sábado, 7 de agosto de 2010

Do que se observa no mundo

Podemos observar na europa (e, certamente, quem vive noutros sítios do mundo, no mundo inteiro) uma selva ("equatorial", bem espessa) de leis e regras: «pode fazer isto» e «não pode fazer aquilo». Até os fariseus estão com inveja: no tempo de JESUS, eles não tinham tanta regras assim, como existem na europa: um sufoco... Um jugo: nada é baseado no amor, como no CRISTIANISMO (na imitação de JESUS CRISTO), mas no medo da punição. São João, na sua carta, já dizia que «quem tem medo, não é perfeito no amor». (Pena que não se leia a SAGRADA ESCRITURA...; não se perderia tanto tempo em busca do mundo melhor, nem se recuaria para mais longe desse mundo melhor, como está a acontecer actualmente). Quem vive da graça de DEUS cumpre as leis e regras, não, nunca, eis a diferença, por causa do medo de punição, mas por amor, porque sabe ser assim a vontade de DEUS. Como se vê, o CRISTIANISMO é a única novidade deste mundo: «ontem, hoje e por toda a eternidade».

A salvação não está na selva de leis e no condicionamento da sociedade (através da TV, das escolas, de programas e planos estratégicos, etc). Esta é a mesmíssima asneira de todos os tempos. Esquece-se que existe o Diabo ou Tentador, que é mais forte e inteligente do que nós, para nos levar a infringir as leis genuínas e a pôr em práctica a leis imorais que trarão mais problemas sociais.

Santo Agostinho, resumindo a liberdade e libertação do CRISTIANISMO - única novidade do mundo, que não consiste no conhecimento das leis e condicionamento social, mas no REINO DE DEUS habitando no coração humano, para libertá-lo do reino das trevas e dos seus maus conselhos -, dizia: «AMA e faz o que quiseres». Porque o amor só faz o bem, mais nada. De facto, na carta de São Paulo aos romanos, temos o seguinte:

«Não
fiqueis a dever nada a ninguém, a não ser isto: amar-vos uns aos outros. Pois quem ama o próximo cumpre plenamente a lei. "Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás", bem como qualquer outro mandamento, estão resumidos numa só frase: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". O amor não faz mal ao próximo. Assim, é no amor que está o pleno cumprimento da Lei.» (Rom 13,8-10)

Mas poderíamos perguntar a JESUS: como podemos amar, SENHOR, se existe a fraqueza da carne, o mundo decaído e o Maligno que usa tudo isso para nos impedir de amar, tentando-nos ao mal e ao egoísmo? Saber que o cumprimento da LEI está no amor é fácil, sem dúvida, mais simples e libertador que conhecer uma selva de regras e regrinhas, que sufocam (caso actual da europa), mas, em qualquer dos casos, não é possível pôr em práctica isso...

Antigamente, existiam desenhos animados para crianças de melhor qualidade pois, apesar de, como nos de hoje, DEUS estar longe deles (da maioria deles) e dos programas para as crianças (verdadeiro crime e violência contra a elas: significa encher as crianças de um montão de fantasias vazias e desoladas, como são as coisas sem DEUS), pelo menos, nos antigos, não havia vilões no lugar de heróis. Os desenhos animados reflectem o que está a acontecer no mundo, hoje, pior. Mas havia alguns deles de alta qualidade, onde víamos alguém e um anjinho a sugerir-lhe a práctica do bem; depois vinha o diabinho para levá-lo ao mal; havia uma pequena guerra, mas acabava por vencer o diabinho. O próprio desenho animado mostra que sem a GRAÇA, que JESUS alcançou para a humanidade, fazemos sempre o que o diabinho quer. Assim, os desenhos animados concordavam que, sem JESUS CRISTO, não adianta o conhecimento do que se deve ou não fazer, e nem o condicionamento social (sonho de salvadores de mundos) faz o milagre. (Talvez nem fosse essa intenção do autor do desenho animado, mas mostra isso mesmo... sem DEUS, nada podemos.)

Esta é a novidade única do CRISTIANISMO, a única novidade do mundo: além de simplificar as coisas, em relação à lei, dá condição para o cumprimento da lei, a colocar a lei (DO AMOR) em práctica. Por isso, só JESUS é o SALVADOR, não existe outro. Sempre que se rejeitar esta PEDRA ANGULAR, que é JESUS CRISTO - e ELE respeita inteiramente a liberdade que nos deu... (não existe ninguém mais que respeite a nossa liberdade, sempre a ser infrigida pelos outros, do que DEUS) -, voltamos para as trevas das violação dos direitos humanos, da mentira (até descarada), da violência, das preversões, da fome, etc.

Um bom início de semana: um bom DOMINGO!

Sem comentários: