sábado, 21 de junho de 2025

04 Salmo LXVI (Porque o salmista faz este pedido ao SENHOR?)

TC 11,7 C (Salt.: sem III)
Sábado da semana 11 do Tempo Comum.

- São Luís Gonzaga, religioso, mo.

- Santa MARIA no Sábado, mf.

Hoje à tarde, Vésperas I de Domingo.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.

***   ***   ***

| DEUS SE compadeça de nós e nos dê a Sua bênção, resplandeça sobre nós a luz do Seu ROSTO.

Na Terra se conhecerão os Vossos caminhos e entre os povos a Vossa salvação. 
Os povos VOS louvem, ó DEUS, todos os povos VOS louvem. 
Alegrem-se e exultem as nações, porque julgais os povos com justiça e governais as nações sobre a Terra.
Os povos VOS louvem, ó DEUS, todos os povos VOS louvem.

A terra produziu os seus frutos, o SENHOR nosso DEUS nos abençoa. 

DEUS nos dê a Sua bênção e chegue o Seu temor aos confins da terra. |
(Salmo LXVI)

Porque fazemos este pedido ao SENHOR? Ninguém quer ser feliz? Quem não quer? Eis a razão deste pedido do salmista, que deve ser também o nosso.

DEUS todos os dias abençoa a Terra, aliás, o universo inteiro, e em particular o planeta onde habitamos temporariamente: observamos que temos abundantes bens materiais, que DEUS dá para todos, além dos bens espirituais, que permitem pela nossa santificação conviver e ter um conhecimento maior de DEUS; os bens espirituais é só para os que querem conhecer o SENHOR, porque ELE respeita a nossa liberdade.

Podemos ver, pois, em cada dia quantos bens recebemos da bênção de DEUS, para nós e para o mundo, apesar das desordens temporariamente presentes e causadas pelo pecado habitar no planeta desde o pecado original. Enquanto Satanás, o príncipe deste mundo, continuar a ter domínio sobre ele, com o seu reino do pecado, que é um reino de trevas e mentira, o mal (o joio) estará presente, juntamente com o bem (o trigo) que vem da bênção do SENHOR. Quando JESUS lhe retirar o seu poder, veremos a Nova Criação em plenitude, que já habita nos que vivem da FÉ nELE.

Todo bem tem origem em DEUS, o CRIADOR. Tudo vem da bênção de DEUS e sem a bênção de DEUS, não há bens de nenhuma espécie, mas também existe a maldição do pecado e as desordens nos bens.

Bens que todos podem beneficiar-se. Quanto aos bens espirituais, é preciso querê-los. Já dizia JESUS:

| «DEUS faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?
Portanto, sede perfeitos, como o vosso PAI CELESTE é perfeito» |

DEUS continua, enquanto vivemos neste mundo, a conceder a Sua misericórdia para os que O ofendem, é o que JESUS diz e devemos imitar o SENHOR, até por uma questão de justiça, todos somos pecadores e só DEUS é bom.

Cabe notar que o que JESUS diz é no sentido já dito: DEUS suporta as ofensas contra ELE no Seu FILHO, que as reparou, a ver se o pecador se se converte e se salva, enquanto vive neste mundo. Mas não seria impossível a DEUS deixar todos os que não estão reconciliados conSIGO sem o Sol. Isso só seria impossível na opinião da modernidade, mas DEUS não liga para opiniões, ELE é a VERDADE (que deu origem a todas as coisas). Na conversão de São Paulo, ele escutava o SENHOR, mas os seus companheiros nada viam nem escutavam, embora estivessem ao lado de Paulo. Em Fátima, Francisco apenas via NOSSA SENHORA, a irmã Jacinta via e escutava e só a prima Lúcia via, escutava e falava com a SENHORA, apesar de NOSSA SENHORA estar ali diante dos três videntes de Fátima. Aparição real e não, visão, como diz a "oposição". Isto que JESUS diz também vale literalmente, embora, creio, não tenha sido nesse sentido que o disse.

DEUS continua, na Sua misericórdia, a abençoar o planeta, ou não haveria mais bens, seria o Inferno, que é maldição, o anátema.

Mas o salmista aqui não é egoísta, pede a bênção para todos, e assim devemos ser nós, nas nossas orações: para o mundo inteiro, a conversão do mundo inteiro para finalmente haver a paz, a alegria e o futuro bom.

| «Queridos filhos, rezai, para que chegue o REINO DO AMOR ao mundo inteiro. Como os homens ficaríam felizes, se o amor reinasse!» |
(RAINHA DA PAZ)

Hoje vemos como o amor esfriou. No CÉU são todos felizes porque a única coisa a reinar é o amor, é o REINO DE DEUS.

O desejo do salmista, que DEUS nos perdoe:

| DEUS SE compadeça de nós e nos dê a Sua bênção, resplandeça sobre nós a luz do Seu ROSTO. |

Quando DEUS assumiu a nossa humanidade, revelou o Seu ROSTO, um rosto humano em JESUS CRISTO. E resplandeceu o Seu rosto ao glorificar a nossa humanidade na realização do mistério pascal.

| Na Terra se conhecerão os Vossos caminhos e entre os povos a Vossa salvação. 
Os povos VOS louvem, ó DEUS, todos os povos VOS louvem. |

Louvar a DEUS é lucro apenas nosso. Não damos nem podemos dar nada ao SENHOR.

Só nos caminhos do SENHOR poderemos ser felizes, é o único caminho, JESUS, o CAMINHO. Os outros caminhos (sem DEUS) são ilusão, decepção, caminhos vazios e sem a esperança.

| «Com o amor de JESUS, sereis capazes de vencer toda a miséria do mundo de dor, que está sem esperança para aqueles que não conhecem JESUS.» |
(RAINHA DA PAZ)

Eis aqui porque também é importante o mandato missionário de JESUS à Sua IGREJA de levar os habitantes da Terra a conhecê-lO, o Salvador do mundo.

| Alegrem-se e exultem as nações, porque julgais os povos com justiça e governais as nações sobre a Terra.
Os povos VOS louvem, ó DEUS, todos os povos VOS louvem. |

Quando os povos (e governantes) permitirem ser DEUS (no lugar de Satanás, o príncipe deste mundo) a governar - as suas decisões políticas respeitarem a LEI DE DEUS e serem fruto da bênção de DEUS sobre eles -, haverá a paz e a salvação.

Os judeus tinham DEUS por seu rei, embora, na vida, O negassem. Depois perseguiam e matavam os Profetas que os acusava da sua dureza de coração. Quando DEUS não reina, reina a mentira da Serpente antiga:

| Naqueles dias, reuniram-se todos os anciãos de Israel e foram ter com Samuel a Ramá. E disseram a Samuel:
«Tu já estás velho e os teus filhos não seguem o teu exemplo. Por isso, dá-nos um rei que nos governe, como acontece com os outros povos.»
[O desejo de imitar os povos cujos deuses eram idolatria]
Desagradou a Samuel que eles tivessem dito: «Dá-nos um rei que nos governe». Samuel orou ao SENHOR e o SENHOR respondeu-lhe:
«Atende à voz do povo em tudo o que ele te pedir; porque não foi a ti que rejeitaram, mas a MIM: não querem que EU reine sobre eles».
[DEUS respeita a nossa liberdade. Mas aquilo que escolhemos, tem as suas consequências e Satanás não perguntará se pode entrar, entra]
[Samuel explicou ao povo sobre as consequências dessa escolha insensata, mas o povo não ligou, queria imitar os costumes dos povos vizinhos]
O povo não fez caso das palavras de Samuel e disse:
«Não importa. Queremos um rei e assim seremos como todos os outros povos: o nosso rei é que há-de governar-nos e marchará à nossa frente para comandar os nossos combates».
Samuel ouviu tudo o que o povo disse e comunicou-o ao SENHOR. O SENHOR respondeu-lhe:
«Faz o que eles querem e dá-lhes um rei». |
(Em 1 Samuel VIII, 4-7.10-22a)

Quanta insensatez, quanta cegueira! Retornemos a DEUS para sermos felizes. Supliquemos com o salmista a conversão do mundo a JESUS CRISTO:

| DEUS nos dê a Sua bênção e chegue o Seu temor aos confins da terra. |

Porque só então teremos a alegria de vivermos com DEUS. O temor aqui é o respeito que vem da justiça de reconhecer QUEM DEUS É, e do amor que se deve a DEUS: amá-lO acima de todas as coisas. A escolha é nossa, se queremos ser felizes e ter o futuro bom, ou não. O mundo só terá a paz quando reconhecer DEUS e o Seu REINO. A escolha é nossa.

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Uma boa passagem de semana (do último para o primeiro dia da semana), um bom DOMINGO e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: