segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

01 Quem como DEUS? (85)

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Segunda-Feira da semana 5 do Tempo Comum.

CINCO CHAGAS DE CRISTO, festa.


O culto das CINCO CHAGAS DO SENHOR, isto é, das feridas que CRISTO recebeu na CRUZ e manifestou aos Apóstolos depois da RESSURREIÇÃO, foi sempre uma devoção muito viva entre os portugueses, desde os começos da nacionalidade. São disso testemunho a literatura religiosa e a onomástica referente a pessoas e instituições. Os Lusíadas sintetizam (I, 7) o simbolismo que tradicionalmente relaciona as armas da bandeira nacional com as CHAGAS DE CRISTO. Assim, os Romanos Pontífices, a partir de Bento XIV, concederam para Portugal uma festa particular, que ultimamente veio a ser fixada neste dia.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

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Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «Q» de «Quem como DEUS?».

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Como foi visto, quando eu penso - a origem do pensamento sou eu -, digo que esse pensamento é meu. Posso querer comunicar esse meu pensamento a alguém. Com os anjos e, na ressurreição dos nossos corpos, connosco mesmo, essa comunicação será directa, desde que o outro a queira receber. Enquanto o nosso corpo fôr animal, precisaremos de usar um sinal sensível, para que os sentidos do outro possa apreender e a inteligência do outro possa compreender o significado. O mais habitual e poderoso é a palavra, direi, a minha palavra. E hoje temos coisas como telemóveis para a comunicação a longa distância. Na ressurreição dos corpos, como os anjos, a realidade será outra e a comunicação será directa, pelo pensamento e a única barreira será o outro não querer. 

Posso querer..., comunicar o meu pensamento a alguém. É de mim que procede essa vontade de querer comunicar um pensamento, mas também procede desse meu pensamento essa vontade. A vontade sempre consulta a inteligência para fazer opções, é aqui que está o dom da liberdade. Só existe em criaturas inteligentes e com vontade própria.

Em DEUS, não existe o «meu»: o PENSAMENTO DE DEUS é DEUS. A VONTADE DE DEUS é DEUS. Vejamos o que diz o Bispo Santo Ireneu sobre DEUS ter-SE feito visível aos homens com a vinda de CRISTO JESUS, cumprindo-se um pedido do povo de DEUS, ao longo dos séculos, para DEUS revelar a Sua FACE. Para o povo, isso seria salvação e felicidade, realização das suas aspirações.

«Há um só DEUS que, pelo Seu VERBO e SABEDORIA, criou e ordenou todas as coisas. (Nós também, para criar e ordenar coisas (não, do nada, só DEUS, mas do que está criado - criação acidental) precisamos de conhecimento) O Seu VERBO é NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que nos últimos tempos SE fez homem entre os homens, para reunir o fim com o princípio, isto é, o homem com DEUS.

Por isso os Profetas (do Antigo Testamento), que tinham recebido desse mesmo VERBO o carisma profético, anunciaram de antemão a Sua vinda segundo a carne, mediante a qual se realizou a união e comunhão de DEUS com o homem, segundo o beneplácito do PAI. Desde o princípio, o VERBO DE DEUS tinha anunciado que DEUS seria visto pelos homens, que viveria e conversaria com eles na Terra, que SE faria presente à Sua criatura para a salvar e SE deixar apreender por ela, para nos livrar das mãos de todos os que nos odeiam, a saber, de todo o espírito de transgressão, e fazer que O sirvamos em santidade e justiça todos os dias da nossa vida, a fim de que, unido ao ESPÍRITO DE DEUS, o homem viva para glória do PAI.

Os Profetas anunciavam que DEUS seria visto pelos homens, e assim o proclamou também o SENHOR quando disse:

"Felizes os puros de coração, porque verão a DEUS." (Já neste mundo, pela FÉ)

É certo que ninguém pode ver a DEUS na Sua grandeza e glória inenarrável e continuar a viver, porque o PAI é inacessível. Mas em Seu amor, Sua bondade para com os homens e Sua omnipotência, vai ao ponto de conceder aos que O amam esta graça: ver a DEUS; é isto o que anunciavam os Profetas, porque o que é impossível aos homens é possível a DEUS.

O homem, por si mesmo, não pode ver a DEUS. Mas DEUS, se quiser, será visto pelos homens, por aqueles que ELE quiser, quando quiser e como quiser. (Por si mesmo, não pode se salvar, é dom de DEUS e, pelo Seu FILHO, JESUS, o concede a todos os homens) DEUS, que é todo-poderoso, tornou-SE acessível outrora em visão profética por meio do ESPÍRITO, deixa-SE ver agora por meio de Seu FILHO, graças à adopção filial, e será visto finalmente no REINO DOS CÉUS como PAI; com efeito, o ESPÍRITO prepara o homem para o FILHO DE DEUS (santifica o homem, purifica-o), o FILHO conduz o homem para o PAI (JESUS é o CAMINHO), e o PAI dá-lhe a imortalidade na VIDA ETERNA, que é fruto da contemplação de DEUS. 

Assim como os que vêem a luz estão na luz e recebem a sua claridade, também os que vêem a DEUS estão em DEUS e recebem a Sua claridade. A CLARIDADE DE DEUS é vivificante, e, portanto, os que vêem a DEUS, recebem a VIDA.»

Podemos ver neste texto, que Santo Ireneu recorre à compreensão por analogia, para compreender e fazer-nos compreender o mistério inacessível à compreensão humana (e angélica) sobre DEUS e a Sua grandeza.

São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
rogai por NÓS!

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Continuação de uma boa semana que já no segundo dia (segunda-feira) e até amanhã, se DEUS quiser!

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