sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

02 Coelet I, 2-11 (Vaidade das vaidades. A única novidade veio do CÉU: JESUS CRISTO)

TC 05,6 A (Salt.: sem I)
Sexta-Feira da semana 5 do Tempo Comum.

Santa Escolástica, virgem, mo.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.

***   ***   ***

«Vaidade das vaidades – diz Coelet – vaidade das vaidades, tudo é vaidade.
Que aproveita ao homem todo o esforço com que trabalha debaixo do Sol? Passa uma geração, vem outra geração e a Terra permanece sempre. Nasce o Sol e põe-se o Sol; depressa volta ao ponto de partida, donde volta a nascer. O vento sopra do sul, depois sopra do norte; num vaivém constante, retoma os seus caminhos. Todos os rios vão ter ao mar e o mar nunca se enche; e embora cheguem ao seu termo, jamais deixam de correr.
Todas as coisas se afadigam, mais de quanto se pode explicar; o olhar não se farta de ver, nem o ouvido se cansa de ouvir. O que foi será outra vez e o que se deu voltará a acontecer: nada de novo debaixo do Sol.
Se de alguma coisa se disser:
"Vede que isto é novidade",
o certo é que já foi assim nos tempos que nos precederam. Mas nenhuma memória ficou dos tempos antigos, nem haverá lembrança dos acontecimentos futuros entre aqueles que vierem depois.»
(Coelet I, 2-11)

A memória é curta. A sociedade está a mudar, o  mundo está a mudar? É isso que se diz hoje e no passado já foi dito, porque de facto, em todas as épocas, as coisas temporárias e seres contigentes estão em mudança contínua. E no passado já existiu isso para onde o mundo hoje está insensatamente a ir. E porque está a retornar ao antes de Cristo? Porque assim é o homem velho, incapaz de se libertar daquilo que o escraviza, retorna sempre ao que já existiu no passado.

O mundo está a mudar hoje? Claro que está! Em todos os tempos o mundo está em mudança. O mundo está a mudar, mas não é nenhuma novidade. Actualmente, por imposição tirânica, está a regressar ao antes de Cristo.

Só o SENHOR pode produzir a única mudança que é novidade, a única novidade deste mundo, porque só ELE pode mudar os corações que a ELE se abrem. Aí é que está a verdadeira mudança e novidade, a única novidade que não é vaidade, que veio do CÉU: a única coisa que nunca aconteceu antes, nem acontecerá no futuro: DEUS, que assumiu a nossa humanidade, para nos divinizar, uma mudança, não, acidental, mas substancial.

Hoje há telemóveis que noutros tempos não houve - temos que supor isso... -, mas o coração humano não libertado pelo SENHOR continua o mesmo coração, o do homem velho: nada mudou.

Eis que eu observo hoje, do que está a acontecer no mundo: depois do cristianismo ter humanizado o mundo, há um maciço ataque a esta civilização do amor. A civilização ocidental está a ser substituída pela civilização pagã do antes de Cristo, com muita propaganda do pensamento único.

Se o coração humano não muda - e, isso, só JESUS pode realizar, esse milagre -, nada essencialmente muda, só os acidentes. Só JESUS CRISTO, o Salvador, pode curar e mudar corações. E esta é a única novidade deste mundo, veio do CÉU, é o SENHOR e o Seu EVANGELHO. Se a IGREJA, única novidade deste mundo, não fosse obra de DEUS, não seria aquilo que ELA é, mas mais uma organização puramente humana igual a qualquer outra organização puramente humana.

«O que foi será outra vez e o que se deu voltará a acontecer: nada de novo debaixo do Sol.
Se de alguma coisa se disser:
"Vede que isto é novidade",
o certo é que já foi assim nos tempos que nos precederam. Mas nenhuma memória ficou dos tempos antigos, nem haverá lembrança dos acontecimentos futuros entre aqueles que vierem depois.»
(Coelet)

A única novidade desceu do CÉU (ENCARNAÇÃO) e reparou e redimiu a humanidade (REDENÇÃO, NOVA CRIAÇÃO). Só podia ter vindo do CÉU mesmo, mas é preciso acolhê-la, DEUS respeita a nossa liberdade.

«Rezai, filhinhos, para que estejais abertos a receber a paz, porque muitos corações estão fechados ao apelo da LUZ (JESUS) que muda os corações. Estou convosco e rezo por vós, para que estejais abertos a receber o REI DA PAZ, que enche os vossos corações de calor e bênção.»
(RAINHA DA PAZ)

SENHOR,
que descestes do CÉU sem deixar o CÉU,
fazendo-SE um de nós para nos salvar,
e ao mundo adoentado pelo pecado:
fazei de nós sal da terra,
luz do mundo,
Vosso fermento,
mensageiros alegres da Vossa PALAVRA
e do Vosso AMOR,
e dos apelos de MARIA para a conversão do mundo.
Amen.

São JOSÉ,
Guarda amoroso do divino INFANTE,
de Sua MÃE e vossa esposa
e da IGREJA, Seu CORPO MÍSTICO,
rogai por NÓS!

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Continuação de uma boa semana, já no seu sexto dia (sexta-feira) e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: