domingo, 1 de setembro de 2019

01 I Ben Sirac III, 19-21.30-31 (gr.17-18.20.28-29) (Humildade)

TC 22,1 C (Salt.: sem II)
22º DOMINGO DO TEMPO COMUM.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M.

***   ***   ***

Filho, em todas as tuas obras procede com humildade
e serás mais estimado do que o homem generoso.
Quanto mais importante fores, mais deves humilhar-te,
e encontrarás graça diante do SENHOR.
Porque é grande o poder do SENHOR,
e os humildes cantam a Sua GLÓRIA.
A desgraça do soberbo não tem cura,
porque a árvore da maldade criou nele raízes.
O coração do sábio compreende as máximas do sábio,
e o ouvido atento alegra-se com a SABEDORIA.
(I Ben Sirac III, 19-21.30-31 (gr.17-18.20.28-29))

Ser humilde significa reconhecer que não é nada diante de DEUS, que tudo que tem de bem, a começar pela vida, é dom de DEUS.

Assim, não andará a prestar culto às coisas, praticando a idolatria, mas só a DEUS adorando.

Sem humildade, não existe oração; sem oração, não é possível a aproximação de DEUS, não é possível conhecê-l'O. Saberemos que ELE existe

- mesmo que o censo comum depois não saiba explicar porque sabe que DEUS existe, isso foi provado na Filosofia (mesmo os ateus sabem que DEUS existe...) -,

como eu sei da existência de multidão de pessoas que nunca conheci, nem deverei conhecer nesta vida de passagem; saberei que DEUS existe, mas não O conhecerei, porque DEUS é a VERDADE, não podemos estar diante d'ELE em mentira.

Ser humilde é reconhecer que, apesar de DEUS ter dado uma grande dignidade ao ser humano, destinado à participação da própria vida divina como filho adoptivo (pode ter sido isso que incomodou Lúcifer (Satanás)...), sem DEUS não é nada, precisa de DEUS para tudo (oração (Religião)). É viver na verdade.

Ouvi dizer que há quem diga que não precisa de DEUS. Só precisa dos bens que de DEUS recebe?! A afirmação é contraditória: precisa dos bens que recebe de DEUS, mas não precisa de DEUS, de QUEM recebe os bens.

Ser humilde é viver a verdade de si mesmo: precisa de DEUS para tudo, para não cair na mentira e no mal. Foi através de uma mentira, disfarçada de meia verdade, que entrou a desordem no paraíso terrestre e trouxe a doença, a velhice, a morte (física), em resumo, o sofrimento (a cruz).

Se somos humildes, isto é, verdadeiros - não vivemos uma vida falsa, cheia de falsidades -, isso tem um efeito social positivo: nunca nos julgaremos, mesmo que o sejamos, superiores aos outros e esse não julgar superior aos outros não será fingido, mas de coração, porque o amor do próximo, que vem do AMOR DE DEUS, será verdadeiro e não fingido ou interesseiro. E isso terá o efeito social do homem novo, que não vive da mentira que vem da soberba, mas da humildade.

Filho, em todas as tuas obras procede com humildade e serás mais estimado do que o homem generoso.

Porque a humildade não ofende os outros, ama-os e nem olha - nem passa pela sua cabeça pensar em olhar - se o irmão é inferior ou superior ele, só de pensar nisso teria verdadeira aversão, antes acredita que a todos deve servir sem querer saber de mais nada. O humilde nunca julgará ninguém, sempre será misericordioso. A sua obras serão obras de serviço - isso aumentará a produtividade na economia..., por exemplo -, e será estimado por todos, independentemente do seu «status quo». Ficará triste com o pecado, as ofensas a DEUS, mas sempre desejará o bem de todos. Esse é o mundo novo do homem novo trazido por JESUS CRISTO.

Relativo ao «satus quo», ou até relativo aos olhos de DEUS, que é o que vale, e não o que mundo diz que tem valor:

Quanto mais importante fores (na vocação social), mais deves humilhar-te, e encontrarás graça diante do SENHOR.

E encontrando essa GRAÇA, poderá, no bem, ir além do que humanamente seria possível, beneficiando a todos e dando, por isso, glória a DEUS: a glória de DEUS é a salvação do homem.

Grande o poder do SENHOR, e os humildes cantam a Sua GLÓRIA.

Cantam, porque, pela humildade, permitem que DEUS faça por eles aquilo que humanamente é impossível. Vendo as maravilhas que permitem a DEUS fazer neles e através deles, só podem ficar profundamente agradecidos.

Grande o poder do SENHOR, e os humildes cantam a Sua GLÓRIA.

A desgraça, e o perigo da falta da humildade, de cair e viver em mentira:

A desgraça do soberbo não tem cura, porque a árvore da maldade criou nele raízes.

As pessoas que se condenaram não são capazes, a soberba não deixa, de pedir perdão a DEUS, para saírem desse suplício... Assim descreveu muito bem Dante sobre a descida ao Inferno.

O coração do sábio compreende as máximas do sábio, e o ouvido atento alegra-se com a SABEDORIA.

Porque a SABEDORIA é o VERBO DE DEUS encarnado, JESUS CRISTO, nosso SALVADOR.

Ninguém foi mais humilde do que NOSSA SENHORA. ELA nunca buscou ser mais do que os outros, antes olhou para todos como a humilde serva do SENHOR, que leva a servir aos Seus irmãos, a desejar o bem de todos. DEUS A criou como a Sua OBRA PRIMA, elevando-A acima de todas as (outras) criaturas, acima dos anjos e homens - isso deve ter incomodado Lúcifer( Satanás). É uma mulher e DEUS fez d'ELA corredentora com o Seu FILHO, o REDENTOR, MÃE de todos nós (também, claro, das nossas mães).

Vamos ficar com inveja ou reclamar a igualdade? Essas coisas, graças a DEUS!, não existem no CÉU. Contemplar a grandeza de NOSSA SENHORA, acima de todas as criaturas, que DEUS LHE deu, é a felicidade do anjos e santos no CÉU, que se reflectem sempre em contínuas acções de agradecimento a DEUS por isso. Agradecem a DEUS também pelas maravilhas que existem em cada um deles e, em tudo isso, a razão de toda essa felicidade é sempre DEUS, origem de tudo isso.

Um bom DOMINGO, o primeiro, o mais útil e mais importante dia da semana. Como, com o DOMINGO, iniciamos uma nova semana, vale dizer: «Uma boa semana e até amanhã, se DEUS quiser!»