TC 01,3 C (Salt.: sem I)
Terça-Feira da semana 1 do Tempo Comum.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».
*** ***
«Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem toma parte na reunião dos maldizentes, mas antes se compraz na LEI DO SENHOR e n'ELA medita dia e noite.
É como árvore plantada à beira das águas: dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha. Tudo quanto fizer será bem sucedido.
Não assim, não, os ímpios: São como palha que o vento leva. Os ímpios não se aguentarão em julgamento nem os pecadores na assembleia dos justos.
O SENHOR vela pelo caminho dos justos, mas o caminho dos pecadores leva à perdição.»
(Salmo I, 1-6)
O primeiro salmo da SAGRADA ESCRITURA fala dos dois caminhos. Cabe a nós fazermos a nossa escolha: vida que deseja e se deixa conduzir por DEUS, ou a vida vazia e sem sentido, sem DEUS.
«Queridos filhos, todos, na vossa vida, já experimentastes a luz e as trevas. DEUS permite a cada um de vós conhecer o bem e o mal. EU convido-vos à luz, que deveis levar a todos os que vivem nas trevas: dai-lhes, queridos filhos, a LUZ.»
(RAINHA DA PAZ)
Quem só conhece um caminho, não pode falar do outro e dizer qual é o melhor. NOSSA SENHORA pede o testemunho para que o outro possa ver e se reconciliar com o SENHOR, entrar no caminho da alegria e salvação. Nesta vida, seremos sempre tentados - assim é desde o pecado original -, sempre teremos que decidir entre o bem (que nos aproxima de DEUS) e o mal.
Quando o salmista diz:
«Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem toma parte na reunião dos maldizentes, mas antes se compraz na LEI DO SENHOR e n'ELA medita dia e noite.», não quer dizer que o justo deve detestar o pecador, mas sim o seu caminho, o do pecado. JESUS é o Bom Pastor que sempre procurará a ovelha perdida. JESUS nunca amou, nem podia, o pecado, mas veio, como ELE Mesmo disse a alguns fariseus que se achavam bons e desprezavam os outros
- como se alguém estivesse destinado a ser pecador e alguém estivesse destinado a ser são, sabiam das ESCRITURAS, mas parece terem esquecido do que o profeta Ezequiel falou sobre a Sentinela, o justo e o pecador -,
que veio para o pecador, que prefere a misericórdia, o perdão, a ter que aplicar a Sua justiça.
JESUS disse que é quem está doente que precisa de médico. Cegados pelo orgulho, esses fariseus nem tomavam consciência de que estavam doentes, talvez mais do que os outros.
O sucesso do justo (do justificado por DEUS) não é à maneira do mundo, mas sucesso no bem, que espalha o bem pelos outros. Todo o pecador, mesmo que, mentindo, diz não ter pecados, não se aguentará na assembleia dos justos, porque a sua consciência, que diz não lhe acusar de nada, é incomodada, afastando-se.
DEUS vela pelo caminho dos justos, porque estes livremente optaram pelo SENHOR e deixam-se conduzir por ELE. A via do pecado é a via da perdição porque não deixaram, nem querem ser guiados pelo SENHOR na via da salvação. Mas o justo, como lembra DEUS pelo profeta Ezequiel, deve cuidar-se para não cair na via da injustiça, enquanto o pecador, enquanto neste mundo, sempre pode descobrir o caminho que desconhece da reconciliação com DEUS.
Para livrá-los do mal em que se encontram - e devemos desejar isso, ou seríamos injustos aos olhos do SENHOR... -, é importante o pedido da RAINHA DA PAZ, que repito:
«Queridos filhos, todos, na vossa vida, já experimentastes a luz e as trevas. DEUS permite a cada um de vós conhecer o bem e o mal. EU convido-vos à luz, que deveis levar a todos os que vivem nas trevas: dai-lhes, queridos filhos, a LUZ.»
«O erro e as trevas existem para os pecadores, e os que se comprazem no mal, no mal envelhecerão.»
(Ben Sirac XI, 16)
Qual a razão disso? DEUS quer isso para os pecadores? O que DEUS quer é que todo homem e toda a mulher se aproximem d'ELE, a LUZ, para se livrar das trevas, mas cabe a cada um de nós desejarmos DEUS, a LUZ - o caminho do justo -, ou não, escolhendo o caminho das trevas. As trevas não têm existência real, a não ser como deficiência (desordem) de luz, e quanto mais nos afastarmos de DEUS, maiores serão as trevas, a ponto de, já não vendo, dizer que não temos pecados ou que a consciência de nada nos acusa. Isto é muito perigoso porque, nesse engano, não tomamos mais consciência de que precisamos de nos reconciliarmos com DEUS, nossa salvação e alegria.
«O SENHOR vela pelo caminho dos justos», porque o justo fez a sua escolha e pede e permite que DEUS o guarde. «O caminho dos pecadores leva à perdição», porque, vivendo no engano da sua livre escolha, as trevas lhes dificulta verem que são conduzidos por Satanás, na via da perdição. A oração do justo (pecador justificado, pois só DEUS é JUSTO) e o seu testemunho será importante para os ajudar a saírem do caminho das trevas.
São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
rogai por NÓS!
«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Continuação de uma boa semana, já no seu terceiro dia (terça-feira), e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário