TA 4,3 C (Salt.: sem IV)
Terça-Feira da semana 4 do Tempo do Advento.
*** *** ***
A festa do Natal é celebrada em oito dias: o primeiro dia se inicia em 25 de Dezembro, melhor, na tarde de 24 de Dezembro, no calendário litúrgico já é 25 de Dezembro. O NATAL não se inicia com a MISSA DO GALO à meia-noite, mas com a MISSA DA VIGÍLIA à tarde. O oitavo dia do NATAL é na solenidade da SANTA MÃE DE DEUS em 1 de Janeiro.
O que vamos pedir ao MENINO JESUS neste NATAL?
O maior de todos os presentes que podemos receber do MENINO JESUS neste NATAL é a SALVAÇÃO, a reconciliação com DEUS. O FILHO DE DEUS veio ao mundo para nos salvar.
Como vivemos num mundo que envia mensagens que até parece que não somos criaturas, mas criadores - só DEUS é CRIADOR -, muita gente parece não tomar consciência disso, que somos criaturas, tudo recebemos de DEUS. Até parece que a genialidade musical de Ludwig von Beethoven não a recebeu de DEUS. Até parece que a beleza do futebol de Eusébio não foi um talento recebido de DEUS. Até parece que o maravilhoso entardecer da natureza, que alegra o meu coração, não vem de DEUS (a beleza que vejo é dom de DEUS, a alegria que sinto é dom de DEUS - até parece que não vem de DEUS...). Quando se vive nessa mentira ou falta de reflexão, criam-se ídolos e alimentam-se vaidades, frutos dessa cegueira.
O homem não pode criar, é criatura. Só pode receber do seu CRIADOR. Quero chamar hoje esses dons de "presentes", porque são mesmo presentes. Acidentalmente, o homem pode criar, mas isso não é criar propriamente dito, mesmo na arte: para "criar", precisa de usar o que já existe e, se foi possível fazer esse acto de criação acidental, foi porque já existe desde toda a eternidade no PENSAMENTO DE DEUS. Só DEUS é CRIADOR, dá existência ao que ainda não existe do nada, usando apenas a Sua omnipotência criadora.
DEUS está infinitamente acima do nosso entendimento (e do entendimento dos anjos), o que não significa que não podemos conhecer DEUS. Todas as criaturas inteligentes podem conhecer DEUS, mesmo que não O possam entender. Não podemos compreender a não ser por analogia, pelo que vemos na CRIAÇÃO, porque a nossa inteligência é finita e DEUS é infinito. Mas somos uns "sortudos", porque DEUS assumiu a nossa humanidade: podemos nos relacionar e compreender DEUS à maneira humana, em JESUS CRISTO. Podemos até descobrir a presença inefável de DEUS no amor do próximo... Esta "sorte" não tiveram os anjos, criaturas superiores ao homem, mas o modo de DEUS decidir as coisas não é o nosso... Os anjos, contudo, sendo mais inteligentes que nós, poderão também contemplar DEUS, pelo que conhecem de nós - conhecem-nos muito bem -, à maneira humana: adoram, cheios de alegria e gozo, e agradecimento, DEUS no mistério do DEUS MENINO, no mistério do NATAL.
Aproxima-se o NATAL e, como tudo recebemos de DEUS
- há uma coisa que não recebemos de DEUS, é a única que é própria de nós, lembrou a RAINHA DA PAZ, que é o mau uso da nossa liberdade, o nosso pecado -,
o que iremos pedir de presente ao MENINO JESUS? (E até podemos pedir a intercessão do Pai Natal, que está no CÉU e adora cheio de felicidade o DEUS MENINO...)
Além dos presentes próprios do NATAL, podemos pedir a conversão de alguém, que alguém do Purgatório finalmente possa ver DEUS (ir para o CÉU) - podemos fazer isso, essa oração, no NATAL! -, que abençoe a nossa família, que abra os olhos aos cegos, etc. Podemos pedir também pela saúde - que não é o mais importante, mas QUEM a pode dar e dar tudo mais, e sobretudo a saúde da alma... -, etc (de novo). Podemos ensinar as crianças também a pedir presentes ao MENINO JESUS e sobretudo o maior dos presentes de NATAL, não só para as crianças, mas todas as pessoas: conhecer o MENINO JESUS. Este é o maior de todos os presentes que podemos receber no NATAL: a SALVAÇÃO.
Podemos pedir ao MENINO JESUS sobretudo esse presente - conhecê-l'O -, não só para nós, mas para os outros e, em particular, para as crianças, neste mundo em que os seus direitos se encontram gravemente ameaçados. Tendo o MENINO JESUS como seus amigos, Satanás nada poderá contra elas. Não há presente de NATAL maior e melhor do que este para uma criança, para um pecador, para todos nós: conhecer o MENINO JESUS, alcançar a SALVAÇÃO.
Também os grandes, os enormes e não tão grandes pecadores (só DEUS sabe quem são os maiores, os menores e menos grandes, etc!) - todos! - podem pedir sobretudo este presente, que é o maior de todos os presentes, ao MENINO JESUS: pedir a SALVAÇÃO, que só ELE pode dar. É bom fazermos esse pedido com um olho "interesseiro" em MARIA e JOSÉ, no PRESÉPIO, como os pastores na gruta de Belém, pois MARIA é a Medianeira de Todas as Graças e nossa MÃE.
Se tivermos um SANTO NATAL, teremos um bom e feliz NATAL como efeito disso mesmo. Não há nem pode haver maior presente de NATAL, que o MENINO JESUS nos pode dar, do que conhecê-l'O, tornar-nos Seus amigos, receber a SALVAÇÃO.
Todos precisamos, uns mais do que os outros: neste NATAL, não percamos a oportunidade, não adiemos, não esperemos, peçamos de presente ao MENINO JESUS a Sua SALVAÇÃO. Foi para isso que quis vir ao mundo nascendo de MARIA.
Pais, não deixem de, diante do presépio, com as crianças, pedirem ao MENINO JESUS que dê esse presente, sobretudo esse, aos vossos filhos. Ensinai os vossos filhos a pedir sobretudo este presente ao MENINO, diante de MARIA e JOSÉ, no presépio. Peçamos também ao MENINO JESUS esse presente para todas as crianças do mundo inteiro, em particular, para as que são vítimas de toda a espécie de maldades. A salvação é para todas as idades.
Até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário