TC 30,2 C (Salt.: sem II)
Segunda-Feira da semana 30 do Tempo Comum.
- Beato Gonçalo de Lagos, Presbítero, mf.
No Patriarcado de Lisboa é memória obrigatória (mo).
*** *** ***
Este novo assunto encontra-se no arquivo do blog, letra D.
*** *** ***
Um concelho aos que têm o poder temporal na Terra (dom de DEUS, não o vendam ao Maligno), para que o mundo possa ser feliz:
| Amai a justiça, vós que governais a Terra, tende para com o SENHOR sentimentos perfeitos e procurai-O com simplicidade de coração; porque ELE deixa-SE encontrar pelos que não O tentam e revela-SE aos que nELE confiam. |
(Sabedoria I, 1-2)
Notemos que esta palavra não fala dos governos locais de cada país, mas daqueles que têm o domínio sobre o mundo inteiro (| vós que governais a Terra |), mas também aplica-se aos governantes locais de cada país.
A PALAVRA DE DEUS é surpreendente porque ainda não existia o globalismo nem a tecnologia que permitisse a um grupo de pessoas governar o planeta. A PALAVRA DE DEUS não é antiga nem nova, mas eterna e aplica-se a todos os tempos.
DEUS não olha para os dons que temos, se somos grandes ou pequenos, ricos ou pobres, mais talentosos ou menos talentosos, mas para a verdade de nós mesmos: sejamos humildes e isso aplica-se a todos, também aos governantes: | ELE deixa-SE encontrar pelos que não O tentam e revela-SE aos que nELE confiam. |
A PALAVRA DE DEUS adverte o pecador, aquele que anda bem enganado no caminho do mal:
| Com suas obras e palavras os ímpios chamam a morte [espiritual, aquela que nos faz perder DEUS]; julgando-a sua amiga, por ela se consomem [nos falsos gozos do pecado]; com ela fazem aliança e de facto merecem pertencer-lhe. |
(Sabedoria I, 16)
Merecem pertencer-lhe se permanecerem nesse engano até ao fim. Notemos que a droga engana e o viciado sabe disso, que passado o efeito, vem a tristeza e a frustração, mas, apesar de saber disso, volta sempre a ela. Só DEUS pode livrá-lo disso: rezemos pelos incrédulos, como pede a RAINHA DA PAZ.
No Evangelho do Domingo passado (26 de Outubro de 2025, TC 30,1 C), mais uma vez a PALAVRA DE DEUS - agora falada directamente pelo Filho do Homem, que é o FILHO DE DEUS, JESUS -, fala da importância da humildade, isto é, da verdade de nós mesmos, que sem DEUS nada podemos:
| Naquele tempo, JESUS disse a seguinte parábola para alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros:
«Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano.
O fariseu, de pé, orava assim:
"Meu DEUS, dou-VOS graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de todos os meus rendimentos".
O publicano ficou à distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao CÉU; mas batia no peito e dizia:
"Meu DEUS, tende compaixão de mim, que sou pecador".
EU vos digo que este desceu justificado para sua casa e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».
(Lucas XVIII, 9-14)
De facto, a oração do fariseu não foi uma oração, mas uma verdadeira ofensa a DEUS. Orgulho (cegueira) e julgamento sobre alguém que nem conhece. E se o fariseu conhecesse o publicano e soubesse que tivesse feito grandes pecados? JESUS continua a dizer para não julgar, mas para sermos misericordiosos; assim também viveremos na misericórdia de DEUS, Seu pai.
Paga o dízimo? Agradeça a DEUS, porque até se livra de DEUS dizer-lhe que poderia pagar mais. Agradeça a DEUS poder pagar o dízimo porque, no mundo real, muitos da sua lista negra talvez não o possam fazer, vivem na contingência e desemprego.
«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS)
Continuação de uma boa semana já no seu segundo dia (Segunda-Feira) e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário