TC 21,1 B (Salt.: sem I)
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
VIRGEM SANTA MARIA, RAINHA, mo.
Não se celebra hoje por ser DOMINGO.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** ** **
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «U» de «Um Santo DOMINGO!».
*** ** **
«Assim como há um só DEUS, também há um só MEDIADOR entre DEUS e os homens, o homem CRISTO JESUS. Só ELE pode salvar o homem, com um amor superior a toda a piedade fraterna, porque resgatou com o Seu sangue os estranhos, o que ninguém pode fazer por um irmão. Por isso ELE não poupou o Seu próprio CORPO, a fim de nos remir do pecado:
Ofereceu-SE à morte para redenção de todos, como afirmou a sua testemunha fidedigna, o apóstolo Paulo, que afirma: "Digo a verdade, não minto."
Mas porque é que só ELE pode resgatar? Porque ninguém pode igualar a Sua misericórdia, que O leva a dar a vida pelos Seus servos; porque ninguém pode igualar a Sua inocência, pois estamos todos sob o domínio do pecado, estamos todos sujeitos à queda de Adão. Só é escolhido como redentor AQUELE QUE não pode estar sujeito ao pecado original. Assim compreendemos que o homem de QUEM se fala é o SENHOR JESUS, que assumiu a condição humana para crucificar na Sua carne o pecado de todos os homens e anular com o Seu sangue a sentença de condenação que pesava sobre todos.»
(Santo Ambrósio)
Só JESUS pode salvar o homem. Isto que Santo Ambrósio ensina, é renovado em cada EUCARISTIA e, com mais solenidade no DIA DO SENHOR, o DOMINGO, dia da RESSURREIÇÃO. Todo o cristão tem o dever de participar dessa celebração ou, não havendo justificação para a falta, comete pecado mortal. Mas quem ama a DEUS, não cumpre o preceito por causa do dever, mas por causa do amor e de saber que tem necessidade disso.
A PALAVRA DE DEUS no Antigo Testamento pode ter três mensagens básicas sobre profecias: Uma profecia que já se cumpriu na história. Será sempre uma advertência do que pode acontecer ao longo da história, para que não aconteça de novo. E pode ser também uma figura do acontecerá no final da história.
Ao longo dos séculos, a IGREJA tem sido perseguida, não só porque o Inimigo sabe que é aí que está o seu prejuízo, como também por causa da infidelidade e tibieza dos Seus membros, adoptando os costumes pagãos (costumes estrangeiros como acontecia com o povo da antiga aliança), atraindo o mal para dentro da IGREJA. Isso aconteceu várias vezes na história do povo de DEUS da Antiga Aliança, como pode acontecer, após Cristo, com os membros da IGREJA. Eis um trecho do profeta Isaías:
Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: «Assim fala o SENHOR, DEUS de Israel: "Ouvi a súplica que ME dirigiste acerca de Senaquerib, rei da Assíria". Eis a sentença que o SENHOR pronunciou contra ele:
"A virgem, filha de Sião, despreza-te e escarnece de ti; nas tuas costas, a filha de Jerusalém abana a cabeça. A quem insultaste e ultrajaste? Contra quem ergueste a voz e lançaste olhares arrogantes? Contra o SANTO DE ISRAEL. Por meio dos teus servos ultrajaste o SENHOR. E disseste: 'Com a multidão dos meus carros subi ao cimo dos montes, aos flancos mais escarpados do Líbano. Abati os seus mais altos cedros, os seus mais belos ciprestes, atingi o pico mais elevado, entrei no mais espesso do bosque. Abri poços e bebi água em terra estrangeira; sob a planta dos meus pés sequei todos os canais do Egipto!'.
Não ouviste dizer que desde há muito projectei tudo isto, que desde tempos remotos o venho preparando? E agora o realizo. Por isso reduziste a montões de ruínas as cidades fortificadas. Os seus habitantes, de braços caídos, estão aterrados e confusos. São como o feno dos campos, a verde relva, a erva dos telhados e o trigo ressequido pelo vento leste. EU sei quando te sentas e quando te levantas, quando sais e quando entras; conheço os teus furores contra MIM. Porque te enfureceste contra MIM e a tua arrogância ME chegou aos ouvidos, porei uma argola no teu nariz e um freio na tua boca e farei que regresses pelo caminho por onde vieste.
(Isaías XXXVII, 21-29)
Nesta passagem, o povo de DEUS está em aflições que DEUS permitiu acontecerem devido à dureza de coração, sempre buscando deuses no lugar de DEUS. O instrumento dessas aflições foi o rei da Assíria, Senaquerib. Poderia ter sido uma peste tipo covid19, por exemplo, mas DEUS escolheu um tirano. Senaquerib, na sua soberba de pensar que é omnipotente, desafiou o SENHOR, que porá fim aos seu domínio:
EU sei quando te sentas e quando te levantas, quando sais e quando entras; conheço os teus furores contra MIM. Porque te enfureceste contra MIM e a tua arrogância ME chegou aos ouvidos, porei uma argola no teu nariz e um freio na tua boca e farei que regresses pelo caminho por onde vieste.
Regressar ao caminho donde veio é também o fim das aflições do povo de DEUS. O tirano nunca toma consciência que tudo é conduzido pela vontade soberana de DEUS, mesmo não violando a liberdade que deu aos homens. Se Senaquerib conseguiu realizar o que realizou, foi porque DEUS o permitiu para tirar dum mal - sempre causado pelos homens -, um bem, a purificação dos Seu povo infiel.
Nas leituras para o Ofício de Leitura, temos esta passagem de algo que aconteceu na história, para que não aconteça na história actual:
Estenderei a mão contra Judá e contra os habitantes de Jerusalém; exterminarei desse lugar (note, lugar consagrado a DEUS...) os restos de baal (baal o culto a deuses e deusas, a deusa natureza - uma criatura que nem ouve, nem vê, nem fala - e aos poderes e forças da natureza; não é coisa nova...) e o nome dos seus servidores (DEUS fala de membros do Seu povo e , não, dos pagãos, por este profeta), os que se prostram nos terraços diante do exército do céu, os que se prostram diante do SENHOR e depois juram por Milcom, os que se afastam do SENHOR, não O procuram nem recorrem a ELE.
Será um dia de ira aquele dia, dia de aflição e de angústia, dia de ruína e devastação, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e sombras densas, dia de trombeta e gritos de guerra contra as cidades fortificadas e contra os altos torreões.
Procurai o SENHOR, vós todos os humildes da Terra, que obedeceis aos Seus Mandamentos. Procurai a justiça, procurai a humildade; talvez encontreis protecção no dia da ira do SENHOR».
(Sofonias I, 4-6.15-16; II, 3)
O dia da ira do SENHOR é o modo de falar do povo antigo. O DIA DO SENHOR será o dia do restabelecimento da justiça e da paz, o dia da salvação. E, como os três jovens, não louvemos a natureza, que é uma criatura e é uma estultícia, mas observemos como é a natureza, toda a CRIAÇÃO, que louva ao SENHOR:
Obras do SENHOR, bendizei o SENHOR,
louvai-O e exaltai-O para sempre.
Céus, bendizei o SENHOR,
Anjos do SENHOR, bendizei o SENHOR.
Águas que estais sobre os céus, bendizei o SENHOR,
poderes do SENHOR, bendizei o SENHOR.
Sol e lua, bendizei o SENHOR,
estrelas do céu, bendizei o SENHOR.
Chuvas e orvalhos, bendizei o SENHOR,
todos os ventos, bendizei o SENHOR.
Fogo e calor, bendizei o SENHOR,
frio e geada, bendizei o SENHOR.
Orvalhos e gelos, bendizei o SENHOR,
frios e aragens, bendizei o SENHOR.
Gelos e neves, bendizei o SENHOR,
noites e dias, bendizei o SENHOR.
Luz e trevas, bendizei o SENHOR,
relâmpagos e nuvens, bendizei o SENHOR.
Bendiga a terra o SENHOR,
louve-O e exalte-O para sempre.
Montes e colinas, bendizei o SENHOR,
tudo o que germina na terra bendiga o SENHOR.
Fontes, bendizei o SENHOR,
mares e rios, bendizei o SENHOR.
Monstros e animais marinhos, bendizei o SENHOR,
aves do céu, bendizei o SENHOR.
Animais e rebanhos, bendizei o SENHOR,
homens, bendizei o SENHOR.
Bendiga Israel o SENHOR,
louve-O e exalte-O para sempre.
Sacerdotes do SENHOR, bendizei o SENHOR,
servos do SENHOR, bendizei o SENHOR.
Espíritos e almas dos justos, bendizei o SENHOR,
santos e humildes de coração, bendizei o SENHOR.
Ananias, Azarias, Misael, bendizei o SENHOR,
louvai-O e exaltai-O para sempre.
Bendigamos o Pai, o Filho e o Espírito Santo;
louvemo-l’O e exaltemo-l’O para sempre.
Bendito sejais, SENHOR, no firmamento dos céus,
a VÓS, o louvor e a glória para sempre.
(Daniel III, 57-88.56)
São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
Terror dos Demónios,
rogai por NÓS!
Guardai a IGREJA e as nossas famílias
de todas as insídias ameaçadoras.
Amen!
«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Continuação de um SANTO DOMINGO, nova semana, e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário