segunda-feira, 11 de julho de 2022

01 Lucas I, 28.42-43 (O Arcanjo Gabriel, Santa Isabel e a «Ave Maria»)

TC 15,2 C (Salt.: sem III)
Segunda-Feira da semana 15 do Tempo Comum.

São Bento, Abade, festa.
Padroeiro da Europa.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.

***   ***   ***

«Ao entrar em casa d'Ela, o Anjo disse-Lhe: "Ave, ó CHEIA DE GRAÇA, o SENHOR está conTigo. Bendita és Tu entre as mulheres."»
(Lc I, 28)
«Isabel, erguendo a voz, exclamou: "Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o FRUTO do Teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu SENHOR?"»
(Lc I, 42-43)

Nas bíblias actuais não aparece mais, na saudação angélica, o «bendita és Tu entre as mulheres», que também foi dito, exactamente isso, pela prima Santa Isabel. E a razão da retirada se deve a isso mesmo: o Arcanjo e a prima não poderiam dizer a mesma coisa.

Diz-se que em Lucas I, 28 o «bendita és Tu entre as mulheres» está presente em textos mais antigos, mas que teria sido acrescentado por influência de Lucas I, 42. E porque não, já agora, ao contrário? O acrescentado teria sido em Lucas I, 42 por influência de Lucas I, 28. Para mim, nenhum dos casos. Qual é a dificuldade de DEUS ter querido que São Gabriel dissesse isso e depois Santa Isabel repetisse o que São Gabriel disse a MARIA: «bendita és Tu entre as mulheres»?

É estranho que alguém tenha acrescentado algo (à própria PALAVRA DE DEUS!) por influência do que disse Santa Isabel. Santa Isabel disse isso e agora vou adicionar, como palavra de homem, a minha, ao que o Arcanjo disse. Soa estranho para mim.

Como não é heresia, considero que o Arcanjo Gabriel saudou MARIA dizendo:

«Ave, ó CHEIA DE GRAÇA, o SENHOR está conTigo. Bendita és Tu entre as mulheres.»

Uma frase na Bíblia das mais repetidas é «Não temas, o SENHOR está contigo». Teremos que agora retirá-las depois de descobrirmos qual foi a que influenciou todas as outras e só essa permanecer?

MARIA é imaculada desde a concepção, não há espaço para o pecado, é cheia da GRAÇA DE DEUS (pelos merecimentos do FILHO), e, claro, diz São Gabriel que Ela é a bendita entre todas as mulheres, pois foi a escolhida entre todas para ser a MÃE DE DEUS.

Parece-me óbvio e muito natural que Santa Isabel, iluminada pelo ESPÍRITO SANTO, iria - para consolação da MARIA, que na FÉ acolheu a PALAVRA DE DEUS e deu o seu firme e humilde «SIM» -, repetir a saudação angélica relativo à maternidade.

DEUS, pelo Arcanjo São Gabriel, disse a MARIA:

«Ave, ó CHEIA DE GRAÇA (imaculada), o SENHOR está conTigo (sucesso garantido). Bendita és Tu entre as mulheres.»

E o Arcanjo vai explicar porque Ela é a bendita entre as mulheres: será mãe, como só as mulheres podem ser, e ESSE filho é o MESSIAS anunciado pelos profetas, ELA foi a escolhida entre todas as mulheres para ser MÃE do MESSIAS, que é também FILHO do ALTÍSSIMO.

Santa Isabel vai repetir o que o Arcanjo anunciou a MARIA. Isso é proibido?! DEUS teria que pedir autorização para saber se pode dizer novamente o que ELE disse pelo Arcanjo Gabriel a MARIA? A prima, muito mais velha e já no sexto mês de São João Baptista, sem precisar de MARIA lhe dizer nada, diz que já sabe de tudo, que Ela é a MÃE DE DEUS:

«Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu SENHOR? (Do meu DEUS)»
(Lucas I, 43)

Os judeus tinham escrúpulos relativo a não invocar o Santo Nome de DEUS em vão e usavam a palavra «SENHOR» no seu lugar.

Quando MARIA, fazendo a VONTADE DE DEUS, foi visitar a prima Santa Isabel para ajudá-la no nascimento de São João Baptista, DEUS fez uma grande surpresa e deu uma enorme consolação a MARIA, pois ELA deu o Seu «SIM» na FÉ, abandonou-Se e confiou inteiramente que o SENHOR daria solução ao problema de como explicar à prima e a São José que é MÃE. Não precisou de explicar nada. A própria Santa Isabel, repetindo, a saudação angélica em relação à maternidade: «bendita és Tu entre as mulheres», e, por outras palavras, mas repetindo o Arcanjo Lhe disse, explica porque é a bendita: «bendito é o FRUTO do Teu ventre». ESTE fruto de MARIA é o SENHOR de Santa Isabel:

«Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu SENHOR?»

Quem vive da fé em DEUS, a conversão diária, vê muitos sinais do SENHOR na sua vida através de coincidências que não são coincidências, mas DEUS a dizer que está aqui. Só quem vive como se DEUS não existisse não pode ver os sinais do SENHOR. DEUS quis alegrar MARIA, que, fazendo a Sua VONTADE, não só vai ajudar a prima mais velha, como também vai permitir a DEUS dar mais um sinal de alegria a MARIA: após a saudação de MARIA, a prima, cheia do ESPÍRITO SANTO, já sabe de tudo e MARIA não precisou de abrir a boca, só escutar da prima o que escutou do Arcanjo São Gabriel. E ainda diz Santa Isabel:

«Logo que chegou aos meus ouvidos a Tua saudação, o menino (o pequenino São João Baptista) saltou de alegria no meu seio. Feliz de Ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que Te foi dito da parte do SENHOR.»
(Lucas I, 44-45)

Fazendo uma pequena interrupção ao assunto, mas até tendo a ver com o assunto, seria mesmo o pequeno São João Baptista a dar um pontapé de alegria no seio da mãe, ao sentir a presença de JESUS no seio de MARIA? Já que São João Baptista ainda não tinha nascido, estava no sexto mês. Segundo uns judeus, li que nós só nos tornamos seres humanos depois de nascer. Significa isto que, digamos, um minuto antes de nascer, não é São João Baptista; passado o minuto e já nascido, torna-se finalmente São João Baptista. Enquanto não nasceu, não é, pode-se matar, depois de nascer, já é...

Diante da prima, a dizer as coisas que o Arcanjo disse sem ter precisado de dizer nada, só ouvir, NOSSA SENHORA, cheia de alegria, só podia ser agradecida ao SENHOR por tão grande consolação, cantando o «Magnificat».

Também São José, dormindo, será esclarecido pelo Arcanjo, acredita-se ser o mesmo São Gabriel:

«"José, filho de David, não temas receber MARIA, tua esposa, pois o que Ela concebeu é obra do ESPÍRITO SANTO. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de JESUS, porque ELE salvará o povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o SENHOR tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-l'O EMANUEL, que quer dizer: DEUS connosco." Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o Anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.»
(Mateus I, 20b-24)

MARIA sofreu, mas não precisou de explicar nada a São José, que também sofreu. São José conhecia as SAGRADAS ESCRITURAS (grande vantagem!) e compreendeu que era obra de DEUS em MARIA, o cumprimento das profecias.

Na Bíblia, quando DEUS revela algo no sono de alguém - assim a escada de Jacob, por exemplo -, isso acontece em forma de sonho, diz a SAGRADA ESCRITURA, mas eu acredito que não, que DEUS não precisa de recorrer ao sonho para revelar alguma coisa a alguém que dorme. É no sono e não, no sonho, que DEUS revela algo, quando quer revelar algo dessa forma. É claro que quem recebe a revelação, como foi no sono, pode pensar que sonhou, mas alguém costuma tomar decisões importantes porque sonhou?

São José tomou duas decisões muito importantes e na FÉ após escutar no sono o que fazer... Não acredito que São José, depois de um sonho, acorde MARIA e diz que têm que deixar tudo e casa e irem para o Egípto. Essa certeza de que foi DEUS que lhe comunicou essa ordem, não vem de um sonho, mas durante o sono. Ninguém faz uma coisa destas porque sonhou que DEUS revelou, mas porque DEUS revelou.

São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
rogai por NÓS!
Amen!

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: