TC 01,4 A (Salt.: sem I)
Quarta-Feira da semana 1 do Tempo Comum.
1916: 100 anos das aparições do Anjo da Guarda de Portugal em Fátima. Disse ser o Anjo da Paz.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
*** *** ***
«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. EU, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso PAI que está no CÉU, pois ELE faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os publicanos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso PAI CELESTE.»
(Mateus V, 43-48)
ELE faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores.
Para DEUS nada é impossível: Não é ELE que nos dá condições para tudo? Para pensar, para andar, para deslocar a mão, para sentir o Sol, para etc? Poderia perfeitamente fazer o milagre de vedar o Sol para os que O odeiam, mas acredito que, o que JESUS diz aqui, não é nesse sentido de uma intervenção milagrosa, mas de continuar a dar chances de conversão a quem O ofende, mantendo-o neste mundo, onde estamos passageiramente para fazermos a nossa livre escolha, como aconteceu com os anjos: também tiveram uma prova de fé antes de poder ver DEUS. E DEUS trata a todos por igual, relativo a isso: a chuva cai sobre todos.
Amai os vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem.
JESUS pede algo de impossível ao homem, ainda mais um homem longe do original, envelhecido e afectado pelo pecado original, pessoal e social. Mas como dizia São Paulo, onde abunda o pecado, superabunda a graça que o DEUS MENINO alcançou para a humanidade inteira com a Sua VIDA humana plenamente obediente ao PAI. Ninguém melhor do que DEUS, sabe o que é melhor para cada um de nós, para alcançarmos o nosso fim, a felicidade da VISÃO BEATÍFICA. Vamos obedecer às tentações, ao pecado? Estaremos longe da felicidade, no caminho oposto. DEUS é PAI e obedecer-LHE é alcançar a paz a caminho da VIDA ETERNA, é o que a nossa liberdade deseja, mas só saberemos disso plenamente no final da prova de fé, nesta vida passageira. Mesmo assim, quem procura obedecer-LHE, já sente aquela paz e alegria que só DEUS dá e que a nossa liberdade tanto deseja, mas busca desorientadamente nas coisas que não lhe podem dar.
Amai os vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem.
JESUS pede-nos algo de impossível, de impensável para o homem, mas não podemos nos esquecer que as Suas palavras não são as palavras de homens, mas GRAÇA e VERDADE: quem livremente, porque somos livres, desejar e crer n'ELE, se transforma no HOMEM NOVO, NOVA CRIATURA:
A quantos O receberam, aos que n'ELE crêem, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de DEUS. Estes não nasceram de laços de sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade de um homem, mas sim de DEUS. (João I, 12-13)
E ainda:
A Lei foi dada por Moisés, mas a GRAÇA e a VERDADE vieram-nos por JESUS CRISTO. A DEUS jamais alguém O viu. O FILHO Unigénito, que é DEUS e está no seio do PAI, foi ELE QUEM O deu a conhecer. (João I, 17-18)
Jamais homem algum ou nenhum poderia sequer imaginar para dizer aos outros o que está em JOÃO I, 12-13 ou em João I, 17-18; é PALAVRA DE DEUS, PALAVRA pela QUAL todas as coisas foram criadas e existem, é PALAVRA CRIADORA. Só pela acção do ESPÍRITO SANTO se pode dizer uma coisa verdadeiramente nova como essas e tantas outras presentes nas SAGRADAS ESCRITURAS.
«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. EU, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso PAI que está no CÉU, pois ELE faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores.»
«Se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os publicanos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?»
«Sede perfeitos como é perfeito o vosso PAI CELESTE.»
Em Lucas, imitar DEUS na Sua infinita perfeição, é procurar imitá-l'O na Sua misericórdia:
«Sede misericordiosos como o vosso PAI CELESTE é misericordioso.» (Em Lucas)
Pedido impossível, mas para DEUS nada é impossível. É só querermos escutá-l'O, que teremos a Sua GRAÇA e VERDADE para tornar tudo possível.
Até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário