No sermão de Santo Agostinho sobre os pastores, comentando a profecia de Ezequiel, especificamente:
«Arrancarei as Minhas ovelhas, diz o SENHOR, de entre os povos e as reunirei dos vários países; hei-de reconduzi-las à sua terra e apascentá-las nas montanhas de Israel.»
A salvação de CRISTO é para a humanidade inteira, para todos os povos e países, convidados a pertencer ao povo de DEUS (universalidade da salvação). Essa terra, a que JESUS, o BOM PASTOR, nos conduz, enquanto no deserto das provas de FÉ desta vida peregrina, é a pátria definitiva, o CÉU, como ensina a IGREJA. Mas não é isto que quero focalizar da profecia acima, mas o que Santo Agostinho, no seu sermão sobre os pastores, nos ensina quanto às montanhas de Israel: são a SAGRADA ESCRITURA (montanhas = alturas, lá do Alto). Santo Agostinho dirige-se aos que JESUS escolheu para pastores, mas o seu ensinamento se destina a todo o povo de DEUS. Vejamos o que diz Santo Agostinho:
«As montanhas de Israel são as páginas da ESCRITURA divina. Apascentai-vos n'ELA (na PALAVRA DE DEUS), se quereis apascentar-vos em segurança. Tudo quanto n'ELA encontrais, saboreai-o bem. Tudo o que encontrais fora d'ELA, rejeitai-o. Para não vos perderdes no meio do nevoeiro, ouvi a VOZ do PASTOR.»
Sabedoria tem a ver com sabor; saborear a PALAVRA DE DEUS (espiritualmente, claro está!) é alcançar sabedoria (saber viver). JESUS é o nosso pastor, mestre e senhor, não escutemos vozes dissonantes da Sua VOZ, são mercenários. E continua Santo Agostinho:
«Reuni-vos (por exemplo, catequese de adultos) nos montes da santa ESCRITURA. Aí estão as delícias do vosso coração (espirituais), aí nada é venenoso, nada é prejudicial; são as pastagens fertilíssimas dos montes de Israel.»
Assim, podemos agradecer a DEUS por termos semelhante tesouro, que nos guia, na IGREJA, como POVO DE DEUS, por este deserto de provações, com toda a segurança até à pátria definitiva, quando faremos a nossa passagem (páscoa) em CRISTO, o BOM PASTOR, que nos conduz aos verdes prados, e cantar como o salmista:
A Vossa PALAVRA é farol para os meus passos
e luz para os meus caminhos.
(Sl 118, 105)
Ainda que atravesse vales tenebrosos,
de nenhum mal terei medo
porque VÓS estais comigo.
A Vossa vara e o Vosso cajado dão-me confiança.
(Sl 22, 4)
de nenhum mal terei medo
porque VÓS estais comigo.
A Vossa vara e o Vosso cajado dão-me confiança.
(Sl 22, 4)
Sem comentários:
Enviar um comentário