TC 16,2 C (Salt.: sem IV)
Segunda-Feira da semana 16 do Tempo Comum.
Santa Maria de Madalena, mo.
![]() |
Pormenor da pintura de Santa Maria Madalena, penitente, de Domenico Tintoretto, Museu Capitolini, Roma. |
NOTA: Como ensina o Santo Padre São Gregório Magno, Vigário de CRISTO cheio do ESPÍRITO SANTO, ao contrário de certos exetas (ditos modernos, embora eu não saiba o que é isso, em relação à PALAVRA DE DEUS), Maria de Madalena foi a grande pecadora de Lucas VIII, 2 que, libertada por JESUS, nunca mais O deixou, em gratidão, e viveu em penitência o resto da sua vida, como retrata Tintoretto neste seu quadro, aqui, um pormenor dele.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «Q» de «Quem como DEUS?».
*** *** ***
SENHOR, PAI SANTO, DEUS eterno e omnipotente,
é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças,
sempre e em toda a parte, por CRISTO, NOSSO SENHOR.
É um trecho de uma das orações do prefácio na SANTA MISSA.
É verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças,
A IGREJA, nesse trecho da oração, recorda-nos uma verdade esquecida pelo mundo que vive como se DEUS não existisse e, por isso, é um mundo que vive triste e sem esperança.
A Religião é um dever do homem. E JESUS veio ensinar como ela deve ser vivida, em espírito e verdade, porque DEUS é espírito. Quando faltamos a um legítimo dever, seja ele qual fôr, praticamos a injustiça, pecamos. E quanto maior o dever, maior a injustiça, quando faltamos ao dever. Não há maior injustiça do que esta, ao faltar a este dever, o da Religião, porque não há maior dever do que este, e isto deveria ser óbvio.
A razão humilde, e não a soberba, que subjuga a razão (a verdade), reconhece que se deve amar a DEUS acima de todas as coisas e só a ELE adorar, porque só ELE é CRIADOR, sem ELE não existimos, não pensamos, não falamos, não andamos, não sentimos gozo nem gosto, não rimos nem sorrimos, não existimos. Daí, a Religião é o dever mais importante de todos os nossos deveres.
Não só a Religião é um dever, mas também o mais importante de todos os deveres. Isso deveria ser óbvio, repito, não fosse a desordem que o pecado original trouxe à CRIAÇÃO, afectando a razão humana.
É verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças.
Esse trecho de oração também nos recorda outra coisa óbvia sobre a Religão, basta reflectir um pouco com honestidade, jogar no cesto de lixo não reciclável o orgulho e fica tudo óbvio:
A Religião é necessária para o homem se salvar, porque, óbvio, sem DEUS não há salvação, DEUS é a salvação. Sem DEUS, o ser humano não atinge o seu fim, que é a felicidade, uma coisa que é muito falada neste mundo actual, mas que só será conhecida, a verdadeira, no CÉU, na VISÃO DE DEUS.
E se reflectirmos (um pouquinho só!), a Religião não só é necessária para a nossa salvação, como também, por causa disso mesmo - a salvação é a coisa mais importante, a única que é essencial ao ser humano -, é o que há de mais necessário.
A Religião não só é o maior de todos os deveres do homem, mas também a maior de todas as necessidades humanas.
O Sr. Alienado não reconhece isso, porque não pensa nisso, e aqui é que está a verdadeira tragédia - as outras são aparentes -, porque ele só tem esta vida passageira para, reconhecendo estas verdades, procurar a misericórdia divina.
É bom lembrar de novo o que NOSSA SENHORA, na terceira aparição em Fátima, veio recordar ao mundo. A terceira aparição foi neste mês em 1917 (13 de Julho de 2017). E o que NOSSA SENHORA em Medjugorje veio lembrar novamente:
Queridos filhos, hoje, convido-vos a unir a vossa vida a DEUS CRIADOR, porque só assim a vossa vida terá sentido e compreendereis que DEUS é AMOR. DEUS envia-ME a vós por amor, a fim de que EU possa ajudar-vos a compreender que, sem ELE, não há futuro nem alegria e, sobretudo, não há salvação eterna.
Unir a vossa vida a DEUS CRIADOR. (Religião)
Só assim a vossa vida terá sentido e compreendereis que DEUS é AMOR.
Sem ELE, não há futuro nem alegria e, sobretudo, não há salvação eterna.
Religião: o maior de todos os deveres e a maior de todas as necessidades.
Uma boa segunda-feira, o segundo dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!