Na SAGRADA ESCRITURA estão os livros mais belos de todos os tempos – passado, presente, futuro -, mas o mais importante de tudo é a mensagem teológica: o que DEUS nos quer dizer em cada passagem, relevante para a nossa salvação, salvação já para esta vida a caminho da definitiva. N’ELA está presente a bondade de DEUS e a maldade dos homens, necessitando de misericórdia e libertação que só DEUS pode dar. Sobre a bondade de DEUS, presente na SAGRADA ESCRITURA, temos uma mensagem de NOSSA SENHORA: «Ponde a SAGRADA ESCRITURA em lugar bem visível, nas vossas famílias; lede-A, meditai e aprendei como DEUS AMA o Seu POVO.» Pela leitura da BÍBLIA, podemos aprender e ver como DEUS nos ama... (e como a nossa correspondência é miseravelmente miserável). Como DEUS continua a amar um povo infiel... Quem procederia assim como DEUS? Ninguém; sem a Sua graça, impossível.
«Toda a ESCRITURA é inspirada por DEUS e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, a fim de que o homem de DEUS seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa.» (2 Timóteo 3,16-17)
Não há livro nenhum, no mundo – nem de ontem, nem de hoje, nem de amanhã – mais adequado a esse fim de perfeição e boas obras, que conduz ao fim último do homem, DEUS. Ao contrário das palavras dos homens, a PALAVRA DE DEUS possui a graça e verdade. A verdade vale para todos os tempos e é libertadora (a mentira segue as modas e escraviza). A graça, presente na PALAVRA DE DEUS, permite que possamos pôr em práctica o que se encontra n’ELA. A PALAVRA DE DEUS é libertadora, porque, colocando-A em práctica, nos dá a felicidade, a paz e a realização. S. Paulo constatava, levando em conta a sua vida passada e a sua vida presente, que veio com o conhecimento de JESUS CRISTO – portanto, não dando opinião, mas comparando as suas duas vidas (os que não conhecem CRISTO ficam na opinião porque não têm o necessário para fazer a comparação,entre a vida na graça e a vida no pecado) – exclamava que fazemos o que não queremos fazer, o mal, e não fazemos o que queremos fazer, o bem: o resultado é a tristeza e frustração. E perguntava quem nos podería libertar. AQUELE que nos trouxe a graça e a verdade, JESUS CRISTO, exclamava.
Ninguém pode interpretar a SAGRADA ESCRITURA por si mesmo ou à sua maneira, ou segundo os seus desejos ou interesses pessoais. «Jamais uma profecia foi proferida pela vontade de um homem; mas, sendo movidos pelo ESPÍRITO SANTO é que certos homens falaram da parte de DEUS.» (2 Pedro 1,20-21)
N’ELA temos um tesouro para viver bem, em paz e feliz, e fazendo o bem. «Todo o DOUTOR DA LEI instruído acerca do REINO DO CÉU, diz JESUS, é semelhante a um pai de família, que tira coisas novas e velhas do seu tesouro.» (Mateus 13,47).
Não há conflito entre o novo e o velho. A PALAVRA DE DEUS é uma fonte infindável de coisas boas já sabidas e novas, que se descobrem. A RAINHA DA PAZ, num trecho de uma mensagem, diz o mesmo com as Suas palavras: «Com a oração e a leitura da SAGRADA ESCRITURA entra na vossa família o ESPÍRITO SANTO que vos renovará. Tornar-vos-eis, assim, educadores da FÉ na vossa família. Através da oração e do vosso amor, o mundo irá por um caminho melhor e o amor começará a reinar no mundo.» E canta o salmista outra coisa boa e muito útil da SAGRADA ESCRITURA: «Andarei seguro no meu caminho, porque busquei os Vossos preceitos.» (Salmo 118,45)
Eis, mais alguns ensinamentos e pedidos da RAINHA DA PAZ (voltada para as famílias), sobre o grande tesouro que é a SAGRADA ESCRITURA:
- Cada família deve rezar unida e ler a BÍBLIA.
- Filhinhos, colocai a SAGRADA ESCRITURA em lugar visível, na vossa família; lêde-A e vivei-A. ensinai os vossos filhos, porque, se vós não sois um exemplo para eles, os filhos, pela ausência de DEUS, acabarão por se afastar. Reflecti, rezai e DEUS nascerá, então, nos vosso coração; o vosso coração será feliz.
- Convido-vos a renovar a oração nas vossas famílias, lendo as SAGRADAS ESCRITURAS, e a experimentar alegria no encontro com DEUS, que ama infinitamente as Suas criaturas.
- Queridos filhos, também hoje convido-vos a serdes portadores do EVANGELHO nas vossas famílias. Não esqueçais, filhinhos, de ler a SAGRADA ESCRITURA. Colocai-A em lugar visível e testemunhai com a vossa vida que credes e viveis a PALAVRA DE DEUS.
- Queridos filhos, colocai a SAGRADA ESCRITURA em lugar visível na vossa família e lede-A. Deste modo, conhecereis a oração do coração e os vossos pensamentos estarão em DEUS.
Como há-de o jovem manter puro o seu caminho?
Guardando as Vossas palavras.
De todo o coração Vos procuro,
não me deixeis afastar dos Vossos mandamentos.
As Vossas ordens são minhas delícias
e os Vossos decretos meus conselheiros.
Escolhi o caminho da verdade
e decidi-me pelos Vossos juízos.
Conduzi-me pela senda dos Vossos mandamentos,
pois nela estão as minhas delícias.
Quero cumprir fielmente a Vossa Lei,
agora e para sempre.
Diante dos reis falarei das Vossas ordens
e não me envergonharei.
Ponho as minhas delícias em Vossos mandamentos,
porque muito os amo.
Os Vossos decretos são os meus cantares,
na terra do meu peregrinar.
Para mim vale mais a Lei da Vossa boca
do que milhões em ouro e prata.
Em todas as coisas perfeitas descubro limites,
mas a Vossa Lei é grande, sem medida.
Tornei-me mais sábio que todos os meus mestres,
porque medito sempre as Vossas ordens.
Sou mais sensato que os anciãos,
porque observo os Vossos preceitos.
Como são doces ao meu paladar as Vossas palavras,
mais que o mel para a minha boca!
As Vossas ordens são a minha herança eterna,
são elas que dão alegria ao meu coração.
A manifestação das Vossas palavras ilumina
e dá inteligência aos simples.
Vivem em grande paz os que amam a Vossa Lei
e nada há que os perturbe.
Brote de meus lábios um hino de louvor,
porque me ensinastes os Vossos decretos.
(Salmo 118,9-10.24.29-30.35.44.46-47.54.72.96.99.103.111.130.165.171)
Sem comentários:
Enviar um comentário