SS 5 B (Salt.: sem II)
Quinta-Feira da Semana Santa.
De manhã, a Missa do Crisma, com que se encerra o Tempo da Quaresma; à tarde, a CEIA DO SENHOR, com que se inicia o TRÍDUO PASCAL.
(Dia de) São Francisco de Paula, eremita, mf. (Na devoção)
Desde o DOMINGO passado estamos na SEMANA SANTA.
*** *** ***
Hoje fala-se e diz-se muitas coisas que não são verdade. É preciso estar atento. Assim, sobre o que é a PÁSCOA.
Antes de vermos o que é a PÁSCOA, comecemos por dizer que o mal não existe na CRIAÇÃO, o que existe é a deficiência de bem, que o pecado original trouxe ao mundo, e que o pecado pessoal e social causam na CRIAÇÃO. Não há mal em uma pedra não falar - e não fala realmente (é verdade!) - porque foi criada sem o atributo «poder falar», próprio das criaturas inteligentes - anjos e seres humanos. Mas há uma deficiência de bem no mudo porque DEUS criou o homem - e o mantém existindo em criação contínua - com o atributo ou nota conotativa «poder falar», que está faltando ou está limitado no mudo.
Assim, em particular, a mentira é um mal que significa deficiência de verdade. A mentira não existe, o que existe é a deficiência da verdade. Só DEUS, que é a VERDADE, tem a verdade plena de alguma e qualquer coisa. Nós não sabemos de tudo, não temos a verdade plena das coisas, podemos nos enganar até, mas se não o fazemos conscientemente, também não mentimos, apenas errámos, cometemos um engano. Dito por alguém sem nenhuma consciência de que diz algo com deficiência de verdade, embora seja mentira (melhor: engano, erro), a pessoa que o diz não mentiu. Não houve a mínima intenção nem teve a mínima consciência de que é mentira (de que mentia).
Quem já foi libertado por JESUS e vive na humildade essa libertação, está livre do mal (moral) e da mentira. Jamais mente
- os pastorinhos de Fátima, apenas três crianças, preferiam sofrer, inclusivé ameaças, a mentir (dizia a pequenina Jacinta: «Mentir, nunca!» (De facto, a mentira tem a ver com Satanás, o pai da mentira...)) -
e se peca, não peca gravemente. São Paulo explica que DEUS permite pequenas quedas para que a pessoa que foi libertada dos jugos da carne, do mundo e do demónio não se esqueça que tudo é graça de DEUS, que os super-homens não existem no mundo real; para manter a pessoa na humildade. Mas mentir, essa pessoa, libertada por DEUS, nunca mais - porque jamais - mente.
E o que é a PÁSCOA? Costuma-se dizer que a PÁSCOA não é só uma festa religiosa. Depois se diz o que também é. Isso é mentira. A PÁSCOA é uma festa exclusivamente religiosa.
É verdade que há muita gente, inclusivé, que nem são cristãos, mas também cristãos (abandonaram a fé, paganizaram-se) que se aproveitam dessa festa - exclusivamente religiosa - para férias, mas isso não é a PÁSCOA, mas aproveitar-se da PÁSCOA para férias (outra coisa).
A PÁSCOA tem a ver com a passagem da vida velha, do homem velho - escravo do mal e da mentira - para o HOMEM NOVO, passagem, já nesta vida, que conduz o homem a fazer a passagem, na hora da morte, desta vida para o CÉU (ou temporariamente para o Purgatório, o mais provável: é preciso ser muito santo - ter alcançado a plenitude de santidade que recebeu no baptismo e depois perdeu pelo pecado - para ir directo para a VISÃO BEATÍFICA DE DEUS).
Temos a PÁSCOA judaica, que foi uma figura e preparo para a verdadeira PÁSCOA, a cristã, que se faz - e só se pode fazer - pelo único salvador do homem, o único caminho para DEUS, JESUS CRISTO - CAMINHO, VERDADE, VIDA. A PÁSCOA celebra a passagem de JESUS (DEUS humanado) desta vida, não mais para a condenação eterna a que o homem estava destinado, mas para a VIDA ETERNA, porque foi realizada - e realiza-se liturgicamente - pelo único inocente, JESUS CRISTO. Para o crente em JESUS CRISTO, essa libertação já se opera nesta vida e alcança a plenitude com o nascimento para o CÉU (para a VISÃO BEATÍFICA DE DEUS), após a RESSURREIÇÃO DOS CORPOS (que permitirá ver DEUS sem precisar de morrer de felicidade sem medidas).
Liturgicamente, não tem importância sobre as divergências das datas. Tais divergências aconteceram no passado devido à falta de amor que existiu entre os cristãos que os fizeram dividir. Onde falta o amor, porque falta a humildade, Satanás - pai da mentira, do homicídio, das guerras e divisões, e de todo tipo de perversão - se aproveita e muito bem.
Como foi da IGREJA Católica que nasceu a civilização ocidental
- que já não existe; houve, no ocidente, um retorno à civilização pagã de todos os tempos, onde prevalece o homem velho, orgulhoso e convencido que pode viver sem DEUS e até desafiar DEUS -,
na maior parte do mundo a festa da PÁSCOA acontece pelo calendário cristão católico. Com o retorno ao paganismo, poucas são as pessoas, no mundo, que vão festejar a PÁSCOA. A maior parte delas vão apenas aproveitar-se do feriado, mas não vão festejar a PÁSCOA, uma festa que tem a ver com DEUS, e só com DEUS e nós, os que se abrem a DEUS: religiosa.
Uma boa PÁSCOA, uma boa PASSAGEM, e até amanhã ou logo, se DEUS quiser!