sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

05 DEUS fala-nos pelo Seu VERBO, que SE encarnou (Algumas passagens das ESCRITURAS que podem ser mal interpretadas)

TC 03,6 A (Salt.: sem III)
Sexta-Feira da semana 3 do Tempo Comum.

***   ***   ***

Este novo assunto encontra-se no arquivo do blog, letra D.

***   ***   ***

As riquezas são um dom de DEUS, não há mal nelas. O mal está quando fazemos delas o nosso ídolo em vez de um meio para alcançarmos a salvação:

| «Todo homem não é mais que um sopro, é como sombra que passa e é em vão que se agita: amontoa riquezas, sem saber para quem.» |
(Salmo XXXVIII, 6c-7)

Na hora da morte nada levaremos delas; só o bom ou mau uso que fizémos delas à justiça de DEUS. Com a morte, termina o tempo da misericórdia, é o nosso juízo pessoal, fim do (deste) mundo para nós.

Quero agora deter-me nesta passagem do Livro dos Salmos:

| Ameaçastes os pagãos, destruístes os ímpios, apagastes o seu nome para sempre. 
Os inimigos sucumbiram em ruína eterna, arrasastes as suas cidades e perdeu-se-lhes a lembrança. |
(Salmo IX A, 6-7)

Não se pode desejar isto para ninguém, que é o Inferno, quando o nome de alguém fica apagado para sempre. Seria pecado mortal desejar isso para alguém, pecado diabólico contra o amor do próximo.

Então como olhar para esta passagem do Salmo IX nos versículos 6-7? Estará o salmista a desejar isso ou a advertir o ímpio para mudar de rumo? Também quando vemos um aviso: «Perigo de morrer electrocutado. Mantenha distância», o aviso não está desejando que alguém morra electrocutado, antes que isso não aconteça.

A PALAVRA DE DEUS, onde está aquilo que devemos saber para nos salvarmos, é sempre uma advertência para o homem. DEUS quer salvar-nos, não quer condenar-nos, já avisa, por exemplo, o Profeta Ezequiel. O próprio SENHOR diz que não veio ao mundo para condená-lo, mas para salvá-lo. Para nos salvar, DEUS, na pessoa do FILHO, assumiu a nossa humanidade depois do sim de MARIA. Sem ESTE sim, como escreve São Bernardo, não teria havido a redenção. Nessa colaboração desejada por DEUS, singular, está a nossa corredentora. Todos nós, como ensina São Paulo, colaboramos com o SENHOR para a redenção do mundo (realizado por JESUS, como só podia), mas essa colaboração de MARIA é única, singular, diferente das demais, o próprio JESUS o revelou, noutro assunto falarei disso, e se vê isso nas aparições de MARIA ao longo dos séculos.

Meditemos nesta passagem do EVANGELHO:

| Naquele tempo, disse JESUS a Nicodemos:
«Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o FILHO DO HOMEM será elevado [na CRUZ], para que todo aquele que acredita tenha nELE a vida eterna.
DEUS amou tanto o mundo que entregou o Seu FILHO UNIGÉNITO, para que todo o que acredita nELE não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA.
Porque DEUS não enviou o FILHO ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ELE.
Quem acredita nELE não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no NOME do FILHO UNIGÉNITO DE DEUS.
E a causa da condenação é esta: a LUZ veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras.» |
(João III, 14-19)

JESUS ao dizer isto a Nicodemos, está apenas a advertir. Notemos que ELE não fala dos que não O conhecem, não ouviram ou mal ouviram falar dELE:

| «Quem acredita nELE não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no NOME do FILHO UNIGÉNITO DE DEUS.» |

Os que, sem culpa, não conhecem o SENHOR, não podem fazer a escolha de crer ou não crer no SENHOR. Na hora certa, se procuraram viver no bem - isto é, disseram sim à GRAÇA que vem dAQUELE que, sem culpa, não conhecem -, hão-de ver o SENHOR e crer nELE e salvar-se. Também, creio eu, todos os injustiçados deste mundo que estão sem esperança por não conhecerem JESUS, verão e crerão em JESUS antes de morrerem e alcançarão a salvação (o Baptismo).

Toda a ESCRITURA SAGRADA nos ensina sobre aquilo que precisamos de saber para nos salvarmos com ensinamentos e advertências, porque DEUS, como diz pelo Profeta Ezequiel, não quer a morte do pecador - aquele que está morto espiritualmente -, mas que se converta e viva.

Vejamos agora o trecho de uma oração do Rei David:

| «A VÓS, SENHOR, a grandeza e o poder, a honra, a majestade e a glória.
Tudo, no céu [espaço celeste] e na Terra [planeta], VOS pertence,
sois o REI soberano de todas as coisas.
De VÓS nos vem a riqueza e a glória, sois VÓS o SENHOR de todo o Universo.
Na Vossa mão está o poder e a força, em Vossas mãos tudo se afirma e cresce.» |
(1 Crónicas XXIX, 10-12)

É surpreendente, porque o Rei David não é um cientista ou filósofo, mas revela este conhecimento sobre a Criação e o seu criador e sustentador: DEUS. O caso do Rei David não é único, temos também São Paulo, por exemplo, ao dizer aos atenienses da Grécia antiga que DEUS não está longe, na verdade é nELE que nos movemos, respiramos e existimos. E tantos outros casos que pensamos como o autor sagrado poderia dizer isso que lemos. É que isso não veio dele, mas de DEUS.

O Rei David e outros autores sagrados surpreendem com estes e outros conhecimentos, porque foram transmitidos por DEUS. Um cientista pode errar por diversas razões, até por razões desonestas, pois pesa sobre nós a herança do pecado original, mas o que DEUS diz e ensina é a VERDADE.

DEUS é espírito puro simples, e só DEUS. Os anjos - os "extraterrestres" -, são espíritos puros, mas, como toda a criatura, são seres compostos. O anjo quando pensa, é o pensamento do anjo e não o anjo; se eu escrevo algo, é um escrito meu, não sou eu, é distinto de mim. DEUS pensa, mas não é algo distinto de DEUS, que DEUS possui, mas DEUS mesmo. Não há composição em DEUS como há nas criaturas. Tudo que DEUS pensa é a VERDADE. Não é a verdade de DEUS, mas o próprio DEUS. Nós temos as nossas verdades, verdadeiras ou não; a verdade de DEUS é DEUS. JESUS disse ser a VERDADE. JESUS é o PENSAMENTO DE DEUS que assumiu a nossa humanidade.

A VERDADE é DEUS, não é nova, mas antiga e imutável, é eterna:

| «Peço que ameis, que espalheis a VERDADE, porque a VERDADE é antiga: ELA não é nova, ELA é eterna, ELA é a VERDADE! ELA dá testemunho da eternidade de DEUS. Levai a luz do Meu FILHO [a VERDADE] e rasgai as trevas que cada vez mais vos quer apanhar.» |
(RAINHA DA PAZ na última mensagem do dia 2, pouco antes das quarentenas causadas pelo misterioso covid)

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS)

Continuação de uma boa semana, já no seu sexto e penúltimo dia (Sexta-Feira), e até amanhã, se DEUS quiser!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

04 Mensagem da RAINHA DA PAZ de 25 de Janeiro de 2026 para o mundo inteiro

KM 20260125
740006
TC 03,1 A
1Queridos filhos, hoje convido-vos a serdes oração e bênção para todos os que não conheceram o AMOR DE DEUS. 2Filhinhos, sêde diferentes dos outros e pessoas positivas de oração e de amor a DEUS, a fim de que, com as vossas vidas, sejais um sinal do amor de DEUS pelos outros. 3Abençôo-vos com a Minha bênção materna e intercedo por cada um de vós diante do Meu filho JESUS. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[Conversão de São Paulo]
NOTA: São Paulo, depois da sua conversão (depois de ter conhecido o AMOR DE DEUS), tornou-se diferente e, na oração e no amor de DEUS, tornou-se sinal dESSE amor pelos outros. Hoje, não fosse DOMINGO, seria a festa da sua conversão. Deixar que os "mortos" sepultem os seus mortos, dizia JESUS, para O seguir e ser Seu instrumento de salvação do mundo. Quando JESUS falava desses "mortos", referia-se a quem vivia (e vive) como se DEUS não existisse, porque não conheciam (não conhecem) o AMOR DE DEUS (que é DEUS mesmo). 
(No arquivo actual, de 1238 mensagens, é a 1238ª mensagem da Rainha da Paz.)

Tem a aprovação eclesiástica. O que significa? Significa que a IGREJA não vê nada contra a FÉ nesta mensagem.

- https://www.medjugorje.hr/ (Lugar virtual da Paróquia)

e a fonte usada por mim:

Dear children, Today, I am calling you to be prayer and a blessing for all those who have not come to know God's love. 
Cari figli! Oggi vi invito ad essere preghiera e benedizione per tutti coloro che non hanno conosciuto l’amore di Dio. 
Chers enfants, Aujourd'hui, je vous appelle à être prière et bénédiction pour tous ceux qui n'ont pas connu l'amour de Dieu. 
Queridos hijos! Hoy los invito a ser oración y bendición para todos aquellos que no han conocido el amor de Dios. 
1Queridos filhos, hoje convido-vos a serdes oração e bênção para todos os que não conheceram o AMOR DE DEUS. 

Little children, be different from others and be positive people of prayer and love towards God, that with your lives, you may be a sign of God's love to others. 
Figlioli, siate diversi dagli altri e positivi, uomini di preghiera e d’amore verso Dio, affinché con le vostre vite siate il segno dell’amore di Dio per gli altri. 
Petits enfants, soyez différents des autres, des personnes positives de prière et d'amour envers Dieu, afin d'être, par votre vie, un signe de l'amour de Dieu pour les autres. 
Hijitos, sean diferentes a los demás y sean personas positivas de oración y de amor a Dios, para que con sus vidas sean signo del amor de Dios para los demás. 
2Filhinhos, sêde diferentes dos outros e pessoas positivas de oração e de amor a DEUS, a fim de que, com as vossas vidas, sejais um sinal do amor de DEUS pelos outros. 

I bless you with my motherly blessing and intercede for each of you before my Son Jesus. Thank you for having responded to my call."
Io vi benedico con la mia benedizione materna ed intercedo per ciascuno di voi presso mio Figlio Gesù. Grazie per aver risposto alla mia chiamata."
Je vous bénis de ma bénédiction maternelle et j'intercède pour chacun de vous auprès de mon Fils Jésus. Merci d'avoir répondu à mon appel."
Los bendigo con mi bendición maternal e intercedo por cada uno de ustedes ante mi Hijo Jesús. Gracias por haber respondido a mi llamado.
3Abençôo-vos com a Minha bênção materna e intercedo por cada um de vós diante do Meu filho JESUS. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS)

Continuação de uma boa semana já no seu segundo dia (Segunda-Feira), e até amanhã se DEUS quiser!

sábado, 24 de janeiro de 2026

03 Mensagens da RAINHA DA PAZ para o nosso bem (Sobre as mensagens do NATAL 2025)

TC 02,7 A (Salt.: sem II)
Sábado da semana 2 do Tempo Comum.

Santa MARIA no Sábado, mf.

- São Francisco de Sales, Bispo e doutor da Igreja, mo.

Hoje à tarde, Vésperas I de Domingo.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Em «Mensagens da RAINHA DA PAZ para o nosso bem», letra M.

***   ***   ***

No NATAL 2025, NOSSA SENHORA, que aparece em Medjugorje desde 1981, deu duas mensagens como é o habitual neste dia: a de cada dia 25 do mês e uma extra, a anual a Jakov, o mais novo dos videntes. Agora, elas têm a confirmação da IGREJA de que não há nada contra a FÉ pela aprovação eclesiástica.

Muitos não acreditam nestas aparições, mas também não foram lá. E sempre foi assim, nenhuma novidade. Também foi assim em Fátima. E até hoje há quem não acredita em Fátima, já com a aprovação da IGREJA, mas se estudarmos todas as aparições da SENHORA, que esmagará

- como David, ao enfrentar o gigante Golias, derrotou-o em NOME DE DEUS, assim em todas as aparições de NOSSA SENHORA, sempre em NOME DE DEUS -,

que esmagará pela humildade a soberba de Satanás e do seu falso poder, como profetiza o início do Livro do Génesis (graças ao FILHO). Só DEUS é deus, deus único, quem como DEUS? As Suas aparições são o convite a viver o EVANGELHO do FILHO, o convite à verdadeira felicidade, que é a conversão a DEUS.

Como nestas duas mensagens: sempre apontando para DEUS, para o Seu FILHO.

KM 20251225
739975
TN 0,5 A_1º Dia da Oitava do Natal
1Queridos filhos, também hoje - quando DEUS permite-ME trazer-vos nos Meus braços o MENINO JESUS, REI DA PAZ, para que ELE vos encha do Seu amor ardente e de paz, a fim de que cada coração se torne semelhante ao Seu CORAÇÃO neste tempo de graça -, sede decididos e valentes defensores do amor do vosso DEUS, para que ELE vos conceda a Sua paz neste tempo de graça. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[NATAL]
(No arquivo actual, de 1237 mensagens, é a 1236ª mensagem da Rainha da Paz.)

Esta é a mensagem que ELA nos dá todos os meses em cada dia 25. Em Dezembro coincide com o NATAL, com o primeiro dia do NATAL, celebrado em oitavas. JESUS nasceu mesmo em 25 de Dezembro? Há argumentos racionais para crer que sim, precisamente em 25 de Dezembro, embora isso não tenha importância na liturgia instituída por JESUS, nascida da PÁSCOA. O NATAL é celebrado em oito dias - o último dia é 1 de Janeiro já no novo ano civil do calendário gregoriano (mais uma contribuição da IGREJA, o calendário civil gregoriano no tempo do Papa Gregório Magno).

A RAINHA DA PAZ traz o Seu filho, o MENINO JESUS nos Seus braços, e lembra-nos, a quem leia esta mensagem, que JESUS é o verdadeiro REI DA PAZ, da verdadeira paz, não há outro (nem seria possível, só DEUS nos pode dar a paz verdadeira).

| «Para que ELE vos encha do Seu amor ardente e de paz.» |

Na mensagem anual a Jakov, parece-me que NOSSA SENHORA fala para quem está afastado de DEUS pelo pecado ou pela infidelidade. E talvez ainda não tenha pensado que só em DEUS está a solução para ele, a sua libertação.

KM 20251225
739975
TN 0,5 A_1º Dia da Oitava do Natal
1Queridos filhos, hoje, neste dia de graça, de um modo especial vos convido a uma entrega plena (abandono pleno) a JESUS. 2Filhinhos, entregai-LHE todas as vossas feridas e dores, o vosso passado e futuro, e permiti que JESUS reine nas vossas vidas. 3Meus filhos, só com uma entrega plena, JESUS SE entrega à vossa vida, esse é o maior dom que podeis receber. 3Rezai para compreenderdes o quão preciosos sois para JESUS e o quanto ELE vos ama. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[NATAL]
NOTA: Mensagem anual a Jakov, o mais novo dos videntes.
(No arquivo actual, de 1237 mensagens, é a 1237ª mensagem da Rainha da Paz.)

NOSSA SENHORA é muito clara ao dizer onde está a verdadeira vida na paz, na alegria e na via da salvação: entregar a JESUS todas as feridas e dores do passado e o conforto de todo o futuro ficar nas mãos de JESUS. JESUS significa salvação de DEUS: não é uma salvação qualquer, ilusória, limitada ao humano e sem saber quanto tempo vai durar, mas a única verdadeira salvação. ELE é o EMANUEL - DEUS connosco -, anunciado pelos Profetas.

Na entrega plena ao SENHOR, tornar-se-á uma realidade DEUS estar connosco, presente em todas as nossas alegrias e tristezas, em todos os nossos sucessos e fracassos, em toda a nossa vida; e em tudo isso, veremos a diferença entre o agora e o antes. Acabam-se as opiniões.

Notemos que este abandono total ao SENHOR se faz pelo Sacramento da Penitência e, a partir daí, a EUCARISTIA e o Sacramento da Penitência (mesmo sem estar em pecado mortal) se tornarão algo de habitual, uma necessidade. Mas creio que NOSSA SENHORA fala também para quem sofre e não é baptizado, não conhece ainda JESUS e, por isso, está sem esperança.

Tu, que tens a cruz sem CRISTO, atende a este pedido da RAINHA DA PAZ, porque ELA te conduzirá ao Seu FILHO com toda a segurança - mesmo sem notares isso e isso acontecendo -, te conduzirá à tua salvação, ao sentido da tua vida. Sem DEUS não há esperança, no pecado ninguém pode ser feliz.

| «EU estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a Minha VOZ e ME abrir a porta, entrarei em sua casa [no seu coração], cearei com ele e ele coMIGO.» |
(É JESUS QUEM o diz)

| «EU sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA.» |
(É JESUS QUEM o diz)

ELE é o único mediador da nossa salvação, como só podia, que nos conduz ao PAI.

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS)

Um bom DOMINGO e até amanhã, se DEUS quiser!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

02 Quem como DEUS? (102) (Sem DEUS, não há futuro (bom))

TC 01,2 A (Salt.: sem I)
Segunda-Feira da semana 1 do Tempo Comum

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra Q de «QUEM como DEUS».

***   ***  ***

DEUS não precisa de nós para nada. Nós é que precisamos de DEUS para tudo. A Sua misericórdia está em que nos criou para participarmos da Sua felicidade e amor sem medidas. É gratuito, a troco de nada, pois nada podemos dar a DEUS ou acrescentar.

NÃO atribuas a DEUS aquilo que tu és, quando pensas que DEUS é como tu. Ganha humildade, para não ficares a apontar o dedo para ti mesmo, quando o apontas contra DEUS. Só DEUS é bom. ELE é a tua alegria, se O buscares.

| O grande fundamento da nossa fé é o NOME DE JESUS, que nos torna filhos de DEUS.
... Se DEUS é desconhecido, pode ser procurado, se se procura, pode ser acreditado e se se acredita, pode ser encontrado. |
(São Bernardino de Sena)

DEUS não nos criou com inteligência e vontade própria para não sabermos que ELE existe. Criou-nos com inteligência e vontade própria para sabermos que ELE existe. Aqui está o dom da liberdade que recebeste de DEUS, seres criatura inteligente e com vontade própria. Querendo procurá-lO (és livre), se faz na oração e humildade e esperança; recebe-se o dom da FÉ - recebida no Baptismo, mas que pode estar morta pela "falta de prática". É pela FÉ que DEUS pode ser encontrado, como lembra São Bernardino de Sena (lembra o que diz as SAGRADAS ESCRITURAS), mas és tu que tens que querer procurá-lO.

| «Procurai o SENHOR, enquanto SE pode encontrar, invocai-O [rezai], enquanto está perto.» |
(Isaías LV, 6)

Temos apenas esta vida passageira, todos sabemos que passa, em que ELE está perto. Em que sentido está perto, se estamos longe dELE pelo pecado e falta de fé? É no sentido de nesta vida podermos alcançar o Seu perdão e a Sua cura, a nossa salvação: é o tempo da misericórdia divina alcançada pelo Seu FILHO humanado (com méritos infinitos) para toda a geração de Adão. Cabe a nós, como lembra São Bernardino de Sena, procurá-lO.

Diz São Bernardino: enquanto ELE é um desconhecido para ti - e quando falo de DEUS, falo de JESUS, que revela o PAI -, DEUS está longe para ti, embora ELE esteja perto de ti para te conceder a Sua misericórdia. É só procurá-lO, receber o dom da FÉ e encontrar DEUS, NOSSO SENHOR, a tua salvação.

Nesta vida diz a SAGRADA ESCRITURA que o justo (justificado) viverá [na GRAÇA] pela FÉ.

| «Sem a FÉ, nada é possível! Aqueles que crêem firmemente serão curados.» |
(RAINHA DA PAZ)

NOSSA SENHORA SE referia à cura (física) de doentes, mas isto se aplica à pior e mais grave das doenças, a espiritual. Também uma ateu poder ser curado (espiritualmente), também um pecador pode ser curado..., desde que queira.

Não perguntes se DEUS existe. Pergunta, sim, porque queres que ELE não exista. ELE não vai deixar de existir só porque tu não queres que ELE exista.

Na mensagem seguinte, NOSSA SENHORA fala, creio eu, de modo especial aos que estão longe de DEUS, pecadores e incrédulos, não têm consciência de que DEUS está perto deles para os libertar, enquanto vivem neste mundo:

| «Queridos filhos, grandes coisas fez em MIM o PAI CELESTE, como o faz em todos os que O amam ternamente e fiel e devotamente O servem. Meus filhos, o PAI CELESTE vos ama e, pelo Seu AMOR, estou aqui convosco. ELE vos diz: por que não quereis ver os sinais? Com ELE, tudo é mais fácil: também a dor, vivida com ELE, é mais fácil, porque existe a FÉ. A FÉ ajuda na dor, enquanto a dor sem a FÉ leva ao desespero. A dor vivida e oferecida a DEUS, eleva (edifica). Não foi através do Seu sacrifício doloroso, que o Meu FILHO redimiu o mundo? Como MÃE, na dor e no sofrimento, estava com ELE, assim como estou com todos vós. Meus filhos, estou convosco na vida: na dor, no sofrimento, na alegria e no amor. Por isso, tende esperança: a ESPERANÇA faz compreender que nisso está a vida.» |
(RAINHA DA PAZ)

Depois da perda do paraíso terrestre, não adianta compensações, a dor está presente neste mundo. Mas DEUS oferece o CÉU, após esta vida. A pior das cruzes é a cruz sem CRISTO, já lembrava alguém:

| «Com ELE [o PAI CELESTE], tudo é mais fácil: também a dor, vivida com ELE, é mais fácil, porque existe a FÉ. A FÉ ajuda na dor, enquanto a dor sem a FÉ leva ao desespero.» |

E o desespero ao perigo do suicídio.

Busca o SENHOR. Tu, que estás longe dELE pelo pecado e pela incredulidade, pois ELE está perto para te libertar, curar e salvar, desde que tu queiras:

| «Voltai-vos para MIM e sereis salvos, todos os confins da Terra, porque EU sou DEUS e não há outro.» |
(Isaías XLV, 22)

No Juízo Final teremos NOVA CRIAÇÃO em toda a plenitude:

| «EU vou criar os novos céus e a nova terra, e não mais se recordará o passado, nem voltará de novo ao pensamento.» |
(Isaías XLVI, 22)

Como diz JESUS:

| «A mulher, quando está para ser mãe, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas depois que deu à luz um filho, já não se lembra do sofrimento, pela alegria de ter dado um homem ao mundo.» |
(João XVIII, 21)

| «Não mais se recordará o passado, nem voltará de novo ao pensamento.» |

Em Matemática, um número, por maior que seja (o sofrimento) dividido por infinito (infinita felicidade) é zero. Esta vida deve ser um meio, não o fim, para a verdadeira vida que JESUS te quer oferecer: abre-te a ELE. O CORAÇÃO IMACULADO da Sua mãe te conduzirá a ELE.

| «EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» | (JESUS)

Continuação de uma boa semana já no seu segundo dia (segunda-feira) e até amanhã, se DEUS quiser!

domingo, 4 de janeiro de 2026

01 Um Santo DOMINGO! ()

TN 2,1 A (Salt.: sem II)

DOMINGO DA EPIFANIA
(Daí, Dia de Reis na liturgia)

*** *** ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «U» de «Um Santo DOMINGO!».

*** *** ***

| Pelo sinal da SANTA CRUZ,
livre-nos DEUS, NOSSO SENHOR,
dos nossos inimigos do corpo e da alma.
Em NOME do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO
Amen!

Nos livre, por ESTE sinal, dos nossos inimigos
agora e na hora da nossa morte.

Sinal da SANTA CRUZ,
pelo qual invocamos o maior de todos os mistérios,
o da SANTÍSSIMA TRINDADE.

Sinal maravilhoso,
o mais maravilhoso de todos,
o único sinal de salvação da humanidade,
não há nem haverá outro:
Por ele, se eu quiser,
é-me oferecida eterna alegria e profundo agradecimento.

Sinal de bênção, de paz, de amor
que, de morte ignominiosa,
a mais ignominiosa de todas,
se transformou no mais glorioso de todos os sinais.

E o único que salva. |

Hoje a IGREJA celebra a EPIFANIA onde o feriado 6 de Janeiro, para prejuízo da economia e de tudo mais, foi suprimido.

Também dizemos que é o dia dos Reis Magos, porque foi neste dia - que celebramos hoje na liturgia -, que, ao verem o MENINO JESUS ao cólo da MÃE, acompanhado por São JOSÉ, eles se santificaram vendo nESSE menino o seu DEUS.

Eles viram um menino, mas, nESSE menino, DEUS SE manifestou: EPIFANIA. Grande alegria para eles, um grande Dia de Reis (sem dúvida).

Houve outras manifestações da divindade de JESUS e que também é celebrado hoje: o BAPTISMO DO SENHOR, com que encerra o Tempo do Natal, e a água convertida em vinho na Bodas de Caná, que se celebra na primeira semana do Tempo Comum.

Os três Santos (a partir da EPIFANIA) Reis Magos existiram e as suas sepulturas estão na Catedral de Colónia, na Alemanha, visitada por muita gente.

O que é que aconteceu com estes três felizardos, quando viram o DEUS MENINO? NOSSA SENHORA deu esta mensagem:

KM 19840108
724648
TN 2,1 A
1Queridos filhos, rezai! Repito: rezai! 2Digo outra vez: não penseis que JESUS vai manifestar-SE outra vez no Presépio. ELE renascerá nos vossos corações.
[DOMINGO DA EPIFANIA]
(No arquivo actual, de 1237 mensagens, é a 216ª mensagem da Rainha da Paz.)

Os Reis Magos eram homens de oração, enquanto seguiam a misteriosa ESTRELA, que também ficou associada a um fenómeno celeste, como prova a Ciência (embora houvesse uma "estrela" interior conduzindo-os).

| Não penseis que JESUS vai manifestar-SE outra vez no Presépio. ELE renascerá nos vossos corações. |

Viram um MENINO; compreenderam ser DEUS nos seus corações.

- Ofereceram ouro: o REINO DE DEUS entre nós, oferecido a todos que se abram e permitam ESTE menino reinar. JESUS é REI, mas Seu reino não é deste mundo, é um reino diferente dos reinos da Terra e eterno, jamais passará, como anunciam os Profetas. NESTE reino, só existe felicidade.
- Ofereceram incenso: JESUS é DEUS, QUEM recebe as nossas orações e, na humanidade assumida, nosso SACERDOTE (segundo a ordem de Melquisedec): pelo Seu NOME, como o único MEDIADOR da nossa salvação, torna propício as nossas orações.
- Ofereceram mirra: pela CRUZ - que teve início com a ENCARNAÇÃO - nos salvou.

A EPIFANIA manifesta a razão do mistério da ENCARNAÇÃO: o mistério da PÁSCOA, aquilo que JESUS realizou na Sua PAIXÃO, MORTE (redentora), RESSURREIÇÃO, ASCENÇÃO e envio do ESPÍRITO SANTO. Veremos em toda a plenitude esta realização no Juízo Final.

Há uma tradição completamente errada de desmontar o Presépio no dia 6 de Janeiro. Não conheço a razão de tal tradição, também adoptada pelos meus pais, mas não tem pés nem cabeça, pois continuamos no Tempo do Natal, que se prolonga até ao BAPTISMO DO SENHOR. Este ocorre no próximo DOMINGO, dia 11 de Janeiro.

Corretamente, o Presépio deve ser desmontado no dia 11 de Janeiro. Mas até nem precisa de ser desmontado. Há igrejas em que o Presépio permanece na Igreja até 2 de Fevereiro, os quarenta dias do MENINO JESUS que, pela lei mosaica, é apresentado no Templo (de Jerusalém): até à festa da APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Dia também de NOSSA SENHORA da Candelária.

Mais, há em algumas igrejas o chamado Presépio permanente, nunca é desmontado. Portugal é, graças a DEUS, país cristão - que honra! -, e até poderia haver Presépios permanentes no espaço nacional, pois o território é nacional, pertence à nação portuguesa, o Estado é apenas o administrador desse território.

A quantos receberam o SENHOR, aos que crêem em JESUS, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de DEUS. Estes não nasceram de laços de sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade de um homem, mas sim de DEUS. A DEUS jamais alguém O viu. O FILHO Unigénito, que é DEUS e está no seio do PAI, foi ELE QUEM O deu a conhecer. (João I, 12-13.18).

Foi precisamente isto que aconteceu aos três Reis Magos, viram no MENINO o seu DEUS.

Um bom DOMINGO, celebrando hoje o mistério da EPIFANIA, que foi a alegria dos três Reis Magos, um grande dia para eles, verdadeiro Dia de Reis, e até amanhã, se DEUS quiser!