--- --- ---
Vivem em grande paz os que amam a Vossa LEI, SENHOR, e nada há que os perturbe.
São Paulo - aquele que, de modo extraordinário e em três dias, enquanto cego, recebeu o ensinamento de JESUS, que os outros apóstolos receberam no convívio de três anos com o SENHOR, embora só em PENTECOSTES se lhes abriram os olhos plenamente - faz recomendações ao jovem bispo São Timóteo por carta (epístola). Mas essas recomendações servem para toda a IGREJA.
Diz São Paulo:
Que perseguições tive que sofrer! Mas de todas me livrou o SENHOR. Todos os que quiserem viver a fé em CRISTO JESUS serão perseguidos.
Será então melhor não seguir JESUS? Esta interrogação é tão absurda, salvo para os nescientes e para os ignorantes de JESUS, pois, ao que eu saiba, uma pessoa normal deseja ser feliz e realizada, o que só é possível em DEUS (claro está, embora, por causa da herança do pecado original, nem sempre isso fica tão claro assim, podemos ter comportamentos irracionais). Mesmo com as perseguições..., com JESUS, tudo é alegria e paz, porque a felicidade não depende do tempo estar bom ou mau, nem das coisas, mesmo que boas.
Os perseguidores, estes não a conhecem, só o engano:
Os homens maus, porém, e os fraudulentos irão de mal a pior, enganando os outros e enganando-se a si próprios.
Tu te aplicaste a seguir-me fielmente no ensino, no modo de vida, nos projectos, na fé, na paciência, na caridade, na constância, nas perseguições e nos sofrimentos que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra.
A felicidade está na LEI DE DEUS. A SAGRADA ESCRITURA inteira diz isso, até historicamente!, dando testemunho de que, sempre que um povo se afastava de DEUS, caindo na escravidão do reino de Satanás - aquele que queria, sendo criatura, tomar o lugar de DEUS, e passou a incentivar o homem a fazer a mesma coisa... (não está tão visível isso hoje mesmo?) -, é só crises: a primeira delas, e causa das outras, não é a económico-financeira, como se diz, mas a moral (é esta a causadora de todas as outras crises, inclusivé, da económico-financeira, como se viu recentemente).
A LEI DE DEUS não tem nada a ver com a floresta de leis e regras dos homens, como acontece, por exemplo, na União Europeia. São uma multidão de leis e regras (onde está a liberdade, no meio dessa selva?) porque, quando JESUS (= DEUS) não reina no coração dos homens, os problemas se multiplicam (e não adianta saber, uma pessoa, o que se deve e o que não se deve fazer (sobretudo quando as coisas correm mal para ela)... Esquece-se o que se aprendeu (ou o condicionamento, uma coisa distinta do ensino, é quebrado) e o que se deve e o que não se deve fazer vai por água abaixo). Os problemas se multiplicam e se multiplicam as regras, as excepções e os remendos. A SAGRADA ESCRITURA dá testemunho histórico também disso. Já se pensou quantas leis existem, por exemplo, em Portugal? Que selva! Com DEUS fica tudo muito simplificado: só existe uma lei, sem incisos, muito menos com emendas (posteriores): AMAR. É certo que, embora falemos tanto do amor, somos fracos e pecadores para isso, mas temos um salvador, que tornou isso uma realidade, desde que acolhamos a Sua graça, pois DEUS é respeitador da nossa liberdade.
Muitos me perseguem e afligem,
mas não me afasto das Vossas ordens.
A verdade é princípio da Vossa PALAVRA,
é eterna toda a sentença da Vossa justiça.
Os poderosos perseguem-me sem motivo,
mas o meu coração só teme as Vossas palavras.
Vivem em grande paz os que amam a Vossa LEI
e nada há que os perturbe.
Eu espero, SENHOR, na Vossa salvação
e cumpro os Vossos Mandamentos.
Observo os Vossos preceitos e as Vossas ordens,
pois diante de mim estão os Vossos caminhos.
(Salmo CXVIII,157.160-161.165-166.168)
Todo o discípulo de CRISTO - o próprio JESUS advertiu, mas também disse que teríamos a Sua paz, aquela que só DEUS pode dar -, serão perseguidos pela mentira e o erro, porque JESUS é a VERDADE e a VIDA.
Vivem em grande paz os que amam a Vossa LEI e nada há que os perturbe.
O mundo propõe outras coisas para a paz, mas a realidade é só uma: vivem em grande paz, SENHOR, os que amam a Vossa LEI e nada há que os perturbe. (...) Diante de mim estão os Vossos caminhos.
No EVANGELHO deste dia temos esta passagem:
Ensinando no Templo, JESUS tomou a palavra e perguntou: «Como dizem os doutores da Lei que o Messias é filho de David? O próprio David afirmou, inspirado pelo ESPÍRITO SANTO: Disse o SENHOR ao meu SENHOR: 'Senta-TE à Minha direita, até que faça dos Teus inimigos escabelo dos Teus pés'. O próprio David chama-LHE SENHOR; como pode ser seu filho?» E a numerosa multidão ouvia-O com agrado. (Mc XII,35-37)
Que pena que o mundo ande muito ocupado com as coisas do mundo e com as palavras dos homens, não querendo conhecer JESUS - aberto a todos e facilitado através da RAINHA DA PAZ, nestes tempos de trevas profundas -, porque a numerosa multidão ouvia-O com agrado. No contexto desta palavra de JESUS, ELE já SE encontrava a ser ferozmente perseguido. Uma das formas de perseguição era fazer perguntas para O comprometer - como se isso fosse possível! - com alguma resposta Sua. Desta vez, JESUS resolveu ser ELE mesmo a fazer uma pergunta e, claro, confundiu os que tantas vezes (e inutilmente) O tentaram confundir. O Messias não é um ungido especial de DEUS com todo o poder temporal para conquistar o mundo inteiro pelos métodos já conhecidos dos homens, o da força, fazendo uma multidão de vítimas, no seu desejo de impor (até coisas boas, mas deveríamos imitar DEUS que nos convida ao bem, mas não nos impõe nada, ELE, que é o Todo-Poderoso! Mas DEUS é DEUS e os homens, quando ficam com o poder temporal, mas sem a benção de DEUS, não passam de homens fazendo muitas asneiras e muito mal; melhor seria, para eles, não terem tal poder, dom de DEUS, o CRIADOR, embora possam sempre, enquanto nesta vida finita, que vale zero em relação à que virá, voltar-se para DEUS e pedir-LHE perdão). O Messias, sendo JESUS, é DEUS, o Seu REINO não é deste mundo, enquanto ainda não libertado. Sem dúvida, ao assumir a nossa natureza humana, a alma, criada do nada, o corpo gerado do corpo da Virgem MARIA, um corpo imune da mancha do pecado original desde a concepção (ELA nunca esteve sob o jugo de Satanás, em nenhum momento), viria da descendência de David: MARIA é da descendência de David; São JOSÉ, como pai putativo de JESUS e esposo da Virgem MARIA, que dará o nome de JESUS ao SENHOR, é da descendência de David. Mas JESUS é DEUS, a pessoa é divina, por isso, SENHOR de David. Do salmo CIX, logo no versículo 1, está essa passagem citada por JESUS, cantada ou rezada na oração das vésperas de cada DOMINGO:
Disse o SENHOR (DEUS PAI) ao meu SENHOR (DEUS FILHO). Etc.
E David disse isso inspirado por DEUS ESPÍRITO SANTO.
JESUS estava a ser perseguido, todos os Seus discípulos, não sendo mais do que o MESTRE, também serão perseguidos, mas também recebem de JESUS aquilo que o mundo não pode dar, a Sua paz.
Hoje é sexta-feira, o principal dia da semana da comunidade ismaelita: o sexto dia da semana, quando o homem foi criado e também redimido pela paixão de JESUS. Aproximamo-nos do último dia da semana, o dia mais importante dos judeus - que como recordou o beato João Paulo, são os nossos irmãos mais velhos -, o sábado, quando DEUS descansou do Seu projecto de Criação, mas não se afastou, ou tudo desapareceria, deixaria de existir (até o anjos a quem DEUS, por serem criaturas espirituais, deu a imortalidade, desapareceriam). Na tarde de sábado, para os cristãos (e civilização ocidental), já estamos no dia maior da semana e nova semana, o DOMINGO. Vamos entrar em TC 10, 1 e ano B. Neste DOMINGO, além de coincidir com a memória, que não será feita, do Anjo da Guarda de Portugal, é o Dia de Portugal (de Camões e das comunidades portuguesas), pois é 10 de Junho. Um bom DOMINGO e até amanhã, se DEUS quiser!
Nas leituras feriais da Santa Missa para hoje, a primeira leitura, tirada do Novo Testamento (ano par), é a seguinte:
Tu te aplicaste a seguir-me fielmente no ensino, no modo de vida, nos projectos, na fé, na paciência, na caridade, na constância, nas perseguições e nos sofrimentos que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra. Que perseguições tive que sofrer! Mas de todas me livrou o SENHOR. Todos os que quiserem viver a fé em CRISTO JESUS serão perseguidos. Os homens maus, porém, e os fraudulentos irão de mal a pior, enganando os outros e enganando-se a si próprios. Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como certo. Sabes de quem aprendeste. Desde a infância conheces as SAGRADAS ESCRITURAS: elas podem dar-te a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em CRISTO JESUS. Toda a ESCRITURA, inspirada por DEUS, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar segundo a justiça. Por ela, o homem de DEUS se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.
(2 Tim III,10-17)
Desde a infância conheces as SAGRADAS ESCRITURAS: elas podem dar-te a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em CRISTO JESUS. (...) Por ela, o homem de DEUS se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.
E assim:
Desde a infância conheces as SAGRADAS ESCRITURAS: elas podem dar-te a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em CRISTO JESUS. (...) Por ela, o homem de DEUS se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.
E assim:
Vivem em grande paz os que amam a Vossa LEI, SENHOR, e nada há que os perturbe.
São Paulo - aquele que, de modo extraordinário e em três dias, enquanto cego, recebeu o ensinamento de JESUS, que os outros apóstolos receberam no convívio de três anos com o SENHOR, embora só em PENTECOSTES se lhes abriram os olhos plenamente - faz recomendações ao jovem bispo São Timóteo por carta (epístola). Mas essas recomendações servem para toda a IGREJA.
Diz São Paulo:
Que perseguições tive que sofrer! Mas de todas me livrou o SENHOR. Todos os que quiserem viver a fé em CRISTO JESUS serão perseguidos.
Será então melhor não seguir JESUS? Esta interrogação é tão absurda, salvo para os nescientes e para os ignorantes de JESUS, pois, ao que eu saiba, uma pessoa normal deseja ser feliz e realizada, o que só é possível em DEUS (claro está, embora, por causa da herança do pecado original, nem sempre isso fica tão claro assim, podemos ter comportamentos irracionais). Mesmo com as perseguições..., com JESUS, tudo é alegria e paz, porque a felicidade não depende do tempo estar bom ou mau, nem das coisas, mesmo que boas.
Os perseguidores, estes não a conhecem, só o engano:
Os homens maus, porém, e os fraudulentos irão de mal a pior, enganando os outros e enganando-se a si próprios.
Tu te aplicaste a seguir-me fielmente no ensino, no modo de vida, nos projectos, na fé, na paciência, na caridade, na constância, nas perseguições e nos sofrimentos que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra.
A felicidade está na LEI DE DEUS. A SAGRADA ESCRITURA inteira diz isso, até historicamente!, dando testemunho de que, sempre que um povo se afastava de DEUS, caindo na escravidão do reino de Satanás - aquele que queria, sendo criatura, tomar o lugar de DEUS, e passou a incentivar o homem a fazer a mesma coisa... (não está tão visível isso hoje mesmo?) -, é só crises: a primeira delas, e causa das outras, não é a económico-financeira, como se diz, mas a moral (é esta a causadora de todas as outras crises, inclusivé, da económico-financeira, como se viu recentemente).
A LEI DE DEUS não tem nada a ver com a floresta de leis e regras dos homens, como acontece, por exemplo, na União Europeia. São uma multidão de leis e regras (onde está a liberdade, no meio dessa selva?) porque, quando JESUS (= DEUS) não reina no coração dos homens, os problemas se multiplicam (e não adianta saber, uma pessoa, o que se deve e o que não se deve fazer (sobretudo quando as coisas correm mal para ela)... Esquece-se o que se aprendeu (ou o condicionamento, uma coisa distinta do ensino, é quebrado) e o que se deve e o que não se deve fazer vai por água abaixo). Os problemas se multiplicam e se multiplicam as regras, as excepções e os remendos. A SAGRADA ESCRITURA dá testemunho histórico também disso. Já se pensou quantas leis existem, por exemplo, em Portugal? Que selva! Com DEUS fica tudo muito simplificado: só existe uma lei, sem incisos, muito menos com emendas (posteriores): AMAR. É certo que, embora falemos tanto do amor, somos fracos e pecadores para isso, mas temos um salvador, que tornou isso uma realidade, desde que acolhamos a Sua graça, pois DEUS é respeitador da nossa liberdade.
Muitos me perseguem e afligem,
mas não me afasto das Vossas ordens.
A verdade é princípio da Vossa PALAVRA,
é eterna toda a sentença da Vossa justiça.
Os poderosos perseguem-me sem motivo,
mas o meu coração só teme as Vossas palavras.
Vivem em grande paz os que amam a Vossa LEI
e nada há que os perturbe.
Eu espero, SENHOR, na Vossa salvação
e cumpro os Vossos Mandamentos.
Observo os Vossos preceitos e as Vossas ordens,
pois diante de mim estão os Vossos caminhos.
(Salmo CXVIII,157.160-161.165-166.168)
Todo o discípulo de CRISTO - o próprio JESUS advertiu, mas também disse que teríamos a Sua paz, aquela que só DEUS pode dar -, serão perseguidos pela mentira e o erro, porque JESUS é a VERDADE e a VIDA.
Vivem em grande paz os que amam a Vossa LEI e nada há que os perturbe.
O mundo propõe outras coisas para a paz, mas a realidade é só uma: vivem em grande paz, SENHOR, os que amam a Vossa LEI e nada há que os perturbe. (...) Diante de mim estão os Vossos caminhos.
No EVANGELHO deste dia temos esta passagem:
Ensinando no Templo, JESUS tomou a palavra e perguntou: «Como dizem os doutores da Lei que o Messias é filho de David? O próprio David afirmou, inspirado pelo ESPÍRITO SANTO: Disse o SENHOR ao meu SENHOR: 'Senta-TE à Minha direita, até que faça dos Teus inimigos escabelo dos Teus pés'. O próprio David chama-LHE SENHOR; como pode ser seu filho?» E a numerosa multidão ouvia-O com agrado. (Mc XII,35-37)
Que pena que o mundo ande muito ocupado com as coisas do mundo e com as palavras dos homens, não querendo conhecer JESUS - aberto a todos e facilitado através da RAINHA DA PAZ, nestes tempos de trevas profundas -, porque a numerosa multidão ouvia-O com agrado. No contexto desta palavra de JESUS, ELE já SE encontrava a ser ferozmente perseguido. Uma das formas de perseguição era fazer perguntas para O comprometer - como se isso fosse possível! - com alguma resposta Sua. Desta vez, JESUS resolveu ser ELE mesmo a fazer uma pergunta e, claro, confundiu os que tantas vezes (e inutilmente) O tentaram confundir. O Messias não é um ungido especial de DEUS com todo o poder temporal para conquistar o mundo inteiro pelos métodos já conhecidos dos homens, o da força, fazendo uma multidão de vítimas, no seu desejo de impor (até coisas boas, mas deveríamos imitar DEUS que nos convida ao bem, mas não nos impõe nada, ELE, que é o Todo-Poderoso! Mas DEUS é DEUS e os homens, quando ficam com o poder temporal, mas sem a benção de DEUS, não passam de homens fazendo muitas asneiras e muito mal; melhor seria, para eles, não terem tal poder, dom de DEUS, o CRIADOR, embora possam sempre, enquanto nesta vida finita, que vale zero em relação à que virá, voltar-se para DEUS e pedir-LHE perdão). O Messias, sendo JESUS, é DEUS, o Seu REINO não é deste mundo, enquanto ainda não libertado. Sem dúvida, ao assumir a nossa natureza humana, a alma, criada do nada, o corpo gerado do corpo da Virgem MARIA, um corpo imune da mancha do pecado original desde a concepção (ELA nunca esteve sob o jugo de Satanás, em nenhum momento), viria da descendência de David: MARIA é da descendência de David; São JOSÉ, como pai putativo de JESUS e esposo da Virgem MARIA, que dará o nome de JESUS ao SENHOR, é da descendência de David. Mas JESUS é DEUS, a pessoa é divina, por isso, SENHOR de David. Do salmo CIX, logo no versículo 1, está essa passagem citada por JESUS, cantada ou rezada na oração das vésperas de cada DOMINGO:
Disse o SENHOR (DEUS PAI) ao meu SENHOR (DEUS FILHO). Etc.
E David disse isso inspirado por DEUS ESPÍRITO SANTO.
JESUS estava a ser perseguido, todos os Seus discípulos, não sendo mais do que o MESTRE, também serão perseguidos, mas também recebem de JESUS aquilo que o mundo não pode dar, a Sua paz.
Hoje é sexta-feira, o principal dia da semana da comunidade ismaelita: o sexto dia da semana, quando o homem foi criado e também redimido pela paixão de JESUS. Aproximamo-nos do último dia da semana, o dia mais importante dos judeus - que como recordou o beato João Paulo, são os nossos irmãos mais velhos -, o sábado, quando DEUS descansou do Seu projecto de Criação, mas não se afastou, ou tudo desapareceria, deixaria de existir (até o anjos a quem DEUS, por serem criaturas espirituais, deu a imortalidade, desapareceriam). Na tarde de sábado, para os cristãos (e civilização ocidental), já estamos no dia maior da semana e nova semana, o DOMINGO. Vamos entrar em TC 10, 1 e ano B. Neste DOMINGO, além de coincidir com a memória, que não será feita, do Anjo da Guarda de Portugal, é o Dia de Portugal (de Camões e das comunidades portuguesas), pois é 10 de Junho. Um bom DOMINGO e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário