TC 15,4 C (Salt.: sem III)
Quarta-Feira da semana 15 do Tempo Comum.
- NOSSA SENHORA DO CARMO, mo.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.
*** *** ***
| Naquele tempo, levantou-se um doutor da Lei e perguntou a JESUS para O experimentar [Era frequente os judeus, que perseguiam JESUS, quererem colocá-lO em cheque com muitas perguntas, assim menciona o EVANGELHO noutra parte, mas eram sempre eles que ficavam em cheque, quando a intenção era desonesta]:
«MESTRE, que hei-de fazer para receber como herança a VIDA ETERNA?».
JESUS disse-lhe: «Que está escrito na Lei? Como lês tu?».
Ele respondeu: «Amarás o SENHOR teu DEUS com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento [só a ESTE deus, o DEUS verdadeiro e único, se deve adorar, reservar esta palavra somente para ELE]; e ao próximo como a ti mesmo».
Disse-lhe JESUS: «Respondeste bem. Faz isso e viverás».
Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a JESUS: «E quem é o meu próximo?».
JESUS, tomando a palavra, disse:
«Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores. Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio-morto.
Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante. Do mesmo modo, um levita [religioso, consagrado para o serviço de DEUS] que vinha por aquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e, ao vê-lo, encheu-se de compaixão.
Aproximou-se, ligou-lhe as feridas deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.
No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao estalajadeiro e disse: ‘Trata bem dele; e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar’.
Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?».
O doutor da Lei respondeu: «O que teve compaixão dele».
Disse-lhe Jesus: «Então vai e faz o mesmo». |
(Lucas X, 25-37)
O bom samaritano existiu? Alguém poderia dizer que é apenas uma parábola, e é, mas isso não significa que o samaritano não tenha existido. Não só pode ter existido, e JESUS, que vê tudo, fala dele nesta parábola, como também pode ter existido esta boa obra, que é o fruto do seu verdadeiro amor de DEUS. Só a ESTE deus, o DEUS verdadeiro e único, se deve adorar, reservar esta palavra somente para ELE.
| Do CÉU o SENHOR contempla e observa todos os homens. Do lugar onde habita, contempla todos os habitantes da Terra. ELE que formou o coração de cada homem está atento a todas as suas obras. |
(Salmo XXXII, 13-15)
DEUS vê tudo, como diz o salmista, tem os Seus olhos postos nos homens e vê as suas obras; e vê o bom exemplo de alguém, que, por ser samaritano, era visto como pecador pelos judeus em geral. Também diz o salmista que o homem vê as aparências e DEUS (JESUS) vê o coração. E vê o coração de um homem bom, no samaritano.
Nesta parábola, não só o samaritano pode ter existido, como também pode ter realizado a boa obra aqui contada por JESUS. Considerado pecador, um pagão, mas cujo amor de DEUS, acima de todas as coisas, o levava a amar verdadeiramente o próximo para além do amor conversa, do falso amor e do amor que não é amor.
Sem dúvida, este samaritano da parábola, se existiu, é hoje um bem-aventurado, habitante do CÉU, um cristão, membro do CORPO MÍSTICO DE CRISTO, a IGREJA.
NOSSA SENHORA DO CARMO, rogai por nós!
«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Uma boa semana já no seu quarto dia (Quarta-Feira), e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário