TC 25,2 C (Salt.: sem I)
Segunda-Feira da semana 25 do Tempo Comum.
São Pio de Pietrelcina, mf.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «S» de «Sinais dos Tempos».
*** *** ***
O mundo, cego e nas trevas para ver e compreender, há-de ver e compreender, mais tarde ou mais cedo, que só os valores cristãos salvam e fazem do homem velho o homem novo. Só JESUS salva. Mais tarde ou mais cedo, há-de ver e compreender algo que até é e devia ser óbvio para todos: longe de DEUS é só tristeza, miséria, sem futuro, sem solução.
«Quem crê em JESUS, não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no FILHO Unigénito de DEUS.» (João III, 18)
Todo cristão tem obrigação moral de saber desta VERDADE: DEUS deseja que a humanidade inteira conheça o Seu FILHO, para se salvar. JESUS veio trazer ao mundo os verdadeiros adoradores desejados pelo PAI, em espírito e verdade.
Quem não tem culpa por não crer, pois não conhece o SENHOR, se fôr justo, acreditará na hora da sua morte, porque ninguém se salva, a não ser só e somente pelos merecimentos infinitos de JESUS.
No mundo, verificamos - é um facto histórico -, que, quando o mundo (assim foi com o mundo ocidental) perde a sua fé em JESUS CRISTO, vai aos poucos afastando-se e perdendo DEUS, e vai inventando outros deuses, ídolos! Afastando-se de DEUS, da salvação, cresce a violência e a miséria, cresce o sofrimento e as doenças, físicas e mentais. A História tem ensinado isso, esta verdade, que até devia ser óbvia a todos nós.
O mundo está cheio de males porque preferiu o reino da mentira em vez do REINO DE DEUS trazido por JESUS. Não perguntes porque DEUS permite o mal. Quem disse que permite? Por acaso isso está dito na SAGRADA ESCRITURA ou o contrário? Não permite não! Quem permite são os homens como tu, que fazem mau uso da liberdade. Este é o tempo para te livrares da Sua JUSTIÇA, buscando a Sua misericórdia, porque, repito, DEUS não permite o mal. Na justiça de DEUS, não é preciso provar nada, ELE vê tudo, e não há impunidade. Por isso, agradeçamos a JESUS, porque, graças a ELE, podemos, enquanto neste mundo passageiro, buscar o perdão do SENHOR.
JESUS CRISTO é sempre o mesmo, ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis transviar por doutrinas incertas estranhas. (Hebreus XIII, 8-9a)
ELE mandou à Sua IGREJA baptizar e ensinar a Sua BOA NOVA a todos os povos, porque só ELE nos pode salvar, ninguém mais:
«Ide, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em NOME do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que EU estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mateus XXVIII, 19-20)
Porque razão diz JESUS isso aos Seus discípulos? Porque só ELE salva. E o que é salvar? Tirar de nós e do mundo aquilo que trouxe e trás o sofrimento, a morte, as doenças: o pecado. Além disso, merecer-nos o CÉU e resgatar-nos do espírito do Mal. O pecado é a causa do sofrimento e é até fácil de compreender pela luz natural da razão porque o pecado traz o sofrimento: se faço mal a alguém, isto é, peco, trago sofrimento para mim e para ele; «água mole em pedra dura, tanto bate até que fura», isso - esse mal espiritual, cujo efeito é o sofrimento -, acaba por afectar a saúde mental e mesmo física da pessoa.
E não adianta dizer, como se diz hoje, que o pecado não existe, porque os efeitos do pecado se farão sentir sempre. Eu posso dizer que não há mal em pôr o dedo em água a ferver, mas se o fizer, o seu efeito se fará sentir.
E hoje se dizem mentiras sobre o SENHOR:
JESUS não alegou, como profeta, ser o MESSIAS, como diz um dicionário mentiroso. Donde é que esse dicionário tirou isso? JESUS nunca disse tal coisa de SI Mesmo.
JESUS disse ser DEUS e o CRISTO, mas nunca o disse como profeta. Deu abundantes provas da Sua afirmação, de que ELE e o PAI (DEUS) são um só. Ainda hoje, continua a dar provas de que é DEUS, já são dois milénios de provas visíveis ao olho nú da Sua RESSURREIÇÃO.
Os profetas, pelo contrário, não passando de meros seres humanos escolhidos pelo próprio SENHOR (que assumiria a nossa humanidade com o nome escolhido por ELE Próprio e indicado pelo Arcanjo Gabriel à VIRGEM MARIA: JESUS), anunciavam a vinda do MESSIAS (de JESUS). Quando ELE veio, deixou claro ser QUEM era, com provas e mais provas da Sua divindade até hoje.
Como ELE Mesmo disse de SI - infinitamente mais do que um profeta, este, não passa de um homem -, ninguém vai ao PAI, senão por ELE, isto é, ninguém se pode salvar senão por JESUS. O povo reconhecia que ELE não falava como os outros, mas com AUTORIDADE.
Desde Adão ao último homem (ou mulher), ninguém se salva sem ELE, que é o CAMINHO, a PÁSCOA (PASSAGEM, PORTA) que conduz à VIDA ETERNA.
Sinais dos tempos: Não é tudo igual, como se diz, e o que DEUS deseja é que o mundo inteiro creia no Seu FILHO para se salvar. Esse é o mandato missionário de DEUS:
«Ide, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em NOME do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que EU estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mateus XXVIII, 19-20)
Só DEUS pode salvar, sem DEUS, não há salvação, mas como reparar à justiça de DEUS os pecados da humanidade, se estes têm dimensão infinita?
A Teologia (séria) admite três possibilidades depois do pecado de Adão: DEUS podia:
(1) ter deixado o homem abandonado à sua desgraça (pena eterna);
(2) ter-lhe perdoado sem satisfação adequada; ou
(3) exigir-lhe satisfação plena, de acordo com a ofensa.
DEUS teve misericórdia do homem, excluindo (1). Na Sua JUSTIÇA, está a MISERICÓRDIA, que não a nega a quem a busque, reconhecendo o mal que praticou (os seus pecados)
- é preciso reconhecer..., sem isso, não é possível o perdão, pois DEUS é JUSTO -,
não desejando mais praticá-lo, confiando na bondade de DEUS.
Sobre o pecado, o verdadeiro mal deste mundo - os outros, são relativos e efeitos directos ou indirectos do pecado -, cabe diferenciar o pecador que peca por fraqueza, daquele que faz questão de pecar. Este pecado, é diabólico, e o pecador fica numa situação muito perigosa de se fechar à misericórdia de DEUS. Por detrás, está o orgulho.
Como disse, DEUS foi misericordioso e excluiu a possibilidade (1). DEUS podia ter escolhido (2), mas sabemos pela REVELAÇÃO que escolheu (3). Tentar compreender porque (3) e não (2), não está ao nosso alcance, pelo menos enquanto vivemos neste mundo, mas sabemos, por REVELAÇÃO, que este teria que ser o caminho, o da REDENÇÃO, que só poderia ser realizado pelo próprio SENHOR, na humanidade assumida:
- satisfazer o mal praticado pelos filhos de Adão, reparando a ofensa, apagando a culpa e perdoando a pena;
- mérito (infinito) de CRISTO, que restaurou o homem, devolvendo-lhe a graça e o direito ao CÉU (a ver DEUS); e
- resgate, JESUS nos libertou do demónio.
DEUS não pode morrer, mas morreu a humanidade que ELE assumiu pelo mistério da ENCARNAÇÃO. O homem não pode ter merecimentos infinitos, é criatura, mas mereceu JESUS, que é a SEGUNDA PESSOA da SANTÍSSIMA TRINDADE, os Seus merecimentos são infinitos, que se comunicam, como o NOVO ADÃO, em todo o Seu CORPO MÍSTICO.
Eis como canta o salmista:
O homem não pode pagar o seu resgate,
não pode pagar a DEUS a sua redenção.
É muito caro o resgate da sua vida
e ele nunca pagará o suficiente,
para prolongar indefinidamente a sua vida
e não experimentar a corrupção.
(Salmo XLVIII, 8-10)
Só os merecimentos infinitos de JESUS podem e realizou isso. Prolongar a vida indefinidamente sem experimentar a corrupção é a VIDA ETERNA.
«DEUS é espírito; por isso, os que O adoram devem adorá-l'O em espírito e verdade.» Disse-LHE a mulher: «Eu sei que o MESSIAS, que é chamado CRISTO, está para vir. Quando vier, há-de fazer-nos saber todas as coisas.» JESUS respondeu-lhe: «Sou EU, que estou a falar contigo.» (João IV, 24-26)
Não é tudo igual, só JESUS salva e a História testemunha que nunca, porque jamais, alguém falou como JESUS falou, de SI, de DEUS, do mundo, da salvação, etc; nunca, porque jamais, o povo falou doutro homem ou profeta, como falou de JESUS no tempo em que viveu entre nós. A SAGRADA ESCRITURA anuncia a vinda do MESSIAS, e só em JESUS se encontra a realização plena dessas profecias do Antigo Testamento.
Como sinais dos tempos, há hoje muita ignorância sobre QUEM é JESUS, e isso é muito perigoso, porque só ELE pode salvar o homem e o mundo.
Continuação de uma boa semana e até amanhã, se DEUS quiser!