena, porque não falará de SI Mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há-de vir.
ELE ME glorificará, porque receberá do que é Meu e vo-lo anunciará.
Tudo o que o PAI tem é Meu. Por isso vos disse que receberá do que é Meu e vo-lo anunciará». |
(João XV, 26-27; XVI, 12-15)
Continuando em 13 e 14 do mesmo Compêndio do Catecismo, essa SAGRADA TRADIÇÃO realiza-se pela transmissão viva da PALAVRA DE DEUS (chamada simplesmente de TRADIÇÃO) e através da SAGRADA ESCRITURA, que é a parte escrita. Não há nenhum "apartheid" entre TRADIÇÃO e SAGRADA ESCRITURA, provêm da mesma e única fonte divina que é a TRADIÇÃO APOSTÓLICA.
É aqui, e só aqui, que está o verdadeiro ensinamento de JESUS e da PALAVRA DE DEUS sem erros nem deturpações nem cortes ou adições humanas. E aqui, como em tudo que é e vem de DEUS, não há nada de antigo - no sentido de que já passou e já não serve -, mas de eterna novidade, BOA NOVA sempre actual que vem do CÉU e, por isso, não está sujeita ao tempo, vale para todos os tempos e para a eternidade. O céu (espaço celeste) e a Terra passarão, mas as palavras do SENHOR não passarão:
| «Passará o céu e a Terra, mas as Minhas palavras não passarão» |
(Lucas XXI, 33)
Depois será a Nova Criação manifestando-se em toda a sua plenitude no Juízo Final, Aleluia!
Quando, na IGREJA, se questiona a TRADIÇÃO APOSTÓLICA, questiona-se a JESUS CRISTO e ao ESPÍRITO SANTO, os autores d'ESSA tradição.
Algo que a modernidade não entende: o ESPÍRITO SANTO garante a VERDADE, nem que leve, por exemplo, mil anos só de transmissão oral antes de ser escrita. Nada se perderá, nada se deturpará, nem uma vírgula se perderá sequer no que depois ficar escrito. Duvidas da omnipotência de DEUS?
Quando DEUS nos transmite algo de relevante para a nossa salvação, mesmo que o homem seja limitado ou até desleixado e tenha, por causa do corpo ser animal, uma memória que se perde ou se deturpa - não será assim na ressurreição dos corpos -, DEUS garante que nem uma só vírgula dessa transmissão se perca. DEUS é DEUS, quem como DEUS?
Outra questão em relação à REVELAÇÃO: dizem os protestantes que o que vale é a PALAVRA DE DEUS, e eu concordo inteiramente. Nem poderia ser de outro modo. Mas cabe perguntar qual é a tradução da PALAVRA DE DEUS que vale? A deles ou a da IGREJA?
Porque é sabido que há divergências nas traduções e até deturpações; há adições e coisas que foram suprimidas em algumas Bíblias não católicas. Quem tem autoridade, recebida de JESUS, com a garantia do ESPÍRITO SANTO, para a interpretação correcta da REVELAÇÃO? Certamente, os Apóstolos e seus sucessores, que recebem a sucessão pelo poder do ESPÍRITO SANTO na imposição das mãos.
Não bastasse isso, também há divergências sobre os livros canónicos da Bíblia, que são os livros reconhecidos que são REVELEÇÃO DE DEUS, cujo autor é o ESPÍRITO SANTO. A Bíblia protestante, por exemplo, suprimiu livros que a IGREJA (fundada por JESUS CRISTO) coloca como livros canónicos. Quem tem razão? Porque não é uma questão de razão (humana), mas de saber a quem DEUS deu a infabilidade relativo à FÉ.
JESUS só deu autoridade à Sua IGREJA, fundada na TRADIÇÃO APOSTÓLICA e nunca, fora d'ELA. Fora da VIDEIRA, que é o CORPO MÍSTICO DE CRISTO, a vara seca. JESUS antes de caminhar para o Horto da Oliveiras, disse aos Seus apóstolos (Judas Iscariotes já não se encontrava entre eles):
| Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis suportar por agora. Quando vier o ESPÍRITO DA VERDADE, ELE vos conduzirá à VERDADE plena, porque não falará de SI Mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há-de vir. |
Outra questão sobre a REVELAÇÃO: aquilo que DEUS nos diz e que precisamos de saber para nos salvar, está EXPLICITAMENTE escrito, ou também de modo IMPLÍCITO? E o próprio POVO DE DEUS, que se mantém fiel, pela acção do ESPÍRITO SANTO, não poderá antecipar ao magistério da IGREJA sobre uma revelação implícita, que jamais contradirá a REVELAÇÃO, o contrário é que seria contraditório admitir? Porque isso já aconteceu... O POVO DE DEUS, no passado, proclamou MARIA, MÃE DE DEUS, antes da IGREJA aprovar como VERDADE DE FÉ.
Por exemplo: crês no DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO como REVELAÇÃO? Ou achas que é invenção, que isso não se encontra na PALAVRA DE DEUS?
Tens o dever de crer. Crês? Negá-lo, seria negar que JESUS CRISTO é verdadeiro DEUS (desde a eternidade) e verdadeiro Homem (a partir da plenitude dos tempos). Seria negar esta parte da REVELAÇÃO e muitas outras sobre QUEM JESUS é. Porque tudo que MARIA é, é fruto do que JESUS é. Negando este dogma, não só cairias no pecado da heresia, como também acreditarias que JESUS,
| igual a nós em tudo excepto no pecado |
tenha sido gerado de um corpo materno violado pelo pecado original. Seria desmentir a PALAVRA DE DEUS, que chama a NOSSA SENHORA, escolhida para MÃE DE DEUS - pois JESUS é FILHO DE DEUS - de CHEIA DE GRAÇA, isto é sem espaço para o pecado desde a concepção, preservada do pecado original desde a concepção pelos merecimentos infinitos do FILHO. Quem nega este dogma, que apresentei como exemplo, nega a PALAVRA DE DEUS. É REVELAÇÃO, pois, tudo que decorre de QUEM é MARIA, decorre de QUEM é o FILHO. Negar sobre QUEM MARIA é, seria negar QUEM JESUS é.
DEUS é surpreendente. O POVO DE DEUS, em particular, os portugueses, sempre creram no dogma da IMACULADA CONCEIÇÃO desde a sua origem. A IGREJA, por prudência, retardou a reconhecer essa VERDADE DE FÉ por humildade e prudência, mas assim que reconheceu o dogma, e só depois de o ter reconhecido, NOSSA SENHORA apareceu em Lurdes a apresentar-SE como a IMACULADA CONCEIÇÃO. Só depois da IGREJA ter reconhecido como verdade de FÉ. Nas aparições anteriores, NOSSA SENHORA nunca SE apresentou como a IMACULADA CONCEIÇÃO. DEUS é surpreendente!
A modernidade duvida da omnipotência de DEUS ou pretende dizer o que DEUS pode fazer e o que DEUS não pode fazer, a modernidade não deixa, DEUS tem que obedecer. A modernidade chega ao descaramento de proibir (terminantemente) a DEUS de fazer milagres, proíbe tudo que é sobrenatural na história da salvação. DEUS não ouse fazer milagres, senão terá que ouvir os modernos! Rezemos por eles, pela sua conversão.
Para terminar e falando de MARIA: Queremos a unidade dos cristãos? JESUS jamais permitirá tal unidade com cristãos que não reconhecem o lugar de MARIA na IGREJA, a Sua missão, a Sua maternidade divina e virgindade, criatura elevada acima de todas as criaturas angélicas e humanas por ser a verdadeira MÃE DE DEUS.
ELA é Medianeira de Todas as Graças que o Seu FILHO nos alcançou, nossa Corredentora:
| A MÃE DE JESUS disse-LHE:
«Não têm vinho».
JESUS respondeu-LHE:
«MULHER, que temos NÓS com isso? (EU e TU, NÓS?)
Ainda não chegou a Minha hora». |
(João II, 3b-4)
É JESUS que realizará a nossa salvação, como só podia, mas é algo a ver com ELE, o REDENTOR, e a MÃE, que nos foi dada na CRUZ. Precisaria de ser assim? Claro que não. Foi JESUS que o quis, foi DEUS que o quis. Vamos dizer ao SENHOR que não pode ser assim?
O chefe de mesa ao provar a água que se converteu em vinho, reconheceu ser muito melhor que primeiro vinho, o da Antiga Aliança. De facto, o que virá depois como VINHO NOVO da Nova e Eterna Aliança é infinitamente melhor. Infinitamente melhor.
RAINHA DO CÉU, alegrai-Vos, Aleluia,
porque Aquele que trouxestes em Vosso ventre, Aleluia,
ressuscitou como disse. Aleluia!
Rogai por nós a DEUS. Aleluia!
Alegrai-Vos e rejubilai-Vos, Virgem MARIA, Aleluia,
porque o SENHOR ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!
São JOSÉ,
Guarda amoroso do divino INFANTE,
de Sua MÃE e vossa esposa
e da IGREJA, Seu CORPO MÍSTICO,
rogai por NÓS!
«O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia!» Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 20º dia do Tempo Pascal, e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário