TC 18,1 A (Salt.: sem II)
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR, FESTA.
As festas do SENHOR quando calham ao DOMINGO, transformam-se em solenidades, prevalecendo à solenidade do DOMINGO no Tempo Comum. Estas festas também calham neste tempo litúrgico.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
*** ** **
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra U.
*** ** **
«ESTE é o Meu FILHO muito amado, n'O qual pus toda a Minha complacência. Escutai-O!»
(Mateus XVII, 5c)
É uma passagem do EVANGELHO de hoje, na celebração da TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR no Tabor. Notemos que é um pedido. DEUS respeita a nossa liberdade e teremos nesta vida, e depois na outra, aquilo que escolhemos nesta vida.
Porque DEUS faz este pedido, de escutar o Seu FILHO, que assumiu a nossa humanidade e com o nome de JESUS, que significa «DEUS SALVA»? É ELE o CRISTO, o MESSIAS anunciado pela LEI (dada a Moisés) e pelos Profetas (representado pelo profeta Elias no Tabor, onde o SENHOR SE transfigurou com eles ao Seu lado).
DEUS faz-nos este pedido - a cada um de nós, aos casais, aos sacerdotes e religiosos, aos missionários, aos políticos, aos governantes do mundo inteiro, às nações, ao mundo inteiro, a todos - porque deseja o nosso bem:
«Qual é o pai, de entre vós, que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o PAI DO CÉU dará o ESPÍRITO SANTO àqueles que LH'O pedem!»
(Lucas XI, 11-13)
Os pais não são perfeitos, mas ninguém nega, quando um pai não está gravemente afectado pelo pecado do mundo, a única coisa que deseja é o bem do filho, quando lhe pede algo. E mesmo assim, o bem que o pai lhe pode dar é alguma coisa. DEUS dá o que o ser humano busca e anseia, a FELICIDADE, que já se inicia neste mundo na paz e alegria e chega à plenitude no nascimento para a VIDA ETERNA, no CÉU, na VISÃO BEATÍFICA DE DEUS.
Anastásio Sinaíta diz-nos algo que deveria ser óbvio à nossa inteligência:
Que há de mais feliz, mais sublime e mais excelente do que estarmos com DEUS, configurar-nos com ELE e vivermos na Sua LUZ? Por certo cada um de nós, pelo facto de ter a DEUS consigo e de ser transfigurado à Sua IMAGEM divina, pode exclamar com alegria (como São Pedro no Tabor): «É bom nós estarmos aqui, onde tudo irradia luz, felicidade e alegria, onde o coração é inundado de paz, serenidade e doçura; onde CRISTO mostra o Seu ROSTO; onde ELE, com o PAI, estabelece a Sua morada e diz: "Hoje chegou a salvação a esta casa"; onde com CRISTO se acumulam tesouros de bens eternos; onde se reflectem, como num espelho, as primícias e as imagens dos séculos futuros.
(Anastásio Sinaíta)
Todos os reinos deste mundo passarão. Só o REINO DO SENHOR é eterno, não passa nunca:
O Seu PODER é eterno, nunca passará, e o Seu REINO jamais será destruído.
(Daniel VII, 14)
As portas do Inferno, e suas potencias, jamais prevalecerão contra ESTE REINO.
Escutar o FILHO Unigénito de DEUS PAI, é escutar a Sua BOA NOVA, o EVANGELHO. São Paulo nos adverte para não andarmos a escutar outras coisas, que não passam de mentiras do príncipe deste mundo:
Se o nosso EVANGELHO permanece ainda velado, é para os que se perdem, para os incrédulos, a quem o deus deste mundo cegou o entendimento, para que eles não possam contemplar o esplendor do EVANGELHO DA GLÓRIA de CRISTO, que é IMAGEM DE DEUS.
(2 Coríntios IV, 3-6)
Quem O vê - pela acção do ESPÍRITO SANTO -, já dizia JESUS de SI Mesmo, vê o PAI.
O deus deste mundo - falso deus - é o príncipe deste mundo. Ele é incansável, neste mundo, para desviar as pessoas de DEUS, tornando-as incrédulas. NOSSA SENHORA pede orações e sacrifícios por elas, e assim na Sua última mensagem temos esta passagem:
Não vos desencorajeis por serem necessárias muitas orações e sacrifícios pelos que não rezam, não amam e não conhecem o Meu FILHO. Ajudai-os vendo neles os vossos irmãos. (...) O amor que brota do AMOR ilumina o mundo. A REDENÇÃO é AMOR e o amor não tem fim; quando o Meu FILHO voltar novamente à Terra, procurará o amor nos vossos corações.
O salmista, no salmo LXXXIII, fala da sua experiência terrestre de viver com DEUS presente na sua vida:
Como é agradável a Vossa morada,
SENHOR dos Exércitos!
A minha alma suspira ansiosamente
pelos átrios do SENHOR.
O meu coração e a minha carne
exultam no DEUS vivo.
Até as aves do céu encontram abrigo
e as andorinhas um ninho para os seus filhos,
junto dos Vossos altares, SENHOR dos Exércitos,
meu REI e meu DEUS.
Felizes os que moram em Vossa CASA:
podem louvar-VOS continuamente.
Felizes os que em VÓS encontram a sua força,
os que trazem no coração os caminhos do santuário.
Ao atravessar o vale seco, transformam-no em oásis,
que logo as primeiras chuvas cobrirão de bênçãos.
Vão caminhando com entusiasmo crescente,
até verem DEUS em Sião.
Senhor DEUS dos Exércitos, ouvi a minha prece,
prestai-me ouvidos, ó DEUS de Jacob.
Contemplai, ó DEUS, nosso protector,
ponde os olhos no rosto do Vosso ungido.
(Todo baptizado é um ungido, um cristo)
Um dia em Vossos átrios
vale por mais de mil.
Antes quero ficar no vestíbulo da casa do meu DEUS
do que habitar nas tendas dos pecadores.
(do que viver a vida no pecado)
Porque o Senhor DEUS é sol e escudo,
ELE dá a graça e a glória.
O SENHOR não recusa os Seus bens
aos que procedem com rectidão.
SENHOR dos Exércitos,
feliz o homem que em VÓS confia!
No Tabor, a humanidade de JESUS SE transfigura pelo Seu poder divino - celebramos neste DOMINGO a TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR -, diante de três apóstolos como testemunhas - Pedro, Tiago e João. Ao descer o monte, JESUS diz a esses Seus discípulos para nada contarem a ninguém, do que viram, até que ELE ressuscite dos mortos. A Sua PAIXÃO estava próxima.
A TRANSFIGURAÇÃO celebrada hoje - dia 6 de Agosto, que neste ano caiu neste DOMINGO -, não só está relacionada com a RESSURREIÇÃO do SENHOR, na carne, pelo poder da Sua divindade, como também com a nossa própria ressurreição, ou transfiguração do nosso corpo no Juízo Final. JESUS nos liberta do homem velho de todos os tempos - só ELE (DEUS) pode realizar isso - e nos oferece a vida nova, uma vida que se transfigura no dia a dia, pela conversão diária e, no Juízo Final, a VIDA ETERNA em corpo espiritual glorioso, livre de todas as limitações impostas por um corpo material. Há uma NOVA CRIAÇÃO com a RESSURREIÇÃO DO SENHOR: vida nova para quem se deixa libertar pelo SENHOR neste mundo e depois a VIDA ETERNA dos bem-aventurados no CÉU.
Continuação de um bom DOMINGO, o DIA DO SENHOR, boa semana, e até amanhã, se DEUS quiser!