domingo, 12 de fevereiro de 2023

03 Um Santo DOMINGO!

TC 06,1 A (Salt.: sem II)
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

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Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «U» de «Um Santo DOMINGO!».

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Neste dia, DOMINGO, o dia mais luminoso da semana e nova semana, a antífona de entrada faz esta prece ao SENHOR:

«Sede a rocha do meu refúgio,
SENHOR,
e a fortaleza da minha salvação.
Para glória do Vosso Nome,
guiai-me e conduzi-me.»

Nesta semana, a sexta do Tempo Comum, existem duas antífonas para a COMUNHÃO. Uma delas:

«O SENHOR deu-lhes o pão do Céu:
comeram e ficaram saciados»

Deu ao POVO DE DEUS da Antiga Aliança o maná, quando este andou, por sua própria culpa, pois infiel ao SENHOR, por quarenta anos no deserto, antes de entrar na terra prometida. E o SENHOR deixou como sinal permanente esse maná, que se pode observar naquela região. Mas o verdadeiro pão do Céu, não é o maná que alimenta o corpo, mas o que alimenta a alma, nos vai divinizando, desde que O recebamos no estado da GRAÇA e com a fé e devoção necessária para a GRAÇA do sacramento actuar, pois DEUS respeita a nossa liberdade. Quem receber d'ESTE pão (na COMUNHÃO) indignamente, comete o sacrilégio de Judas, e como adverte São Paulo, essa comunhão não serve para a sua salvação, mas para a sua condenação.

«Enquanto celebravam a ceia, JESUS, sabendo perfeitamente que o PAI tudo LHE pusera nas mãos, e que saíra de DEUS e para DEUS voltava, levantou-SE da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. Chegou, pois, a Simão Pedro. Este disse-lhe:
"SENHOR, TU é que me lavas os pés?"
JESUS respondeu-lhe:
"O que EU estou a fazer tu não o entendes por agora, mas hás-de compreendê-lo depois.»
Disse-LHE Pedro:
«Não! TU nunca me hás-de lavar os pés!»
Replicou-lhe JESUS:
«Se EU não te lavar, nada terás a haver coMIGO.»
Disse-lhe, então, Simão Pedro:
"Ó SENHOR! Não só os pés, mas também as mãos e a cabeça!"
Respondeu-lhe JESUS:
"Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos."
ELE bem sabia quem O ia entregar.»
(João XIII, 3-11a)

Naquele tempo, as estradas não estavam alcatroadas e usavam-se sandálias, mais do que hoje, e era fácil os pés ficarem cheios de poeira. Lavar os pés era um hábito destinado aos escravos e JESUS surpreende os apóstolos com este tipo de comportamento.

Era fácil sujar os pés... Também é fácil sujarmos a nossa alma com pecados veniais. E estes, embora veniais, são mais graves quando são cometidos com a consciência de se estar a ofender o SENHOR. Sem a confissão deles no Sacramento da Reconciliação, mesmo para quem está na GRAÇA, colocam a alma em perigo de morrer pelo pecado mortal.

Logo no início da SANTA MISSA, temos o Acto Penitencial, o "lava-pés" que nos limpa dos pecados veniais, não, dos mortais. Neste caso, não comunga, pois precisa primeiro tomar o banho da reconciliação pelo Sacramento da Confissão ou Reconciliação. E durante a celebração da SANTA MISSA ainda temos outro momento para nos limpar dos pecados veniais, mostrando a nossa indignidade de recebermos a SAGRADA COMUNHÃO com o SENHOR: é na oração do «CORDEIRO DE DEUS».

Só precisa de "tomar banho", como disse (diz a IGREJA) quem está em pecado mortal, através do Sacramento da Reconciliação. Quem não faz isso e recebe o SENHOR nessa indignidade, trai o SENHOR, como Judas:

«Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos."
ELE bem sabia quem O ia entregar.»

E não serve para sua salvação, mas para a sua condenação como lembra São Paulo:

«JESUS perturbou-SE interiormente e declarou:
"Em verdade, em verdade vos digo que um de vós ME há-de entregar!"
Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem a quem se referia.
"É aquele a quem EU der o bocado de pão ensopado."
E molhando o bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, logo após o bocado, entrou nele Satanás.»
(João XIII, 21-22.26-27a)

A IGREJA ensina que o ministro da comunhão não pode negar a comunhão a quem se aproxime dela, pois não podemos julgar nem saber se a pessoa está em pecado mortal ou não, podemos nos enganar e cometer falta contra a CARIDADE. Mas os ministros da celebração litúrgica podem, com muita frequência, lembrar na homilia, por exemplo, que só quem está na GRAÇA pode receber a SAGRADA COMUNHÃO ou comete sacrilégio, e isso não é feito. Neste tempo de falta de catequese já desde criança, há muita ignorância e haveria a necessidade de se lembrar disto com muita frequência, mas não é feito.

«"É aquele a quem EU der o bocado de pão ensopado."
E molhando o bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, logo após o bocado, entrou nele Satanás.»

Judas podia ter negado a comunhão, dizendo que precisava tomar o banho da reconciliação, mas não fez isso. Com este sacrilégio, a sua comunhão não foi com o SENHOR, saiu dela. A sua comunhão foi com Satanás:

«Tendo tomado o bocado de pão, saiu logo. Fazia-se noite.»
(João XIII, 30)

Era a hora das trevas para Judas.

A outra antífona da comunhão é a seguinte:

«DEUS amou tanto o mundo que lhe deu o Seu FILHO Unigénito.
Quem acredita n'ELE tem a VIDA ETERNA.»

Quem acredita em JESUS, nas Suas palavras, na Sua presença real, verdadeira e substancial na COMUNHÃO, tem a VIDA ETERNA.

SENHOR,
que descestes do CÉU sem deixar o CÉU,
fazendo-SE um de nós para nos salvar,
e ao mundo adoentado pelo pecado:
fazei de nós sal da terra,
luz do mundo,
Vosso fermento,
mensageiros alegres da Vossa PALAVRA
e do Vosso AMOR,
e dos apelos de MARIA para a conversão do mundo.
Amen.

São JOSÉ,
Guarda amoroso do divino INFANTE,
de Sua MÃE e vossa esposa
e da IGREJA, Seu CORPO MÍSTICO,
rogai por NÓS!

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) E esta vida em abundância vem dos Sacramentos instituídos pelo SENHOR, sendo que no Sacramento da Eucaristia o próprio SENHOR está presente. Um Santo DOMINGO e boa semana, e até amanhã. se DEUS quiser!

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