TQ 5,4 C (Salt.: sem I)
Quarta-Feira da semana 5 do Tempo da Quaresma.
Há uns tempos atrás, eu publiquei uma crítica sobre o modo de perguntar as coisas que apareceu recentemente, substituindo o «não» pela «agora não», e tirei conclusões precipitadas, sem a reflexão necessária, e, com isso, pratiquei injustiça.
Basicamente, a pergunta clássica sempre foi esta:
PERGUNTA
Resposta: SIM ou NÃO.
A pergunta que passou a aparecer substituindo o «não» pelo «agora não»:
PERGUNTA
Resposta: SIM ou AGORA NÃO.
Considerava que se a minha resposta fosse NÃO, não estando presente na pergunta, estaria a mentir, pois nem SIM nem AGORA NÃO. Considerava que a pergunta teria que incluir o NÃO:
PERGUNTA
Resposta: SIM ou AGORA NÃO ou NÃO.
Mas se responder AGORA NÃO, quando a minha resposta de momento seria NÃO, não necessariamente estarei a mentir, porque nada sei do futuro, posso até mudar de idéias, e deve ter sido esta a intenção, quando alguém idealizou este tipo de resposta sem o NÃO. Compreende-se a boa intenção da resposta. Não há mal em responder AGORA NÃO, para dizer NÃO: hoje, NÃO, mas talvez no futuro SIM, daí, AGORA NÃO. Quando a pergunta é moralmente boa, é até muito bem feita.
Portanto, relativo à intenção, boa, podemos sempre responder AGORA NÃO, mesmo que no presente a resposta seja NÃO, porque posso mudar de idéias no futuro e dizer SIM.
Apesar deste modo de perguntar ser bem intencionado e até criativo, a pergunta tem que necessariamente ser moralmente boa, como a seguinte:
QUERES APRENDER A JOGAR HÓQUEI (subentendido EM PATINS)?
SIM? ou AGORA NÃO?
Se a resposta for NÃO para este desporto tão bonito que atrai multidões, se for divulgado, na ausência do NÃO é perfeitamente válida a resposta AGORA NÃO, porque no futuro posso mudar de idéias. Mas a uma pergunta imoral, não há como responder sem o NÃO, como por exemplo:
QUERES MATAR SICRANO?
SIM ou AGORA NÃO?
Agora, independente de saber se farei alguma asneira no futuro - DEUS me livre dela! -, a resposta exige o NÃO.
A pergunta com o AGORA NÃO no lugar do NÃO é válida, quando não há mal nela, e eu fui injusto nas minhas conclusões no passado, julguei para o mal, porque não reflecti adequadamente.
«Escuta, Israel: não há outro deus, senão o SENHOR. Amá-lO-ás com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.» (Deuteronómio VI, 4-5) «De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27)
Tempo da Quaresma é tempo de quarentena interior para curar o homem interior e (re)nascer em nós o homem novo (PÁSCOA).
Sem comentários:
Enviar um comentário