TQ 6,2 C (Salt.: sem II)
Segunda-Feira da Semana Santa.
*** *** ***
Esta consagração, cujo objectivo é viver de modo melhor possível os votos do nosso Baptismo, entre outras coisas, foi ensinada por São Luís Maria Grignion de Montfort. Quem não realizou esta consagração, poderá não compreender alguma parte das orações que vou colocar aqui como renovação e consciência maior do significado desta consagração.
São duas orações: a primeira, é a meditação sobre a consagração propriamente dita. Ajuda-me a mim, e também a ti, a tomar mais consciência do que oferecemos a JESUS pela Sua MÃE.
A segunda oração, ajuda-me a mim, e a ti também, a tomar mais consciência de como se deve viver esta consagração.
Por último, colocarei uma nota para testar a humildade do leitor, terminando com uma oração sobre o serviço a MARIA.
MEDITAÇÃO SOBRE A CONSAGRAÇÃO
Sou todo Vosso e tudo que possuo VOS pertence, ó minha MÃE, SENHORA E RAINHA. E assim de JESUS.
O que sou, meu ser, é Vosso:
– O meu corpo com todos os sentidos – vista, ouvido, tacto, ofalto, boca – ofereço à Vossa pureza.
– A minha alma com todas as potências – inteligência e vontade – ofereço à Vossa humildade.
Também o que possuo, meu haver, é Vosso:
– Os bens da fortuna para me desapegar deles e, como já não são meus, ser prudente no seu uso.
– Os bens espirituais, que são os meus méritos das boas obras passadas, presentes e futuras – que não posso comunicá-los a ninguém; mesmo que pudesse, são merecimentos finitos, nem para a minha salvação serviriam, só o Vosso FILHO pôde merecer por cada um de nós e assim nos salvar com os Seus merecimentos infinitos. É nELE, nos Seus merecimentos, que está a nossa esperança, a nossa garantia de salvação.
Ofereço-VOS os meus méritos para que a SENHORA os guarde:
A) Para que a SENHORA não permita à traça do modernismo nem à ferrugem da preguiça espiritual os corroer aos poucos;
B) Para que a SENHORA não permita ao Diabo, que é ladrão, os arrombar e roubá-los pelo pecado mortal. Antes os faça crescer pela vida na graça.
Quanto aos valores da satisfação e da impetração alcançados pelos meus méritos, estes posso comunicá-los aos outros. Humildemente, VO-los ofereço com a consciência de serem nada:
– Os valores da satisfação, que permitem reparar as penas temporais devidas aos pecados, para que a SENHORA os use como bem entender;
– que são igualmente os valores da impetração, que permitem obter graças, para que a SENHORA os use como bem entender.
Amen!
MEDITAÇÃO SOBRE COMO VIVER A CONSAGRAÇÃO
Por VÓS, conVOSCO, em VÓS e para VÓS:
– Por VÓS, em obediência a VÓS, que sempre fostes inteiramente conduzida pelo ESPÍRITO SANTO. Como uma pedra que se atira no lago e se afunda em abandono a VÓS, para tudo fazer através de VÓS;
– ConVOSCO, olhos postos em VÓS para VOS imitar. Como faria a SENHORA no meu lugar? Sem dúvida, com uma fé viva, humildade profunda e pureza virginal.
– Em VÓS, SENHORA, sou santificado e estou sob a Vossa proteção. Sois o verdadeiro paraíso terrestre do novo ADÃO, o Vosso FILHO, cujo paraíso perdido era figura. Não o guarda um Querubim, mas o ESPÍRITO SANTO, sois fonte selada! Há em VÓS riquezas, belezas, raridades e doçuras inexplicáveis que JESUS aí depositou. NESTE paraíso, somos rapidamente moldados em JESUS, no Homem Novo, uma nova criação.
– Para VÓS, como escravo por amor, ao Vosso serviço. Sem direitos, o escravo faz apenas aquilo que lhe é ordenado. E como escravo por amor, o faz prontamente e de boa vontade. O nosso serviço, não sendo um fim, o fim é JESUS – não vá eu agora ofender a SENHORA! – é o meio mais perfeito de servi-lO, pois O servimos com pureza de intenções, não as nossas, que não são puras, mas com as purificadas pelas mãos da SENHORA. Nesse serviço, procuramos trazer mais pessoas a esta devoção, que nos conduz com segurança e de modo infalível ao nosso fim, que é JESUS. Nesse serviço, procuramos defender-VOS dos que VOS atacam e a esta preciosíssima devoção, verdadeiro tesouro achado, pérola encontrada; e a qualquer outra devoção verdadeira dedicada a VÓS. Quando a devoção é verdadeira, mesmo não sendo como esta, que é perfeita, garante-nos a salvação das nossas almas.
VIRGEM FIEL, eu confio em VÓS!
Por VÓS, conVOSCO, em VÓS e para VÓS vivo de modo perfeito a renovação diária dos votos do meu Baptismo.
Obrigado!
NOTA: VAMOS TESTAR A TUA E MINHA HUMILDADE
Diante de DEUS, é preciso reconhecer - ser não reconheceres, não deixará de ser verdade - que todas as criaturas são Suas escravas, uma vez que em tudo, sem excepção, elas dependem do CRIADOR e da Sua VONTADE, nenhuma criatura se pode livrar disso. Nenhuma criatura pode existir sem DEUS, fazer alguma coisa sem DEUS, em tudo da sua existência depende de DEUS. Nesse sentido, que é um sentido real, da realidade, toda a criatura, e tu és criatura, é escrava de DEUS. Outra coisa é se DEUS AMOR nos olha assim, mas é outra coisa, já falaremos dela.
Relativo a nós, as criaturas mais elevadas da criação visível, com a potência de poder conhecer DEUS, somos criaturas inteligentes, fomos criados à imagem e semelhança do SENHOR, mas canta o salmista que somos as ovelhas do Seu rebanho. Isto é, somos o que um escravo é. Nisto, nessa total dependência, também NOSSA SENHORA é escrava do SENHOR, pois é criatura. ELA mesma, na Sua humildade profunda e incomparável, se reconhece e disse isso mesmo de SI, na ANUNCIAÇÃO: «eis a escrava do SENHOR, faça-se em MIM segundo a tua palavra». Mas ESTA escrava do SENHOR é singular, DEUS A criou e A escolheu para ser a MÃE do Seu FILHO.
Também Satanás, quer queira ou não, a isso não pode escapar, é um escravo do SENHOR. Quer queira ou não, serve aos desígnos de DEUS, de má vontade, claro, mas não pode escapar a isso. E nós, que nos consagrámos a JESUS pela Sua MÃE e nossa MÃE, servimos como escravos por amor, com muito amor, alegria e fazendo uso da nossa liberdade nesse sentido.
Se, por um lado, devido à nossa dependência total de DEUS e da Sua VONTADE (e do Seu AMOR), somos escravos do SENHOR, como o é qualquer criatura, também as mais elevadas, os anjos, o próprio DEUS não nos quer nos ver assim, ELE nos deu elevada dignidade de, no Seu FILHO, nos tornarmos Seus filhos adoptivos: sendo escravos, DEUS não nos quer escravos, mas Seus filhos no Seu FILHO e filhos de MARIA.
Saibamos agradecer ao SENHOR. Estamos na SEMANA SANTA, quando isso foi realizado pelo SENHOR na Sua PAIXÃO, MORTE e RESSURREIÇÃO.
A tua humildade foi testada, também a minha.
A modernidade rejeita isso, mas não pode escapar a isso, quer queira ou não: todos somos criaturas e, como criaturas, inteiramente dependentes de DEUS, isto é, escravos, embora, como já disse e repito, DEUS não nos tenha criado para isso, mas para sermos eternamente felizes com ELE, só com ELE o seremos. MARIA, o Seu IMACULADO CORAÇÃO, nos leva a DEUS de modo infalível e fácil.
Ser escravo de DEUS não é ofensivo, porque é até verdade que o somos, somos criaturas. Ofensivo mesmo é ser escravo de Satanás, através dos ídolos e das coisas endeusadas, a quem prestamos "culto" e "adoramos", tornando-nos dependentes delas, isto é, escravos, em vez de nos servimos delas (senhores). Nessa ilusão de falsa liberdade de criatura - que se esqueceu que é criatura, vivendo na mentira e na dependência de tantas "drogas", nem toma consciência disso -, é que vai contra a dignidade que DEUS nos deu.
ORAÇÃO
O nosso serviço para VÓS, NOSSA SENHORA, necessariamente é para JESUS, para JESUS através dAQUELA que é a MÃE, que sempre e perfeitamente colocou DEUS em primeiro lugar, no centro da Sua vida, como ninguém mais. Que jamais desviou alguém de DEUS, sempre apontou para ELE a todos que dão o seu «sim» a VÓS.
Se DEUS exige de nós o amor do próximo por amor dELE – este Mandamento é semelhante ao primeiro, ensina JESUS... –, com muito mais razão é exigido isso de nós quando o nosso próximo é a SENHORA, que é a MÃE DE DEUS.
Se São Paulo ensina como devemos servir o próximo, como quem serve a CRISTO JESUS, com muito mais razão que em qualquer outro caso, devemos servir à SENHORA, que é a MÃE DE JESUS, e, não bastasse isso, é a nossa MÃE na ordem da graça na Terra e na ordem da glória futura no CÉU.
Mas esse serviço à SENHORA - exigência do amor do próximo por amor de DEUS -, ainda por cima nos leva a servir a DEUS perfeitamente com pureza de intenções, pureza que não habita em nós, mas que pelas Vossas mãos ficam purificadas; este serviço à SENHORA jamais nos desviará do nosso fim, que é JESUS. Dando o nosso «sim» à SENHORA, alcançaremos infalivelmente a nossa reconciliação com DEUS, a nossa salvação. Sois a VIRGEM FIEL e o REFÚGIO DOS PECADORES.
Por amor de DEUS, desejo servir à SENHORA como sois servida pelos Anjos e Santos no CÉU, que colocam DEUS no centro e VOS servem por amor de DEUS de modo especial, como a SANTA MÃE DE DEUS, como VOS serve o meu grande amigo e companheiro de viagem, o meu Anjo da Guarda.
Amen!
«Escuta, Israel: não há outro deus, senão o SENHOR. Amá-lO-ás com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.» (Deuteronómio VI, 4-5) «De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27)
Tempo da Quaresma é tempo de quarentena interior para curar o homem interior e (re)nascer em nós o homem novo (PÁSCOA).