segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

02 MARANATHA, vem SENHOR JESUS!

TA 3,2 C (Salt.: sem III)
Segunda-Feira da semana 3 do Tempo do Advento.

- Comemoração de Santo Ageu, Profeta.
No tempo de Zorobabel, governador de Judá, exortou o povo a retornar a DEUS e a reedificar a Sua CASA. 

***   ***   ***

Para quem faz a Novena do Natal, inicia-se hoje. A partir de amanhã, as leituras nas SANTAS MISSAS começam a recordar a primeira vinda de JESUS. Foi no momento da ENCARNAÇÃO, celebrado em 25 de Março, mas é hábito nosso celebrar no dia do nosso nascimento e não, no momento da nossa concepção, que nem podemos saber com exactidão o dia. Costumamos nos adaptar àquilo que vemos com os nossos sentidos. A nossa inteligência também vê e vê muito mais que os sentidos (estes estão limitados ao visível), mas por abstracção, pois o corpo animal em nós não permite uma inteligência angélica para ver o nómeno concretamente como vêm os anjos.

Por exemplo, se alguém faz 20 anos hoje, é essa a data do seu nascimento, mas a data da sua existência tem alguns meses mais que variam. Na perfeição seriam nove meses, segundo ensina a ciência médica, é uma certeza probabilística.

O nascimento de JESUS foi em 25 de Dezembro, e se não foi, não tem importância não ter sido nessa data; não tem importância na LITURGIA, mas tenho razões racionais para argumentar em favor do 25 de Dezembro. É o NATAL. Não digo NATAL DE JESUS - não concordo com o Missal ao acrescentar o desnecessário -, porque a palavra «natal» passou a ser usada apenas para se referir ao nascimento do SALVADOR do mundo e espalhou-se pelo mundo inteiro.

Aproximamo-nos de um grande dia, o NATAL, e a partir de amanhã, se DEUS quiser - porque só DEUS sabe do futuro, criatura alguma pode saber -, as EUCARITIAS começarão a referir-se a este acontecimento sobrenatural que marcou a história no antes e no depois de Cristo. CRISTO significa MESSIAS. Assim, também poderíamos dizer no antes do Messias e no depois do Messias.

A propósito deste acontecimento sobrenatural, cabe notar que só existe um criador, DEUS. Pensar em mais de um deus seria até contraditório. Tudo o que DEUS criou (e sustenta na sua existência) é natural, não há nada de mágico, porque o mágico não existe a não ser na fantasia. Toda a criatura é natural, nenhuma delas é mágica, nem há nada de mágico nelas, mas de natural.

E tudo que se refere a DEUS é sobrenatural.

O NATAL não foi um acontecimento natural, mas sobrenatural, assim como a ENCARNAÇÃO, assim como a RESSURREIÇÃO, assim como etc. A LITURGIA vai trazer ao nosso presente histórico o que na história aconteceu e não foi natural, mas sobrenatural, em 25 de Dezembro: o NATAL. Esta solenidade é celebrada em oito dias até 1 de Janeiro, o último dia da oitava.

Quando a IGREJA começou a celebrar o NATAL, começou-se a falar dele e a fazer disso uma festa familiar, sendo JESUS o aniversariante. Hoje, também por ignorância, além do condicionamento colectivo, fala-se em outros natais, mas o NATAL é só UM e só ESTE salva quem crê nELE. Os outros não existem nem salvam.

JESUS, nós confiamos em VÓS! Mas talvez nem tanto assim: aumentai a nossa fé, esperança e caridade.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, que tanto nos amais, fazei que VOS amemos sempre e cada vez mais com um amor sincero e puro!

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, venha a nós o Vosso REINO libertar o mundo do verdadeiro mal, que é o pecado, aquilo que nos afasta de VÓS. Perder-VOS é o único verdadeiro mal.

JESUS, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

FILHO de David, tende piedade de nós!

MÉDICO do corpo e da alma, venha logo curar-nos e a este mundo infiel e ingrato, que vive sem esperança porque não VOS conhece.

Vem, SENHOR JESUS!
MARANATHA!
Vem trazer ao mundo a paz de DEUS.
Aleluia!

«MARIA, fonte da ESPERANÇA, neste Tempo do Advento, Vossa mão nos leve ao SENHOR, ao Seu Santo NASCIMENTO.» (Refrão de cântico para este tempo)

Até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: