TC 01,6 C (Salt.: sem I)
Sexta-Feira da semana 1 do Tempo Comum.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.
*** *** ***
«Naqueles dias, reuniram-se todos os anciãos de Israel e foram ter com Samuel a Ramá. E disseram a Samuel:
"Tu já estás velho e os teus filhos não seguem o teu exemplo. Por isso, dá-nos um rei que nos governe, como acontece com os outros povos".
Desagradou a Samuel que eles tivessem dito: "Dá-nos um rei que nos governe". Samuel orou ao SENHOR e o SENHOR respondeu-lhe:
"Atende à voz do povo em tudo o que ele te pedir; porque não foi a ti que rejeitaram, mas a MIM: não querem que EU reine sobre eles".
Samuel comunicou todas as palavras do SENHOR ao povo que lhe pedia um rei e acrescentou:
"Serão estes os direitos do rei que vai reinar sobre vós: Requisitará os vossos filhos, para cuidarem dos seus carros e dos seus cavalos, e os fará correr à frente do seu carro. Ele os utilizará como chefes de mil homens e chefes de cinquenta. Mandará que lavrem os seus campos e ceifem as suas colheitas, que fabriquem as suas armas de guerra e as peças dos seus carros. Requisitará também as vossas filhas, para trabalharem como perfumistas, cozinheiras e padeiras. Tomará os vossos melhores campos, vinhas e olivais, para os dar aos seus servos. Cobrará o dízimo das vossas sementeiras e das vossas vinhas, para o dar aos seus cortesãos e ministros. Ficará com os vossos melhores servos e servas,com os vossos melhores bois e jumentos, para os empregar no seu serviço. Cobrará o dízimo dos vossos rebanhos e vós mesmos sereis seus escravos. Nesse dia, reclamareis contra o rei que escolhestes, mas então o SENHOR não vos responderá".
O povo não fez caso das palavras de Samuel e disse: "Não importa. Queremos um rei e assim seremos como todos os outros povos: o nosso rei é que há-de governar-nos e marchará à nossa frente para comandar os nossos combates".
Samuel ouviu tudo o que o povo disse e comunicou-o ao SENHOR. O SENHOR respondeu-lhe:
"Faz o que eles querem e dá-lhes um rei".»
(1 Samuel VIII, 4-7.10-22a)
Nós não estamos no Antigo Testamento, mas no Novo, e devemos saber o que DEUS nos diz nesta palavra que serve para todos os tempos.
Algo que deveria ser óbvio para qualquer um de nós, mas o pecado original pôs em desordem a razão humana, é que deveríamos reconhecer e desejar o REINO DE DEUS no nosso coração, que não é deste mundo, lembrou JESUS a Pilatos, mas que está neste mundo, como ensinava nas Suas pregações, é só acolhê-l'O com humildade, que nos aliviará das cruzes deste mundo, como disse JESUS ao convidar todos a irem até ELE, e que nos conduz ao CÉU: ELE é o CAMINHO, ninguém vai ao PAI (vai para o CÉU), senão por ELE (nossa páscoa), o único SALVADOR.
Sem dúvida, maus exemplos podem afastar os mais fracos na fé, já São Paulo advertia para não sermos escândalo para os fracos:
«"Tu já estás velho e os teus filhos não seguem o teu exemplo. Por isso, dá-nos um rei que nos governe, como acontece com os outros povos".»
E o que acontecia com os povos vizinhos? Tinham vários deuses, eram pagãos. Mas, como lembrou JESUS a São Pedro, tinham menos culpas nos seus maus comportamentos por saberem menos sobre a VONTADE DE DEUS. Maiores culpas tem o POVO DE DEUS, quando prefere o reino do pecado em vez do REINO DA GRAÇA. O reino do pecado é um reino de mentira, mas anestesia o pecador de tal modo que nem toma muita consciência que não é feliz no pecado.
DEUS é AMOR, nada LHE podemos dar, tudo recebemos d'ELE sem podermos dar nada em troca, mas ELE quer-nos dar a participação na Sua própria vida como Seus filhos em JESUS CRISTO. Se não O queremos, ELE respeita a nossa decisão:
«"Atende à voz do povo em tudo o que ele te pedir; porque não foi a ti que rejeitaram, mas a MIM: não querem que EU reine sobre eles".»
Às vezes, um pai permite que o filho faça asneiras para ver as consequências delas e assim, vendo o erro, aprenda com eles (parábola do filho pródigo). Temos uma imagem da crueldade de vida, que é a vida sem DEUS:
«"Serão estes os direitos do rei que vai reinar sobre vós: Requisitará os vossos filhos, para cuidarem dos seus carros e dos seus cavalos, e os fará correr à frente do seu carro. Ele os utilizará como chefes de mil homens e chefes de cinquenta. Mandará que lavrem os seus campos e ceifem as suas colheitas, que fabriquem as suas armas de guerra e as peças dos seus carros. Requisitará também as vossas filhas, para trabalharem como perfumistas, cozinheiras e padeiras. Tomará os vossos melhores campos, vinhas e olivais, para os dar aos seus servos. Cobrará o dízimo das vossas sementeiras e das vossas vinhas, para o dar aos seus cortesãos e ministros. Ficará com os vossos melhores servos e servas,com os vossos melhores bois e jumentos, para os empregar no seu serviço. Cobrará o dízimo dos vossos rebanhos e vós mesmos sereis seus escravos."»
Mas, apesar da nossa ingratidão, DEUS não nos abandonou, e prometeu a David um rei que sairia da Sua descendência para curar e libertar todo aquele que O buscar e ao Seu perdão. Mas não façamos confusões com os reinos da Terra, que são temporais e passageiros. Mas até os reinos da Terra irão bem se o REINO DE DEUS, que não é deste mundo, habitar no nosso coração.
São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
rogai por NÓS!
Amen!
«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Continuação de uma boa semana, já no seu sexto dia (sexta-feira), e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário