Confrontemos a palavra de DEUS, dita pelo próprio SENHOR JESUS, com a situação actual:
«Tomai cuidado para que ninguém vos desencaminhe. Porque virão muitos em Meu Nome, dizendo: ‘Sou eu o Messias.’ E hão-de enganar muita gente. Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerras, mas não vos assusteis. Isso tem de acontecer, mas ainda não será o fim. Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino, e haverá fomes, pestes e terramotos em vários sítios. Tudo isto será apenas o princípio das dores.
Então, irão entregar-vos à tortura e à morte e, por causa do Meu Nome, todos os povos irão odiar-vos. Nessa altura, muitos sucumbirão e hão-de trair-se e odiar-se uns aos outros.
Surgirão muitos falsos profetas, que hão-de enganar a muitos. E, porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos; mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo.
Este Evangelho do Reino será proclamado em todo o mundo, para se dar testemunho diante de todos os povos. E então virá o fim.
Por isso, quando virdes a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, instalada no lugar santo, - o que lê, entenda - então, os que se encontrarem na Judeia fujam para os montes; aquele que estiver no terraço não desça para tirar as coisas de sua casa; e o que se encontrar no campo não volte atrás para buscar a capa. Ai das que estiverem grávidas e das que andarem amamentando nesses dias! Rezai para que a vossa fuga não se verifique no Inverno ou em dia de sábado, pois nessa altura a aflição será tão grande como nunca se viu desde o princípio do mundo até ao presente, nem jamais se verá.
E, se não fossem abreviados esses dias, criatura alguma se poderia salvar; mas, por causa dos eleitos, esses dias serão reduzidos.
Então, se vierem dizer-vos: ‘Aqui está o Messias’, ou ‘Ali está Ele’, não acrediteis; porque hão-de surgir falsos messias e falsos profetas, que farão grandes milagres e prodígios, a ponto de desencaminharem, se possível, até os eleitos. Olhai que já vos preveni. Por isso, se vos disserem: ‘Ele está no deserto’, não saiais; ‘Ei-lo no interior da casa’, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e brilha até ao Ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem. Onde houver um cadáver, aí se juntarão os abutres.
Logo após a aflição daqueles dias, o Sol irá escurecer-se, a Lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu, com grande poder e glória. Ele enviará os Seus anjos, com uma trombeta altissonante, para reunir os Seus eleitos desde os quatro ventos, de um extremo ao outro do céu.» (Mt 24,4-31)
Na palavra do SENHOR, acima, ELE indica que haverá guerras, fomes, terramotos e pestes em vários lugares... Em relação a pestes, podemos pensar nas ameaças de pandemia.
Aparecerão falsos profetas que procurarão, se possível, até enganar os discípulos de CRISTO. O falso profeta, como ensina a SAGRADA ESCRITURA, sempre profetiza um futuro maravilhoso, o que não há nada de especial nisso, mas com o pecado (aborto, pedofilia, etc), e aqui é que é impossível, um mundo que despreza DEUS e a Sua LEI. Eles não falam em NOME DE DEUS, mas de coisas ou ídolos. As suas profecias, como está na SAGRADA ESCRITURA, nunca se cumprem.
Entretanto, a iniquidade (da cultura da morte) se multiplicará, esfriando a caridade, e isso se pode ver na indiferença, por exemplo, com o asssassinato de uma multidão de inocentes pelo aborto, mas não só aqui: podemos ver filhos violados por pais, pais assassinados por filhos, mata-se à vontade e com crueldade. Não se respeita a autoridade (legítima) nem os mais velhos, as maldades são imensas, os vilões tornaram-se heróis, etc. O amor esfriou-se. O pecado faz isso mesmo.
Numa primeira fase, teríamos os fenómenos como terramotos, pestes, guerras...; numa segunda fase, as próprias forças do universo seriam abaladas, é o que JESUS, há uns dois mil anos atrás disse. Procuram-se as explicações científicas para os fenómenos extraordinários, mas a questão não está nisso, mas que JESUS disse que aconteceriam. Na palavra de JESUS, o relevante, não são as explicações, mas ACREDITAR no que ELE diz: nunca deixa de se cumprir no seu devido tempo. Quem sabe, nessa segunda fase, as leis da natureza se alterarão, de modo que a tecnologia não funcione. Talvez se vá cumprir o que S. PAULO falou aos romanos: DEUS há-de confunfir os sábios deste mundo, aqueles que negam DEUS, tão pouco sabem da natureza, uma vez que falam dela, como se pode ver na TV, sem referência ao CRIADOR. Se alguém não consegue ver o AMOR DE DEUS na natureza, misturado, é claro, mas só temporariamente, com os efeitos maus da herança do pecado original, pode até entender muito de zoologia, mineralogia e botânica, mas quase nada da natureza.