TC 19,4 A (Salt.: sem III)
Quarta-Feira da semana 19 do Tempo Comum.
São Estêvão da Hungria, mf.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra P (PALAVRA DE DEUS).
*** *** ***
David respondeu a Golias: «Tu vens contra mim de espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em NOME do SENHOR DO UNIVERSO, do DEUS dos Esquadrões de Israel, a QUEM tu desafiaste. O SENHOR vai entregar-te hoje nas minhas mãos e eu vou matar-te, cortar-te a cabeça e dar os cadáveres do campo dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que todo o mundo saiba que há um DEUS em ISRAEL. E toda essa multidão de gente saberá que não é com a espada nem com a lança que o SENHOR triunfa, porque ELE é o árbitro da guerra e ELE vos entregará nas nossas mãos!» (1 Samuel XVII, 45-47)
Como é connosco? Usamos as mesmas armas de Golias ou colocamos a nossa confiança em DEUS somente?
Golias é figura do príncipe deste mundo - daquela Serpente antiga que disse que, desobedecendo a DEUS, isto é, antes obedecendo a ela, tudo seria melhor, uma mentira descarada!. Este mundo está sob o seu domínio e podemos ver isso, se abrirmos humildemente os olhos para ver, como o mundo tomou o caminho da insensatez.
Usar as mesmas armas de Golias para enfrentá-lo, como super-homens (e mulheres), vamos perder sempre, mas se a nossa confiança está em DEUS e é com a Sua GRAÇA que contamos, isso basta e só isso é o suficiente, venceremos todos os obstáculos de Golias.
David respondeu a Golias: «Tu vens para mim de espada, lança e escudo...»
Não façamos como Golias, usando as armas do ódio e da violência, mas como David:
«... Eu, porém, vou a ti em NOME do SENHOR DO UNIVERSO, do DEUS dos Esquadrões de Israel (David refere-se aos Santos Anjos do SENHOR), a QUEM tu desafiaste.»
Bem que o Golias investe contra David, a IGREJA, mas não consegue os seus intentos, porque a IGREJA é obra do SENHOR, obra de DEUS. Tudo que ELA faz é em NOME DE DEUS, Seu único SENHOR. No Juízo Final, a IGREJA, CORPO MÍSTICO DE CRISTO, será a vencedora, porque actua em NOME do SENHOR RESSUSCITADO. Assim como é com a IGREJA, POVO DE DEUS, assim deve ser com cada um de nós, os baptizados, ou perderemos esta batalha pessoal espiritual, que não é contra homens, recorda-nos São Paulo, mas contra o Golias.
Façamos como David, e venceremos:
«O SENHOR vai entregar-te hoje nas minhas mãos e eu vou matar-te, cortar-te a cabeça e dar os cadáveres do campo dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que todo o mundo saiba que há um DEUS em ISRAEL. E toda essa multidão de gente saberá que não é com a espada nem com a lança (as coisas do mundo, onde colocamos mais a nossa confiança, nelas, do que em DEUS) que o SENHOR triunfa, porque ELE é o árbitro da guerra e ELE vos entregará nas nossas mãos!»
É claro que não podemos interpretar à letra o que está aí acima, e que reflecte o modo de ver as coisas da época, ainda muito longe do conhecimento da verdadeira VONTADE DE DEUS trazida pelo cristianismo. Mas há uma mensagem que é a vitória da IGREJA contra o príncipe deste mundo e, pessoalmente, de cada baptizado (se tudo fizer em NOME do Seu SENHOR como David). Se optamos por DEUS, como é o dever de todo baptizado, contra Satanás, o Golias - e diga-se de passagem, a única coisa sensata é optar por DEUS -, então vencemos, pois optámos pelo AMOR, amor verdadeiro.
JESUS veio lembrar que amar DEUS acima de todas as coisas, necessariamente significa amar o próximo - mesmo que esse nosso próximo nos deteste ou nos persiga -, ou seria um falso amor a DEUS. Se não amamos os outros, nossos irmãos, não amamos a DEUS, recorda-nos São João na sua carta. Se optámos por DEUS, optámos pelo AMOR, que dirigido ao próximo é a CARIDADE. Recordemos o que diz JESUS a um escriba:
Aproximou-se de JESUS um escriba (...) e perguntou-LHE: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» JESUS respondeu: «O primeiro é: Escuta, Israel: O SENHOR nosso DEUS é o único SENHOR; amarás o SENHOR, teu DEUS, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças.» (Marcos XII, 28-30)
Já está respondido? Não, ensina JESUS! É preciso completar; como ELE havia dito, não veio revogar a LEI (claro está!), mas levá-la à perfeição (revelar melhor a VONTADE do PAI DO CÉU). Após dizer isso ao escriba, vem a novidade de JESUS, que não separa o amor do próximo do amor a DEUS:
«O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.» (Marcos XII, 31)
Se prevalece o amor - para isso, precisamos estar em oração e vigilância - Golias, com todo o seu poder bélico (o seu ódio, as suas mentiras e difamações, as suas perseguições, etc), nada poderá contra nós. Se tivermos a humildade de olhar para o que se passa no mundo, vemos que o amor não existe ou se esfriou, até numa falsa piedade. Falsa piedade porque, assim como não amamos DEUS se não amamos o próximo, o outro, também, precisamente, por causa disso, não amamos o próximo, se só amamos alguns. O próximo a que JESUS se refere é qualquer um, mesmo os que nos perseguem.
Queridos filhos, rezai, para que chegue o REINO DO AMOR ao mundo inteiro. Como os homens ficaríam felizes, se o amor reinasse!
O Golias nada poderia, antes fugiria, porque o ódio não suporta o amor e só este pode vencer o ódio, pode vencer tudo, todos os obstáculos, é mais forte que tudo.
A RAINHA DA PAZ, precisamente, na parte final da Sua última mensagem, dada em 2 de Agosto de 2017, mencionou isso mesmo que JESUS nos ensina:
Meus filhos, muitas são as obras de amor que ELE (JESUS) fez por vós! EU vos ensino a vê-las, a compreendê-las e a agradecer-LHE,...
Como?
Amando-O e perdoando sempre o próximo; porque amar o Meu FILHO significa perdoar. Não se ama o Meu FILHO, se não se consegue perdoar o próximo, se não se procura compreendê-lo, se há julgamento!
E se não amamos o próximo, também não actuamos como David em NOME do SENHOR, a nossa oração nada vale:
Meus filhos, o que vale a oração, se não amais e não perdoais?
Já dizia um santo doutor da IGREJA - não cito porque tenho dúvida entre dois nomes - que JESUS (DEUS) não é pastor de lobos, mas de ovelhas. Se usamos as mesmas armas de Golias, ELE SE afasta de nós e nós perdemos, pois o Golias é mais forte que nós.
Mas onde há caridade verdadeira (a CARIDADE), lembra também um cântico litúrgico, aí habita DEUS e o Golias nada pode, nem de leve.
Rezai sem cessar pelo dom do amor, amai o vosso PAI CELESTE acima de tudo. Quando O amardes, amar-vos-ei a vós mesmos e aos que vos são próximos: isto é uma coisa inseparável.
Porque é inseparável? Nunca nos esqueçamos porquê:
O PAI CELESTE está em todos os homens, em todas as pessoas, ama todas as pessoas e chama cada pessoa pelo nome próprio. Por isso, Meus filhos, através da oração, escutai a vontade do PAI CELESTE, falai com ELE, tende um relacionamento pessoal com o PAI, que tornará ainda mais profundo o relacionamento entre vós, a comunidade dos Meus filhos, os Meus apóstolos.
Quando amardes o PAI CELESTE (DEUS), amar-vos-ei a vós mesmos e aos que vos são próximos: isto é uma coisa inseparável.
David respondeu a Golias: «Tu vens contra mim de espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em NOME do SENHOR DO UNIVERSO.»
Por vós mesmos, filhos Meus, não podeis travar o Mal que quer reinar no mundo e destruí-lo.
Mas, por meio da VONTADE DE DEUS, todos juntos com o Meu FILHO, podeis mudar tudo e curar o mundo.
Olhemos como vai o mundo, olhemos com humildade, porque o orgulho não deixa ver: reina a tristeza, reina a incerteza, reina a descrença, reina a falta de paz, reina Golias, porque DEUS foi afastado pelos nossos pecados:
O Mal (Golias) quer reinar no mundo e destruí-lo, adverte a RAINHA DA PAZ.
Satanás quer a guerra, quer a ausência de paz e quer destruir tudo que é bom. Por isso, queridos filhos, rezai, rezai, rezai.
Queridos filhos, também hoje, convido-vos à oração, especialmente hoje, quando Satanás quer a guerra e o ódio.
Satanás quer sufocar com o seu vento contagioso de ódio e de desassossego o homem e a sua alma. Em muitos corações não há alegria porque não há nem DEUS nem a oração. O ódio e a guerra crescem de dia para dia.
O ódio e a guerra crescem de dia para dia.
Não é isso que vai acontecendo neste mundo? Mas há sempre a esperança, jamais..., nunca nada está perdido. A solução existe, a esperança é real, recorda a RAINHA DA PAZ, é a reconciliação com DEUS, NOSSO SENHOR. Ninguém está excluído da salvação do SENHOR.
Agir, como David, em NOME do SENHOR, significa amar, amando DEUS acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor a DEUS. Significa viver, como vivia David, com DEUS, significa oração. Esta abre os nossos olhos para ver para onde este mundo está a caminhar, em que enganos se encontra.
Queridos filhos, o ódio cria a discórdia e nada vê, a ninguém vê. EU convido-vos a ser sempre portadores da concórdia e da paz. Especialmente onde viveis, agi com amor. O amor seja sempre o vosso único modo de agir. Com o amor, mudais em bem tudo isso que Satanás quer destruir e de que deseja apropriar-se.
Com o amor, mudais em bem tudo isso que Satanás (Golias) quer destruir e de que deseja apropriar-se.
Eis as cinco pedras de David ensinadas em Medjugorje para vencermos o gigante Golias:
- Oração (diária, em particular, o Rosário diário)
- Confissão (frequente, pelo menos mensal)
- EUCARISTIA (diária, se possível)
- SAGRADA ESCRITURA (leitura diária da Bíblia)
- Jejum (às quartas e sextas sendo o ideal a pão e água)
NOSSA SENHORA apresenta-SE com a evocação, que é a última da Ladaínha Laureteana: RAINHA DA PAZ. PAZ que só DEUS, o SUMO BEM, pode dar, a verdadeira, como diz a RAINHA DA PAZ.
MIR (PAZ) é a primeira das mensagens de NOSSA SENHORA em Medjugorje. Como se alcançar esse dom de DEUS, que só se alcança com a nossa reconciliação com DEUS?
Quando O amardes (a JESUS, DEUS!), amar-vos-ei a vós mesmos e aos que vos são próximos: isto é uma coisa inseparável.
Alcançada a paz no nosso coração, poderemos então difundir esse dom de DEUS no nosso meio social e no mundo inteiro com a oração da paz:
Se não houver paz, rezai, e haveis de recebê-la. Através de vós e da vossa oração, filhinhos, a paz começará a correr pelo mundo. Por isso, filhinhos, rezai, rezai, rezai, porque a oração opera milagres no coração dos homens e no mundo.
A FÉ (dom de DEUS, mas que DEUS não nega a quem O busca), a conversão (com Confissão frequente), a oração e o jejum serão as vias para essa PAZ sobrenatural. Para isso, não esqueçamos as cinco pedras de David.
Quando o homem está longe de DEUS, por causa do pecado mortal, fica sob o influxo do espírito do Mal, e podemos ver até onde pode chegar no mal. Como, sem escrúpulos, pode atear fogo em florestas causando tantos males, só para citar um exemplo. Enquanto o homem não se voltar para DEUS, reconciliando-se com DEUS e, daí, consigo próprio e com todos, não é possível a paz social, porque não existe a paz pessoal que vem de viver na amizade com DEUS, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Na amizade de DEUS, será, como ensina São Francisco de Assis na sua oração, um instrumento de paz, da PAZ DE DEUS.
Até amanhã, se DEUS quiser!