sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

05 DEUS fala-nos pelo Seu VERBO, que SE encarnou (Algumas passagens das ESCRITURAS que podem ser mal interpretadas)

TC 03,6 A (Salt.: sem III)
Sexta-Feira da semana 3 do Tempo Comum.

***   ***   ***

Este novo assunto encontra-se no arquivo do blog, letra D.

***   ***   ***

As riquezas são um dom de DEUS, não há mal nelas. O mal está quando fazemos delas o nosso ídolo em vez de um meio para alcançarmos a salvação:

| «Todo homem não é mais que um sopro, é como sombra que passa e é em vão que se agita: amontoa riquezas, sem saber para quem.» |
(Salmo XXXVIII, 6c-7)

Na hora da morte nada levaremos delas; só o bom ou mau uso que fizémos delas à justiça de DEUS. Com a morte, termina o tempo da misericórdia, é o nosso juízo pessoal, fim do (deste) mundo para nós.

Quero agora deter-me nesta passagem do Livro dos Salmos:

| Ameaçastes os pagãos, destruístes os ímpios, apagastes o seu nome para sempre. 
Os inimigos sucumbiram em ruína eterna, arrasastes as suas cidades e perdeu-se-lhes a lembrança. |
(Salmo IX A, 6-7)

Não se pode desejar isto para ninguém, que é o Inferno, quando o nome de alguém fica apagado para sempre. Seria pecado mortal desejar isso para alguém, pecado diabólico contra o amor do próximo.

Então como olhar para esta passagem do Salmo IX nos versículos 6-7? Estará o salmista a desejar isso ou a advertir o ímpio para mudar de rumo? Também quando vemos um aviso: «Perigo de morrer electrocutado. Mantenha distância», o aviso não está desejando que alguém morra electrocutado, antes que isso não aconteça.

A PALAVRA DE DEUS, onde está aquilo que devemos saber para nos salvarmos, é sempre uma advertência para o homem. DEUS quer salvar-nos, não quer condenar-nos, já avisa, por exemplo, o Profeta Ezequiel. O próprio SENHOR diz que não veio ao mundo para condená-lo, mas para salvá-lo. Para nos salvar, DEUS, na pessoa do FILHO, assumiu a nossa humanidade depois do sim de MARIA. Sem ESTE sim, como escreve São Bernardo, não teria havido a redenção. Nessa colaboração desejada por DEUS, singular, está a nossa corredentora. Todos nós, como ensina São Paulo, colaboramos com o SENHOR para a redenção do mundo (realizado por JESUS, como só podia), mas essa colaboração de MARIA é única, singular, diferente das demais, o próprio JESUS o revelou, noutro assunto falarei disso, e se vê isso nas aparições de MARIA ao longo dos séculos.

Meditemos nesta passagem do EVANGELHO:

| Naquele tempo, disse JESUS a Nicodemos:
«Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o FILHO DO HOMEM será elevado [na CRUZ], para que todo aquele que acredita tenha nELE a vida eterna.
DEUS amou tanto o mundo que entregou o Seu FILHO UNIGÉNITO, para que todo o que acredita nELE não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA.
Porque DEUS não enviou o FILHO ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ELE.
Quem acredita nELE não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no NOME do FILHO UNIGÉNITO DE DEUS.
E a causa da condenação é esta: a LUZ veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras.» |
(João III, 14-19)

JESUS ao dizer isto a Nicodemos, está apenas a advertir. Notemos que ELE não fala dos que não O conhecem, não ouviram ou mal ouviram falar dELE:

| «Quem acredita nELE não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no NOME do FILHO UNIGÉNITO DE DEUS.» |

Os que, sem culpa, não conhecem o SENHOR, não podem fazer a escolha de crer ou não crer no SENHOR. Na hora certa, se procuraram viver no bem - isto é, disseram sim à GRAÇA que vem dAQUELE que, sem culpa, não conhecem -, hão-de ver o SENHOR e crer nELE e salvar-se. Também, creio eu, todos os injustiçados deste mundo que estão sem esperança por não conhecerem JESUS, verão e crerão em JESUS antes de morrerem e alcançarão a salvação (o Baptismo).

Toda a ESCRITURA SAGRADA nos ensina sobre aquilo que precisamos de saber para nos salvarmos com ensinamentos e advertências, porque DEUS, como diz pelo Profeta Ezequiel, não quer a morte do pecador - aquele que está morto espiritualmente -, mas que se converta e viva.

Vejamos agora o trecho de uma oração do Rei David:

| «A VÓS, SENHOR, a grandeza e o poder, a honra, a majestade e a glória.
Tudo, no céu [espaço celeste] e na Terra [planeta], VOS pertence,
sois o REI soberano de todas as coisas.
De VÓS nos vem a riqueza e a glória, sois VÓS o SENHOR de todo o Universo.
Na Vossa mão está o poder e a força, em Vossas mãos tudo se afirma e cresce.» |
(1 Crónicas XXIX, 10-12)

É surpreendente, porque o Rei David não é um cientista ou filósofo, mas revela este conhecimento sobre a Criação e o seu criador e sustentador: DEUS. O caso do Rei David não é único, temos também São Paulo, por exemplo, ao dizer aos atenienses da Grécia antiga que DEUS não está longe, na verdade é nELE que nos movemos, respiramos e existimos. E tantos outros casos que pensamos como o autor sagrado poderia dizer isso que lemos. É que isso não veio dele, mas de DEUS.

O Rei David e outros autores sagrados surpreendem com estes e outros conhecimentos, porque foram transmitidos por DEUS. Um cientista pode errar por diversas razões, até por razões desonestas, pois pesa sobre nós a herança do pecado original, mas o que DEUS diz e ensina é a VERDADE.

DEUS é espírito puro simples, e só DEUS. Os anjos - os "extraterrestres" -, são espíritos puros, mas, como toda a criatura, são seres compostos. O anjo quando pensa, é o pensamento do anjo e não o anjo; se eu escrevo algo, é um escrito meu, não sou eu, é distinto de mim. DEUS pensa, mas não é algo distinto de DEUS, que DEUS possui, mas DEUS mesmo. Não há composição em DEUS como há nas criaturas. Tudo que DEUS pensa é a VERDADE. Não é a verdade de DEUS, mas o próprio DEUS. Nós temos as nossas verdades, verdadeiras ou não; a verdade de DEUS é DEUS. JESUS disse ser a VERDADE. JESUS é o PENSAMENTO DE DEUS que assumiu a nossa humanidade.

A VERDADE é DEUS, não é nova, mas antiga e imutável, é eterna:

| «Peço que ameis, que espalheis a VERDADE, porque a VERDADE é antiga: ELA não é nova, ELA é eterna, ELA é a VERDADE! ELA dá testemunho da eternidade de DEUS. Levai a luz do Meu FILHO [a VERDADE] e rasgai as trevas que cada vez mais vos quer apanhar.» |
(RAINHA DA PAZ na última mensagem do dia 2, pouco antes das quarentenas causadas pelo misterioso covid)

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS)

Continuação de uma boa semana, já no seu sexto e penúltimo dia (Sexta-Feira), e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: