sexta-feira, 16 de junho de 2023

04 Quem como DEUS? (92) (SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS)

TC 10,6 A (Salt.: sem II)
Sexta-Feira da semana 10 do Tempo Comum.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, solenidade.
Dia da santificação dos sacerdotes.


Texto da imagem:

No mês de Junho, dedicado ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, a IGREJA celebra com solenidade numa sexta-feira deste mês o mistério do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, mistério ligado ao mistério da ENCARNAÇÃO:
JESUS é verdadeiro DEUS e verdadeiro homem na unidade da Sua PESSOA (que é) divina.
Gerado eternamente, isto é, não criado, consubstancial ao PAI (DEUS é um só, a substância divina é uma só), fez-SE, para sempre, verdadeiramente homem a partir da plenitude dos tempos sem deixar de ser o que é eternamente, DEUS.
Ao assumir a nossa humanidade, assumiu uma alma humana - mas a Sua pessoa não é humana, mas divina - e um corpo humano, gerado sobrenaturalmente da Sempre VIRGEM MARIA.
Assim, ELE assumiu um coração humano que deu tudo, sem sobrar nada, para nos salvar.
Pormenor da estátua do Sagrado Coração de Jesus da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Carcavelos.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «Q» de «Quem como DEUS?».

***   ***  ***

Vejamos o que a RAINHA DA PAZ fala neste dia em 2 mensagens do meu arquivo. Colocando-as em ordem cronológica crescente, a primeira deu em 26 de Junho de 1981.

Junho é o mês do SAGRADO CORAÇÃO e a sua solenidade é sempre numa sexta-feira desse mês, não vou falar aqui de como é que se calcula essa data móvel.

Esta foi a terceira mensagem da RAINHA DA PAZ, ainda nem se tinham iniciado as mensagens semanais às quintas-feiras, que se reduziriam mais tarde às mensais do dia 25. Nesta mensagem dos primeiros dias, a terceira, fica muito claro o que NOSSA SENHORA precisa: de crentes, abertos aos Seus pedidos. E o que deseja: converter e reconciliar o mundo inteiro com DEUS, com o Seu FILHO. Vou repetir: converter e reconciliar o mundo inteiro com o SENHOR. Isto é motivo de júbilo, pois o mundo só será feliz, terá futuro, no convívio e amizade com DEUS.

Na presença de uma multidão de cerca de duas mil a três mil pessoas, iluminados ali por sinais luminosos vindo da colina das aparições, Vicka - uma das cinco crianças videntes - asperge a aparição com água benta e diz:

- Se és a NOSSA SENHORA, fica connosco, senão, vai-TE embora.

A aparição apenas sorri. Ivanka, outra vidente, pergunta:

- Porque vieste aqui? O que desejas?

Esta, sim, foi uma pergunta bem relevante. Respondeu NOSSA SENHORA:

- Não temais! Sou EU. EU vos escolhi, tenho necessidade de vós, vós sois importantes. EU vim porque aqui há muitos verdadeiros crentes. Desejo ficar convosco para converter e reconciliar o mundo inteiro.

É isto que a MULHER que combate a Serpente deseja: salvar o mundo. Não precisa de dinheiro ou poder, à maneira do mundo, mas de crentes, pessoas que se abrem à SENHORA, que os conduz ao Seu FILHO, à vida na conversão, que atrairá as bênçãos para o mundo decaído.

Não deixa de ser relevante, num mundo em que se comporta como se a vida fosse apenas esta e mais nada, que espontaneamente - como aconteceu com os videntes de Fátima..., interessante! - estes jovens ainda crianças comecem a querer saber das coisas da outra vida.

O mundo pensa de uma maneira materialista, é só ouvir o que se diz nas notícias, nas redes, etc. Por exemplo, considera tragédia alguém morrer, pois considera que é o fim de tudo. É uma fé materialista, pois não se provou que é o fim de tudo, uma fé miserável, pois não dá esperança. Mas tragédia real é deixar esta vida sem se reconciliar com DEUS.

Tal como em Fátima, espontaneamente - e contra o pensamento moderno - os videntes começam a fazer perguntas sobre a outra vida. É o ESPÍRITO SANTO actuando nos videntes.

Ivanka tinha perdido a sua mãe recentemente e faz uma pergunta surpreendente:

- A minha mãe disse alguma coisa?

NOSSA SENHORA respondeu-lhe da parte da sua mãe:

- Obedece à tua avó e ajuda-a, porque ela está velha.

E daí veio a curiosidade própria de crianças e jovens ainda muito jovens. É a vez da vidente Mirjana, que quer saber do seu avô, que também tinha partido recentemente deste mundo:

- Como está o meu avô?

- Ele está bem, respondeu-lhe a aparição.

Os videntes, a pedido da multidão, pedem um sinal da SENHORA, que prove a Sua presença. NOSSA SENHORA recorda as palavras de JESUS ao Seu apóstolo Tomé, oito dias depois da Sua RESSURREIÇÃO:

- Felizes os que não vêem e acreditam, responde NOSSA SENHORA com as palavras do Seu FILHO.

- QUEM és TU, pergunta Mirjana?

- EU sou a bem-aventurada VIRGEM MARIA.

- Porque apareces a nós? Nós não somos melhores que os outros.

- EU não escolho forçosamente os melhores. Até logo, Meus anjos!

Naturalmente, não A queriam perder:

- Vai voltar?

- Sim, ao mesmo lugar de ontem.

No retorno à vila, após a aparição, Marija vê a VIRGEM de novo em lágrimas perto de uma CRUZ com as cores do arco-íris (o arco-íris, como está na SAGRADA ESCRITURA, é o sinal de que DEUS não enviará mais nenhum dilúvio universal à Terra) e escuta o primeiro pedido da RAINHA DA PAZ:

- Paz (Mir), paz, paz, reconciliai-vos! Apenas a paz. Fazei a vossa paz com DEUS e entre vós.

E repetiu o pedido:

- Fazei a vossa paz com DEUS e entre vós. Para isso, é preciso ter fé, rezar, jejuar e confessarem-se.

Esta foi a primeira mensagem dada no dia da solenidade do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS e terceira mensagem da RAINHA DA PAZ em Medjugorje. A segunda mensagem já foi em 1986, uns cinco anos depois, bem mais curta, mas relevante:

«Queridos filhos, amai! Se não amardes, não podereis transmitir um testemunho: não podereis testemunhar, nem por MIM, nem por JESUS. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!»

Na Ladainha ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, podemos aprender muita coisa sobre ESSE coração. Apresento algumas evocações:

CORAÇÃO DE JESUS,
fornalha ardente de caridade,
paciente e misericordioso,
rico para todos os que VOS invocam,
fonte de vida e santidade,
propiciação pelos nossos pecados,
nossa vida e ressurreição,
nossa paz e reconciliação,

salvação dos que esperam em VÓS,
esperança dos que expiram em VÓS,
delícia de todos os santos.

Quis considerar estas 10 invocações, para dizer que todos podemos contar com ELE, confiar n'ELE, acolher a sua misericórdia. O CORAÇÃO IMACULDADO DE MARIA, revelado em Fátima em 13 de Junho de 1917, é a via segura para o CORAÇÃO do Seu FILHO.

Na Ladainha, são 33 invocações.

SENHOR,
que descestes do CÉU sem deixar o CÉU,
fazendo-SE um de nós para nos salvar,
e ao mundo adoentado pelo pecado:
fazei de nós sal da terra,
luz do mundo,
Vosso fermento,
mensageiros alegres da Vossa PALAVRA
e do Vosso AMOR,
e dos apelos de MARIA para a conversão do mundo.
Amen.

São JOSÉ,
Guarda amoroso do divino INFANTE,
de Sua MÃE e vossa esposa
e da IGREJA, Seu CORPO MÍSTICO,
rogai por NÓS!

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Continuação de uma boa semana no seu sexto dia, dia especial, da solenidade do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: