quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Lucas XVII,7-10 (O bom servidor)


Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, quando ele regressar do campo: «Vem cá depressa e senta-te à mesa» Não lhe dirá antes: «Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois, comerás e beberás tu?» Deve estar grato ao servo por ter feito o que lhe mandou? Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: «Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.» (Lucas XVII,7-10)

Nós devemos sempre agradecer a DEUS quando fazemos o bem, quando cumprimos com o nosso dever. Devemos agradecer a DEUS, igualmente, quando vemos os outros a fazerem o bem, cumprindo assim, com os seus deveres.

Devemos esperar mais alguma coisa? Por termos cumprido com a nossa obrigação?

Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.

É nosso dever praticar o bem, sempre que a oportunidade nos surja, e devemos sempre pedir a DEUS que não cometamos o pecado de omissão, pecado contra o amor.

E a recompensa? Não devemos pensar nela, mas JESUS até nos recompensa.

Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois, comerás e beberás tu.

Depois, comerás e beberás tu.

E nós sabemos que servimos este senhor - JESUS CRISTO - no amor do próximo, em particular, nos que sofrem, vivem as trevas do pecado, passam fome (do corpo e da alma), nos pequeninos, nos deficientes, etc... Este amor de preferência da IGREJA não é amor de seleção e exclusão, estranho amor seria este!, mas exigência do próprio amor, e todos os que amam (no AMOR DE DEUS) reconhecem e vêem claramente isso. O AMOR não faz isso, de selecionar, mas ama a todos igualmente, embora preste atenção maior a quem mais necessita dessa atenção: jovens, crianças, pecadores, doentes, etc. Uma mãe - supomos a mãe perfeita, como DEUS criou a mulher, para ser mãe (que vocação grandiosa! E vemos essa grandeza em MARIA e na IGREJA) - ama igualmente os filhos, mas cuida mais do fraco do que do forte, porque é o fraco que mais precisa dessa atenção maior, assim a IGREJA...

JESUS diz que não devemos andar a pensar em recompensas, mas a teremos; primeiro, devemos amar, não perder as oportunidades que o dia a dia nos oferece para amar - eis a novidade, a única novidade, que o cristianismo trouxe ao mundo!. É nosso dever, de todo homem e mulher. Nós não temos só direitos, mas deveres.

Recompensa dos homens? Livre-nos DEUS de andarmos à procura de recompensas, mas sobretudo da dos homens! Mas JESUS nos quer recompensar:

Depois, comerás e beberás tu.

Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.

Nestes tempos de tantas ameaças, por se ter rejeitado DEUS (JESUS, o único que pode salvar) e o mundo estar em grave e grande pecado, devemos, procurar imitar DEUS, na gratuidade (o bispo de Lisboa, cardeal patriarca Dom José, convida os cristãos da sua diocese a estarem atentos às possíveis necessidades dos que nos são próximos (este convite, contudo, serve para todos os cristãos do mundo inteiro, somos todos, em qualquer lugar do mundo, um em CRISTO JESUS)):

Se amais os que vos amam, que agradecimento mereceis? Os pecadores também amam aqueles que os amam. Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto. Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então, a vossa recompensa será grande e sereis filhos do ALTÍSSIMO, porque ELE é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos como o vosso PAI é misericordioso. (Lucas VI,32-36)

Sem nada esperar em troca. Então, a vossa recompensa será grande e sereis filhos do ALTÍSSIMO.

Observemos como é DEUS - o verdadeiro, revelado por JESUS... -, para O imitarmos como Seus filhos pequeninos:

DEUS PAI, ensina-nos DEUS FILHO, é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos como o vosso PAI é misericordioso.

Sede misericordiosos como o vosso PAI é misericordioso.

Ai de nós, se não o formos, porque DEUS é justo e repudia toda a injustiça, e esta é grave, não desejar somente o bem para todos sem excepção, mesmo quando nos fazem mal! Somente o bem, mais nada.

Depois, comerás e beberás tu.
Então, a vossa recompensa será grande e sereis filhos do ALTÍSSIMO.

Ser filhos de DEUS, existe alguma coisa maior do que esta? JESUS é tão generoso, que nos dá tudo. Se eu digo PAI NOSSO ao SENHOR de todas as coisas e, em JESUS CRISTO, tudo que é do PAI é do filho (no FILHO), então DEUS dá-nos tudo. Mas só DEUS basta!

É nosso dever fazer o bem, não é algum favor nosso, mas obrigação e, quando fazemos o bem, interiormente felizes, mas na humildade, devemos agradecer a DEUS porque, mesmo desejando a nossa vontade fazer o bem, precisamos sempre do auxílio da graça de DEUS para realizarmos o bem desejado por nós: graças a DEUS!

JESUS, o Salvador, nos veio dar a felicidade, uma vez que não é possível isso, a não ser no amor, praticando o bem e a misericórdia.

JESUS, quando nos chama servos inúteis, é para chamar-nos à atenção da necessidade da humildade (verdade) e porque realmente o somos mesmo, para valer, mas não é assim que JESUS nos quer tratar; aqui, é só um saudável e bem-vindo puxão de orelhas de JESUS para nós. ELE mesmo o diz de SI mesmo, como quem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pelo mundo, para que cada homem e cada mulher que creia em JESUS tenha a vida. Usa expressão bem forte, mas até verdadeira (nada podemos sem ELE) para nos chamar a atenção. É o mesmo que JESUS que nos diz (à IGREJA):

Rezai assim: «PAI Nosso, que estais no CÉU. (Mateus VI,3a)

Ou:

Subo para o Meu PAI (a divindade de JESUS), que é vosso PAI, para o Meu DEUS (a humanidade que JESUS assumiu na encarnação para sempre), que é vosso DEUS. (João XX,17c)

Isto é, convida-nos a olhar para o Seu PAI - a RAINHA DA PAZ também, na mensagem de 2 de Janeiro de 2012, em particular, aos que se encontram nas trevas do pecado - como nosso PAI, como filhos de DEUS. Assim, somos irmãos de JESUS e entre nós. JESUS é o NOVO ADÃO que reunirá, no Juizo Final, a família humana inteira no povo de DEUS. Chama-nos de amigos:

Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. Vós sois Meus amigos, se fizerdes o que EU vos mando. Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao Meu PAI. Não fostes vós que ME escolhestes; fui EU que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao PAI em Meu NOME ELE vo-lo concederá. É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros. (João XV,13-17)

JESUS quer a nossa felicidade, quer nos libertar de tudo que nos traz o sofrimento, a nós e aos outros, e que nenhuma riqueza deste mundo nos livra dele, do sofrimento. Pode anestesiar, alienar, etc, mas as coisas não nos livram do sofrimento. Já com JESUS, como ou sem sofrimento, isso já nem é importante, mas a amizade de JESUS, somos felizes realmente. Façamos o que ELE nos manda, porque ELE nos quer felizes a caminho da felicidade plena na visão beatífica de DEUS.

Precisamente na última mensagem da RAINHA DA PAZ (última do meu registro actual, em 2 de Janeiro de 2012), disse ELA, em particular, para os nossos irmãos a sofrer dos males físicos e/ou até piores, dos males morais:

Abri-vos ao PAI! Este é o caminho para a felicidade, o caminho pelo qual desejo conduzir-vos. DEUS PAI nunca deixa os Seus filhos sós e, sobretudo, na dor e desespero. Quando compreenderdes e aceitardes isto, sereis felizes.

E ainda, após alcançar a felicidade:

Amareis e não tereis medo. A vossa vida será a esperança e a verdade que é o Meu FILHO. Obrigada!

Que pena que o mundo infeliz, mas faminto de DEUS, não tenha entendido o que significa ser salvo, coisa que só JESUS pode dar, a salvação!

Continuamos no tempo do Natal. Continuemos no espírito do Natal, meditando no NATAL, no maior mistério depois do mistério da SANTÍSSIMA TRINDADE, o mistério da ENCARNAÇÃO, meditando no nascimento de JESUS CRISTO, a Sua vinda ao mundo para nos salvar. Quem vive estes dias assim, permanece no espírito do Natal.

Continuação de uma boa semana e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: