quarta-feira, 30 de abril de 2025

07 IGREJA: o CORPO MÍSTICO DE CRISTO

TP 2,4 C (Salt.: sem II)
Quarta-Feira da semana 2 do Tempo Pascal.

- São Pio V, Papa, mf.

- São José Protetor.
Sempre na Quarta-Feira da Semana II do Tempo Pascal (TP 2,4)

***   ***   ***

A IGREJA é militante (ou peregrina) na Terra, padecente no Purgatório e gloriosa no CÉU. Um dia será só gloriosa, celeste, a NOVA JERUSALÉM na Sua plenitude.

Fundada por JESUS CRISTO, não se pode comparar a qualquer obra puramente humana, pois é obra divina, nem em relação à sua finalidade, que é salvação das almas.

Fora da IGREJA, isto é, fora de CRISTO, o NOVO ADÃO, não há salvação. Daí, DEUS quer que todos conheçam a VERDADE, JESUS CRISTO - não sou eu que o digo, mas a PALAVRA DE DEUS -, para se salvarem. Esta é a Religião que DEUS quer para todos. É a única Religião que, descendo do CÉU, é sobrenatural, oferece a participação do ser humano na própria vida de DEUS, agora, na ordem da GRAÇA que vem da fé em JESUS CRISTO; depois, na ordem da glória do CÉU.

Há quem não tenha culpa e não conheça JESUS CRISTO e tem a sua fé noutra Religião - que não é culto aos demónios, mas boa -, e vive na justiça graças a JESUS CRISTO (todo o homem, depois do pecado original, de Adão ao último, que vive na justiça, é graças a JESUS CRISTO, só DEUS é bom). Na hora da morte crerá no SENHOR e receberá o Baptismo da FÉ, pois, sem o Baptismo, ninguém pode entrar na IGREJA. No CÉU, será cristão, como são todos os que, desde Adão, são bem-aventurados.

A IGREJA é o CORPO MÍSTICO DE CRISTO, cuja cabeça dESSE corpo é JESUS CRISTO - Pedro e os seus sucessores, os Papas, são os vigários de CRISTO - e o princípio vital ou alma dESSE corpo é sobrenatural, é DEUS ESPÍRITO SANTO. Existe uma cabeça, a IGREJA nada tem a ver com coisas humanas como democracia: é conduzida pelo ESPÍRITO SANTO, o SENHOR.

É sacramento de salvação para o mundo e, por isso, porque a salvação de JESUS CRISTO é para todos, a IGREJA é para todos.

Recentemente, o sucessor de São Pedro, o Papa Francisco, lembrou em Portugal isso mesmo, a IGREJA é para todos. Acrescente-se, para todos os que querem entrar e deixar DEUS convertê-los (mudar de vida, vida feliz), curá-los e salvá-los. O Papa lembrou muito bem que a salvação de JESUS CRISTO é para todos, para todas as gerações de Adão. A IGREJA desde o início, mesmo sob perseguição, esteve sempre aberta a todos, está e estará sempre aberta a todos, porque a salvação é oferecida a todos. JESUS veio para salvar todos, mas respeita a nossa liberdade.

Desde o início cumpre com a missão dada por JESUS, o Salvador, à Sua igreja:

| «Ide por todo o mundo, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em NOME do PAI, do FILHO, do ESPÍRITO SANTO, ensinando-os a cumprir tudo o que vos tenho mandado.» |

Todos que quiserem entrar na IGREJA, é pelo Baptismo que entram. Entram, não para que a IGREJA passe a ser à sua maneira. A IGREJA é à maneira de JESUS, o fundador: | «ensinando-as a cumprir tudo o que vos tenho mandado.» |

Em primeiro lugar, é preciso receber o Baptismo, sem o qual ninguém pode entrar na IGREJA, isto é, passar a pertencer a ESSE corpo místico, fora do QUAL não há salvação para ninguém, porque só JESUS pode salvar, é o Salvador, é a CABEÇA. A vida sobrenatural é comunicada, como já disse pelo ESPÍRITO SANTO, como só podia ser por DEUS.

Sejam os não baptizados, mas que querem ser baptizados para entrar, sejam os já baptizados, crêem em JESUS CRISTO como verdadeiro DEUS e verdadeiro homem a partir do tempo da ENCARNAÇÃO, o Salvador do mundo: a sua fé está em JESUS CRISTO e no Seu EVANGELHO que nortea a sua vida pessoal, conjugal (se fôr o caso), familiar, política e social..., ou estão está a enganar-se a si mesmo e não entrou verdadeiramente na IGREJA, não se converteu, o REINO DE DEUS não está nele.

Ninguém entra no REINO DE DEUS sem a conversão, é JESUS que o diz. O Baptismo é a entrada, mas depois é preciso viver a conversão, à maneira de JESUS, o CAMINHO. O único caminho da salvação.

Pela fé em JESUS CRISTO, compreendemos que a IGREJA não pode ser à nossa maneira ou à maneira da moda ou à maneira da mídia ou à maneira de grupos que se metem em coisa alheia, pois não querem entrar, mas querem que a IGREJA seja à maneira deles. A IGREJA só pode ser à maneira de JESUS. São, entre outras coisas, malcriados: não entram e metem-se na vida dos que entraram e vivem à maneira de JESUS CRISTO, à maneira de DEUS. Não buscam privilégios nem poder, mas imitam JESUS, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida por todos: a IGREJA é para todos, cabe a ti quereres entrar. A IGREJA é para todos, mas nem todos querem entrar e DEUS respeita a nossa liberdade.

Qual é a finalidade da IGREJA? Já o disse e repito: é a salvação das almas, isto é, o que há de mais importante para ti e para mim, a nossa salvação.

Não entramos na IGREJA como se entra num clube com finalidades de um clube ou noutra organização puramente humana, com finalidades passageiras deste mundo passageiro, mas para a nossa salvação. Por isso, a IGREJA é e sempre foi e será para todos, para todos que querem entrar, isto é, querem deixar que JESUS
         os perdoe,
         os cure
         e os mude, mude a sua vida,
os coloque na via da verdadeira paz e alegria,
na rota da salvação.

Eu convido a todos a entrar porque JESUS cura, perdoa, salva, dá a verdadeira felicidade, mas ELE respeita a nossa liberdade. Seja qual for o teu problema, o teu sofrimento, só em JESUS CRISTO, na Sua IGREJA, encontrarás a verdadeira solução. O mundo está limitado ao limitado; JESUS é DEUS, não está limitado a nada. ELE convida a todos, ELE e a Sua IGREJA:

| «Vinde a MIM, todos {TODOS} os que estais cansados e oprimidos, que EU hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de MIM {não, à nossa maneira, mas à maneira de JESUS}, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito {a verdadeira paz}. Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.» |

A cruz com JESUS e Sua MÃE a nos ajudarem é suave e plena de esperança no futuro bom, é outra coisa. Já dizia alguém que a pior e mais cruel cruz é a sem CRISTO, e há tantos nessa situação, inclusivé jovens, porque não conhecem o SENHOR:

| «Com o amor de JESUS, sereis capazes de vencer toda a miséria do mundo de dor, que está sem esperança para aqueles que não conhecem JESUS.» |
(RAINHA DA PAZ)

| «Convertei-vos {isto é necessário}, porque está próximo o REINO DO CÉU.» |, oferecido a todos. JESUS diz isso para todos.

A IGREJA é Sacramento de Salvação para todos, para todos os que quiserem entrar.

«O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia!» Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 11º dia do Tempo Pascal, e até amanhã, se DEUS quiser!

terça-feira, 29 de abril de 2025

06 Mensagens da RAINHA DA PAZ para o nosso bem (Sobre a mensagem de 25 de Abril de 2025)

TP 2,3 C (Salt.: sem II)
Terça-Feira da semana 2 do Tempo Pascal.

- Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, festa.
Padroeira da Europa.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Em «Mensagens da RAINHA DA PAZ para o nosso bem», letra M.

***   ***   ***

Vai bem o mundo? O mundo vai bem quando caminha com DEUS. E só irá bem sempre que caminhar com DEUS. O mundo caminha com DEUS?

A RAINHA DA PAZ mostra a realidade do mundo actual, aquilo que podemos não ver, mas vê DEUS, que lê os corações, embora, se abrirmos os olhos para o que acontece no mundo, podemos compreender que temos um mundo em crise:

KM 20250425
739731
TQ 1,6 C_6º Dia da Oitava da Páscoa
1Queridos filhos, ventos de aflição, egoísmo e pecado estão a apoderar-se de muitos corações e a conduzi-los ao desassossego e à perdição. 2Por isso, EU vos convido, filhinhos: retornai a DEUS e à oração, para estardes bem nos vossos corações e na terra em que viveis. 3EU amo-vos, filhinhos, e é por isso que sou incansável em chamar-vos à conversão. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[São Marcos, Evangelista]
(No arquivo actual, de 1227 mensagens, é a 1227ª mensagem da Rainha da Paz.)

NOSSA SENHORA começa por dizer como se encontra o mundo, o que se passa no tempo presente de grandes sinais de DEUS:

| «Queridos filhos, ventos de aflição, egoísmo e pecado estão a apoderar-se de muitos corações e a conduzi-los ao desassossego e à perdição. 2Por isso, EU vos convido, filhinhos: retornai a DEUS e à oração.» |

Não podemos ver corações, mas DEUS nos fala através de NOSSA SENHORA que são muitos os corações que estão a ser apoderados pela falta de paz, pelo egoísmo e pelo pecado; e isso os está conduzindo para o abismo.

ELA logo acrescenta onde está solução: retornar a DEUS e à convivência com DEUS. Só aí está a solução, a libertação.

Entra-se na via da salvação, que é o mais importante de tudo, mas também a vida passageira deste mundo será melhor: paz no coração e vida com sentido, com a verdadeira qualidade de vida.

Nesta mensagem, NOSSA SENHORA parece não estar a dirigir-se apenas ao mundo, mas também aos membros da IGREJA militante, quando diz que há ventos de aflição, egoísmo e pecado a apoderar-se de muitos e isso é perdição.

NOSSA SENHORA nos ama com o amor sem medidas de DEUS:

| «EU amo-vos, filhinhos, e é por isso que sou incansável em chamar-vos à conversão.» |

ELA quer a nossa salvação, que nos foi alcançada pelo Seu FILHO, que é o FILHO do PAI ETERNO. A salvação do Seu FILHO é para todos, mas há o factor liberdade, de querermos deixar que JESUS nos perdoe, nos cure e nos mude de vida. ELE bate à porta do coração, mas só entra naquele que abre o seu coração ao Salvador.

A IGREJA celebra hoje Santa Catarina de Sena, Padroeira de uma Europa padecendo de dupla personalidade. Existe o continente europeu, mas a Europa, com uma consciência de unidade europeia, só aconteceu com o cristianismo. Hoje, afasta-se das suas raízes - os que estão no poder - e o resultado é guerras e divisões. Peçamos a sua interseção pela Europa para que queira voltar a ser feliz, retornando ao SENHOR.

«O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia!» Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 10º dia do Tempo Pascal, e até amanhã, se DEUS quiser!

sexta-feira, 25 de abril de 2025

05 Mensagem da RAINHA DA PAZ de 25 de Abril de 2025 para o mundo inteiro

KM 20250425
739731
TQ 1,6 C_6º Dia da Oitava da Páscoa
1Queridos filhos, ventos de aflição, egoísmo e pecado estão a apoderar-se de muitos corações e a conduzi-los ao desassossego e à perdição. 2Por isso, EU vos convido, filhinhos: retornai a DEUS e à oração, para estardes bem nos vossos corações e na terra em que viveis. 3EU amo-vos, filhinhos, e é por isso que sou incansável em chamar-vos à conversão. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[São Marcos, Evangelista]
(No arquivo actual, de 1227 mensagens, é a 1227ª mensagem da Rainha da Paz.)

- https://www.medjugorje.hr/ (Lugar virtual da Paróquia)

e a fonte usada por mim:

Dear children, Winds of peacelessness, selfishness and sin are catching hold of many hearts and leading them into peacelessness and perdition.
Chers enfants, les vents de l'inquiétude, de l'égoïsme et du péché saisissent beaucoup de cœurs et les mènent vers le manque de paix et la perdition. 
Cari figli, I venti dell’inquietudine, dell’egoismo e del peccato afferrano molti cuori e li guidano all’inquietudine ed alla perdizione. 
¡Queridos hijos! Los vientos del desasosiego, del egoísmo y del pecado están apoderándose de muchos corazones y los conducen a la desolación y a la perdición. 
1Queridos filhos, ventos de aflição, egoísmo e pecado estão a apoderar-se de muitos corações e a conduzi-los ao desassossego e à perdição.

That is why I am calling you, little children: return to God and to prayer, so that it may be good for you in the hearts and on the earth on which you live. 
C'est pourquoi je vous appelle, petits enfants : revenez à Dieu et à la prière pour que vous soyez bien dans vos cœurs et sur la terre où vous vivez. 
Perciò vi invito, figlioli, ritornate a Dio ed alla preghiera affinché possiate star bene nei cuori e sulla terra, sulla quale vivete. 
Por eso, hijitos, los invito: regresen a Dios y a la oración, para que se sientan bien en sus corazones y en la tierra en la que viven. 
2Por isso, EU vos convido, filhinhos: retornai a DEUS e à oração, para estardes bem nos vossos corações e na terra em que viveis.

I love you, little children, and that is why I am not tiring of calling you to conversion. Thank you for having responded to my call.
Je vous aime, petits enfants, c'est pourquoi je ne me fatigue pas de vous appeler à la conversion. Merci d'avoir répondu à mon appel.
Vi amo, figlioli, e perciò non mi stanco ad invitarvi alla conversione. Grazie per aver risposto alla mia chiamata.
Los amo, hijitos, y por eso no me canso de llamarlos a la conversión. Gracias por haber respondido a mi llamado.
3EU amo-vos, filhinhos, e é por isso que sou incansável em chamar-vos à conversão. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!

«O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia!» Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 6º dia da OITAVA DA PÁSCOA, e até amanhã, se DEUS quiser!

sábado, 19 de abril de 2025

04 UMA SANTA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

TQ 6,7 C (Salt.: sem II)

SÁBADO SANTO
Dia do silêncio da espera.

À tarde ou já noite ou madrugada.
VIGÍLIA PASCAL NA NOITE SANTA
A mãe de todas as vigílias.
Com ela entramos no Tempo Pascal

***   ***   ***

Gamaliel, Doutor da Lei, que foi professor do futuro apóstolo de JESUS ressuscitado, São Paulo, quando os príncipes dos sacerdotes procuravam como calar o anúncio de JESUS ressuscitado pelos Seus discípulos, até pelo crime de homicídio - eles eram especialistas nisso como Caim -, disse-lhes o seguinte:

| «Não vos metais com estes homens: deixai-os. Porque se esta iniciativa, ou esta obra, vem dos homens, acabará por si mesma.
Mas se vem de DEUS, não podereis destuí-la e correis o risco de lutar contra DEUS».
Eles aceitaram o seu conselho. |
(Actos V, 38-39)

A IGREJA fundada por JESUS sempre foi perseguida desde o início, é caso único na história. Aí está a salvação da humanidade, coisa que não interessa ao príncipe deste mundo, que quer a condenação do homem: por detrás de toda a perseguição ao SENHOR e à Sua igreja, está Satanás. Já vão dois milénios de perseguição e vale a profecia de Gamaliel:

| «Se esta iniciativa, ou esta obra, vem dos homens, acabará por si mesma. Mas se vem de DEUS, não podereis destuí-la e correis o risco de lutar contra DEUS». |

Ninguém pode vencer DEUS e é algo de insano em quem o faz com consciência, quando há a consciência de se querer opor a DEUS, porque DEUS respeita a nossa liberdade, respeitará aquilo que o perseguidor escolheu.

Podemos consultar a história e verificar que as obras humanas precisam de propaganda, condicionamento, até lavagens cerebrais, censura, uso de coisas e metodologias para atrair as pessoas. Hoje, temos poderosos meios de comunicação social para o serviço do condicionamento social.

O cristianismo é diferente, atrai as pessoas, quando elas descobrem que é bom viver na paz da reconciliação com o SENHOR e na única esperança que dá sentido e significado à sua vida.

O cristianismo não cresceu usando as técnicas de condicionamento social por parte do poder temporal, cresceu na perseguição, poderes temporais contra o cristianismo. Se fosse obra humana, já teria sucumbido há muito, mas não é obra humana, JESUS ressuscitou. As pessoas são atraídas para a reconciliação com SENHOR, que dá a paz de consciência e a única esperança que lhes dá sentido e o futuro bom. Mesmo num condicionamento social adverso ao cristianismo, as pessoas continuam a descobrir como é bom a amizade com JESUS RESSUSCITADO. E livremente se convertem.

Provas da ressurreição do SENHOR? Só não vê quem não quer ou anda distraído na vida, alienado. Há tantas provas! Uma delas é a profecia de Gamaliel. Gamaliel profetizou e a profecia se vai cumprindo.

UMA SANTA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

03 Sinais dos Tempos! (A pergunta correcta: se houver, quem será?)

TQ 6,4 C (Salt.: sem II)
Quarta-Feira da Semana Santa.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «S» de «Sinais dos Tempos».

***   ***   ***

ALGUMAS CORREÇÕES APÓS REVISÃO:

Até entre cristãos é comum eu ouvir falar sobre quem poderá ser o próximo sucessor de São Pedro (Papa). Sugerem que o actual sucessor de São Pedro não vai durar muito tempo, quando não podem saber de nada e é grosseria. Como andamos muito perdidos nessas especulações, falo agora dos que dizem que crêem no SENHOR! Se crês, como perdes tempo com isso, em vez de te recolher e rezar, confiar no SENHOR, que tudo conduz? Vamos entrar no TRÍDUO PASCAL.

Para sabermos do próximo sucessor de São Pedro, teríamos que perguntar a NOSSO SENHOR, porque nós fazemos previsões, lançamos palpites, até temos equações de Matemática exactas, mas agora para prever alguma coisa lá do espaço, mas só DEUS conhece o futuro, e só DEUS decide se haverá um próximo sucessor de São Pedro. Também não podemos saber relativo a isto.

Em primeiro lugar temos que fazer a pergunta ao único que decide e escolhe, o ESPÍRITO SANTO, colocando o condicional:

«Se houver o próximo sucessor de São Pedro, quem será, SENHOR?»

Muito provavelmente dirá algo semelhante ao que disse aos Apóstolos antes de ascender ao CÉU:

«Não compete a VÓS saberdes - no caso, era o dia e a hora do Juízo Final -, mas trabalhar no e pelo REINO DE DEUS», que é isso que importa.

À pergunta quem será, teremos que perguntar a JESUS CRISTO, porque é ELE que escolhe e só ELE sabe, se houver, quem é. O SENHOR deixou bem claro sobre este assunto: É ELE que escolhe, a Sua vontade é absolutamente soberana, omnipotente, nenhuma criatura pode contrariar aquilo que DEUS decide.

Actualmente, é um Colégio de Cardeais a votar, como no passado foram os Apóstolos a escolher São Matias para preencher o lugar de Judas, o traidor, mas é sempre JESUS que faz a escolha e decide quem é o sucessor de São Pedro. 

Aproximamo-nos do TRÍDUO PASCAL, estamos em plena SEMANA SANTA, a mais sagrada semana do ano. Preparemo-nos para celebrar a solenidade da PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO.

«Escuta, Israel: não há outro deus, senão o SENHOR. Amá-lO-ás com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.» (Deuteronómio VI, 4-5) «De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27)

Tempo da Quaresma é tempo de quarentena interior para curar o homem interior e (re)nascer em nós o homem novo (PÁSCOA).

segunda-feira, 14 de abril de 2025

02 CONSAGRAÇÃO PERFEITA A JESUS POR MARIA

TQ 6,2 C (Salt.: sem II)
Segunda-Feira da Semana Santa.

***   ***   ***

Esta consagração, cujo objectivo é viver de modo melhor possível os votos do nosso Baptismo, entre outras coisas, foi ensinada por São Luís Maria Grignion de Montfort. Quem não realizou esta consagração, poderá não compreender alguma parte das orações que vou colocar aqui como renovação e consciência maior do significado desta consagração.

São duas orações: a primeira, é a meditação sobre a consagração propriamente dita. Ajuda-me a mim, e também a ti, a tomar mais consciência do que oferecemos a JESUS pela Sua MÃE.

A segunda oração, ajuda-me a mim, e a ti também, a tomar mais consciência de como se deve viver esta consagração.

Por último, colocarei uma nota para testar a humildade do leitor, terminando com uma oração sobre o serviço a MARIA.

MEDITAÇÃO SOBRE A CONSAGRAÇÃO

Sou todo Vosso e tudo que possuo VOS pertence, ó minha MÃE, SENHORA E RAINHA. E assim de JESUS.

O que sou, meu ser, é Vosso:
– O meu corpo com todos os sentidos – vista, ouvido, tacto, ofalto, boca – ofereço à Vossa pureza.
– A minha alma com todas as potências – inteligência e vontade – ofereço à Vossa humildade.
Também o que possuo, meu haver, é Vosso:
– Os bens da fortuna para me desapegar deles e, como já não são meus, ser prudente no seu uso.
– Os bens espirituais, que são os meus méritos das boas obras passadas, presentes e futuras – que não posso comunicá-los a ninguém; mesmo que pudesse, são merecimentos finitos, nem para a minha salvação serviriam, só o Vosso FILHO pôde merecer por cada um de nós e assim nos salvar com os Seus merecimentos infinitos. É nELE, nos Seus merecimentos, que está a nossa esperança, a nossa garantia de salvação.

Ofereço-VOS os meus méritos para que a SENHORA os guarde:
A) Para que a SENHORA não permita à traça do modernismo nem à ferrugem da preguiça espiritual os corroer aos poucos;
B) Para que a SENHORA não permita ao Diabo, que é ladrão, os arrombar e roubá-los pelo pecado mortal. Antes os faça crescer pela vida na graça.

Quanto aos valores da satisfação e da impetração alcançados pelos meus méritos, estes posso comunicá-los aos outros. Humildemente, VO-los ofereço com a consciência de serem nada:
– Os valores da satisfação, que permitem reparar as penas temporais devidas aos pecados, para que a SENHORA os use como bem entender;
– que são igualmente os valores da impetração, que permitem obter graças, para que a SENHORA os use como bem entender.

Amen!

MEDITAÇÃO SOBRE COMO VIVER A CONSAGRAÇÃO

Por VÓS, conVOSCO, em VÓS e para VÓS:
– Por VÓS, em obediência a VÓS, que sempre fostes inteiramente conduzida pelo ESPÍRITO SANTO. Como uma pedra que se atira no lago e se afunda em abandono a VÓS, para tudo fazer através de VÓS;
– ConVOSCO, olhos postos em VÓS para VOS imitar. Como faria a SENHORA no meu lugar? Sem dúvida, com uma fé viva, humildade profunda e pureza virginal.
– Em VÓS, SENHORA, sou santificado e estou sob a Vossa proteção. Sois o verdadeiro paraíso terrestre do novo ADÃO, o Vosso FILHO, cujo paraíso perdido era figura. Não o guarda um Querubim, mas o ESPÍRITO SANTO, sois fonte selada! Há em VÓS riquezas, belezas, raridades e doçuras inexplicáveis que JESUS aí depositou. NESTE paraíso, somos rapidamente moldados em JESUS, no Homem Novo, uma nova criação.
– Para VÓS, como escravo por amor, ao Vosso serviço. Sem direitos, o escravo faz apenas aquilo que lhe é ordenado. E como escravo por amor, o faz prontamente e de boa vontade. O nosso serviço, não sendo um fim, o fim é JESUS – não vá eu agora ofender a SENHORA! – é o meio mais perfeito de servi-lO, pois O servimos com pureza de intenções, não as nossas, que não são puras, mas com as purificadas pelas mãos da SENHORA. Nesse serviço, procuramos trazer mais pessoas a esta devoção, que nos conduz com segurança e de modo infalível ao nosso fim, que é JESUS. Nesse serviço, procuramos defender-VOS dos que VOS atacam e a esta preciosíssima devoção, verdadeiro tesouro achado, pérola encontrada; e a qualquer outra devoção verdadeira dedicada a VÓS. Quando a devoção é verdadeira, mesmo não sendo como esta, que é perfeita, garante-nos a salvação das nossas almas.

VIRGEM FIEL, eu confio em VÓS!

Por VÓS, conVOSCO, em VÓS e para VÓS vivo de modo perfeito a renovação diária dos votos do meu Baptismo.

Obrigado!

NOTA: VAMOS TESTAR A TUA E MINHA HUMILDADE

Diante de DEUS, é preciso reconhecer - ser não reconheceres, não deixará de ser verdade - que todas as criaturas são Suas escravas, uma vez que em tudo, sem excepção, elas dependem do CRIADOR e da Sua VONTADE, nenhuma criatura se pode livrar disso. Nenhuma criatura pode existir sem DEUS, fazer alguma coisa sem DEUS, em tudo da sua existência depende de DEUS. Nesse sentido, que é um sentido real, da realidade, toda a criatura, e tu és criatura, é escrava de DEUS. Outra coisa é se DEUS AMOR nos olha assim, mas é outra coisa, já falaremos dela.

Relativo a nós, as criaturas mais elevadas da criação visível, com a potência de poder conhecer DEUS, somos criaturas inteligentes, fomos criados à imagem e semelhança do SENHOR, mas canta o salmista que somos as ovelhas do Seu rebanho. Isto é, somos o que um escravo é. Nisto, nessa total dependência, também NOSSA SENHORA é escrava do SENHOR, pois é criatura. ELA mesma, na Sua humildade profunda e incomparável, se reconhece e disse isso mesmo de SI, na ANUNCIAÇÃO: «eis a escrava do SENHOR, faça-se em MIM segundo a tua palavra». Mas ESTA escrava do SENHOR é singular, DEUS A criou e A escolheu para ser a MÃE do Seu FILHO.

Também Satanás, quer queira ou não, a isso não pode escapar, é um escravo do SENHOR. Quer queira ou não, serve aos desígnos de DEUS, de má vontade, claro, mas não pode escapar a isso. E nós, que nos consagrámos a JESUS pela Sua MÃE e nossa MÃE, servimos como escravos por amor, com muito amor, alegria e fazendo uso da nossa liberdade nesse sentido.

Se, por um lado, devido à nossa dependência total de DEUS e da Sua VONTADE (e do Seu AMOR), somos escravos do SENHOR, como o é qualquer criatura, também as mais elevadas, os anjos, o próprio DEUS não nos quer nos ver assim, ELE nos deu elevada dignidade de, no Seu FILHO, nos tornarmos Seus filhos adoptivos: sendo escravos, DEUS não nos quer escravos, mas Seus filhos no Seu FILHO e filhos de MARIA.

Saibamos agradecer ao SENHOR. Estamos na SEMANA SANTA, quando isso foi realizado pelo SENHOR na Sua PAIXÃO, MORTE e RESSURREIÇÃO.

A tua humildade foi testada, também a minha.

A modernidade rejeita isso, mas não pode escapar a isso, quer queira ou não: todos somos criaturas e, como criaturas, inteiramente dependentes de DEUS, isto é, escravos, embora, como já disse e repito, DEUS não nos tenha criado para isso, mas para sermos eternamente felizes com ELE, só com ELE o seremos. MARIA, o Seu IMACULADO CORAÇÃO, nos leva a DEUS de modo infalível e fácil.

Ser escravo de DEUS não é ofensivo, porque é até verdade que o somos, somos criaturas. Ofensivo mesmo é ser escravo de Satanás, através dos ídolos e das coisas endeusadas, a quem prestamos "culto" e "adoramos", tornando-nos dependentes delas, isto é, escravos, em vez de nos servimos delas (senhores). Nessa ilusão de falsa liberdade de criatura - que se esqueceu que é criatura, vivendo na mentira e na dependência de tantas "drogas", nem toma consciência disso -, é que vai contra a dignidade que DEUS nos deu.

ORAÇÃO

O nosso serviço para VÓS, NOSSA SENHORA, necessariamente é para JESUS, para JESUS através dAQUELA que é a MÃE, que sempre e perfeitamente colocou DEUS em primeiro lugar, no centro da Sua vida, como ninguém mais. Que jamais desviou alguém de DEUS, sempre apontou para ELE a todos que dão o seu «sim» a VÓS.

Se DEUS exige de nós o amor do próximo por amor dELE – este Mandamento é semelhante ao primeiro, ensina JESUS... –, com muito mais razão é exigido isso de nós quando o nosso próximo é a SENHORA, que é a MÃE DE DEUS.

Se São Paulo ensina como devemos servir o próximo, como quem serve a CRISTO JESUS, com muito mais razão que em qualquer outro caso, devemos servir à SENHORA, que é a MÃE DE JESUS,  e, não bastasse isso, é a nossa MÃE na ordem da graça na Terra e na ordem da glória futura no CÉU. 

Mas esse serviço à SENHORA - exigência do amor do próximo por amor de DEUS -, ainda por cima nos leva a servir a DEUS perfeitamente com pureza de intenções, pureza que não habita em nós, mas que pelas Vossas mãos ficam purificadas; este serviço à SENHORA jamais nos desviará do nosso fim, que é JESUS. Dando o nosso «sim» à SENHORA, alcançaremos infalivelmente a nossa reconciliação com DEUS, a nossa salvação. Sois a VIRGEM FIEL e o REFÚGIO DOS PECADORES.

Por amor de DEUS, desejo servir à SENHORA como sois servida pelos Anjos e Santos no CÉU, que colocam DEUS no centro e VOS servem por amor de DEUS de modo especial, como a SANTA MÃE DE DEUS, como VOS serve o meu grande amigo e companheiro de viagem, o meu Anjo da Guarda.

Amen!

«Escuta, Israel: não há outro deus, senão o SENHOR. Amá-lO-ás com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.» (Deuteronómio VI, 4-5) «De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27)

Tempo da Quaresma é tempo de quarentena interior para curar o homem interior e (re)nascer em nós o homem novo (PÁSCOA).

quarta-feira, 9 de abril de 2025

01 Pergunta: Sim? Não? Agora não?

TQ 5,4 C (Salt.: sem I)
Quarta-Feira da semana 5 do Tempo da Quaresma.

Há uns tempos atrás, eu publiquei uma crítica sobre o modo de perguntar as coisas que apareceu recentemente, substituindo o «não» pela «agora não», e tirei conclusões precipitadas, sem a reflexão necessária, e, com isso, pratiquei injustiça.

Basicamente, a pergunta clássica sempre foi esta:

PERGUNTA
Resposta: SIM ou NÃO.

A pergunta que passou a aparecer substituindo o «não» pelo «agora não»:

PERGUNTA
Resposta: SIM ou AGORA NÃO.

Considerava que se a minha resposta fosse NÃO, não estando presente na pergunta, estaria a mentir, pois nem SIM nem AGORA NÃO. Considerava que a pergunta teria que incluir o NÃO:

PERGUNTA
Resposta: SIM ou AGORA NÃO ou NÃO.

Mas se responder AGORA NÃO, quando a minha resposta de momento seria NÃO, não necessariamente estarei a mentir, porque nada sei do futuro, posso até mudar de idéias, e deve ter sido esta a intenção, quando alguém idealizou este tipo de resposta sem o NÃO. Compreende-se a boa intenção da resposta. Não há mal em responder AGORA NÃO, para dizer NÃO: hoje, NÃO, mas talvez no futuro SIM, daí, AGORA NÃO. Quando a pergunta é moralmente boa, é até muito bem feita.

Portanto, relativo à intenção, boa, podemos sempre responder AGORA NÃO, mesmo que no presente a resposta seja NÃO, porque posso mudar de idéias no futuro e dizer SIM.

Apesar deste modo de perguntar ser bem intencionado e até criativo, a pergunta tem que necessariamente ser moralmente boa, como a seguinte:

QUERES APRENDER A JOGAR HÓQUEI (subentendido EM PATINS)?
SIM? ou AGORA NÃO?

Se a resposta for NÃO para este desporto tão bonito que atrai multidões, se for divulgado, na ausência do NÃO é  perfeitamente válida a resposta AGORA NÃO, porque no futuro posso mudar de idéias. Mas a uma pergunta imoral, não há como responder sem o NÃO, como por exemplo:

QUERES MATAR SICRANO?
SIM ou AGORA NÃO?

Agora, independente de saber se farei alguma asneira no futuro - DEUS me livre dela! -, a resposta exige o NÃO.

A pergunta com o AGORA NÃO no lugar do NÃO é válida, quando não há mal nela, e eu fui injusto nas minhas conclusões no passado, julguei para o mal, porque não reflecti adequadamente.

«Escuta, Israel: não há outro deus, senão o SENHOR. Amá-lO-ás com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.» (Deuteronómio VI, 4-5) «De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27)

Tempo da Quaresma é tempo de quarentena interior para curar o homem interior e (re)nascer em nós o homem novo (PÁSCOA).