Observando o que se andou a falar sobre FÉ - a FÉ sobrenatural, por causa das secas -, percebe-se como reina a ignorância sobre o assunto.
A FÉ não serve para nos lembrarmos de DEUS só quando estamos aflitos, para que DEUS faça algum milagre. E até queremos o milagre e nem queremos mudar de vida, mas continuar a ofender DEUS. Não, não é para isso e até seria pouca coisa se fosse só para DEUS fazer milagres.
A FÉ é para ser vivida no dia a dia, consciente da presença de DEUS, para que a salvação de DEUS (de JESUS) actue no crente, é, pois, outra coisa e dom de DEUS, dom sobrenatural. Não só nas aflições, mas em todos os momentos da vida, graças a este dom de DEUS, que DEUS não nega a quem o queira, DEUS passa a fazer parte da nossa vida e o nosso desejo, mesmo que, muitas vezes pelo pecado, na prática acabe por não ser isso neste ou naquele momento, é colocar DEUS em primeiro lugar, aceitando tudo que de bom e mau acontece na vida. Como se vê, tão diferente da idéia errada da FÉ servir para lembrarmos de DEUS só quando precisamos de algum favor Seu.
A fé - natural ou sobrenatural - faz parte da vida e, sem ela, não poderíamos viver, mas há uma grande diferença entre aquilo que acreditamos do que alguém nos diz - fé natural -, e aquilo que JESUS nos diz, a FÉ sobrenatural, que diferença! Acreditar no que DEUS me diz produz milagres, mesmo sem precisar de pedi-los.
Assim como não poderíamos viver sem levar em conta o que os outros nos dizem (fé natural, onde pode haver o erro e, pior, a mentira) - já o conhecimento que vem da ciência, note bem, poderíamos dispensá-lo... (o da fé, impossível!) -, para uma vida verdadeiramente feliz, digna e plena de qualidade, a caminho da vida eterna, é necessária a FÉ (sobrenatural).
Eis que sucumbe o que não tem a alma recta (faz o mal a si e aos outros), mas o justo viverá pela sua fidelidade. (Habacuc II,4) O EVANGELHO é uma força vinda de DEUS para a salvação de todo o que crê, porque nele se revela a justiça de DEUS, que se obtém pela FÉ e conduz à FÉ, como está escrito: O justo viverá pela FÉ. (Romanos I,16-17)
E felizes são os que vivem pela FÉ, falou JESUS ao incrédulo São Tomé, depois da cura da sua incredulidade:
Tomé respondeu-LHE: «Meu SENHOR e meu DEUS!» Disse-lhe JESUS: «Porque ME viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!» (João XX,28-29)
São Tomé vê JESUS, a Sua humanidade assumida na Encarnação e glorificada com a Ressurreição, e chama-LHE de «SENHOR», como sempre LHE chamou antes da Paixão, Morte e Ressurreição. Mas agora São Tomé, diante de JESUS Ressuscitado, vê algo mais que antes não via e que só a fé pode revelar, nenhum incrédulo pode ver, a divindade de JESUS: «meu DEUS».
Esta FÉ não é cega como certas fés humanas, sem nenhuma justificativa racional, mas contra a razão; pelo contrário, esta FÉ consegue fazer ver mais do que luz natural da razão pode ver e sem ofender a luz natural da razão (também não podia...):
Meu DEUS!
É para isso que serve a FÉ (sobrenatural), para salvar (ter acesso à salvação de JESUS) e ver o que a nossa razão, muito limitada neste vida, não pode ver. Nada a ver com superstições ou com milagres ou de só lembrar de DEUS quando estamos aflitos, embora, para quem crê - dom de DEUS que DEUS não nega a ninguém que o queira, é só querer e a RAINHA DA PAZ ensina nas Suas mensagens como alcançá-lo -, DEUS até vai fazendo os milagres sem os crentes precisarem de pedi-los (e quantos milagres, meu DEUS!)...
Os milagres, embora seja necessário pelo menos uma profissão de fé (eu creio, SENHOR, mas vem em auxílio da minha pouca fé, disse o pai sem fé, que pediu a cura do filho possuído!)
(Não era epilepsia, como dizem alguns teólogos positivistas, que proíbem criaturas espirituais de actuarem, decretando sempre que essas possibilidades não existem e tudo se explica pelo seu dogma positivista. Da mesma forma dão interpretações semelhantes aos sonhos, mas os sonhos, como acontece na revelação de DEUS através de sonhos, lembra a irmã Lúcia nas suas memórias - ela mesma teve até essa experiência, na aparição, as palavras do Anjo da Paz ficaram de tal modo gravadas nela que seria impossível, se ela vivesse até ao ano 3500, esquecer uma vírgula sequer delas -, não fica o seu conteúdo gravado na memória de modo vago e impreciso, incerto, como nos sonhos naturais, mas com uma clareza, simplicidade e impossibilidade de esquecimento, como na revelação de DEUS. Igualmente, a epilepsia não atira com premeditação uma criança para o fogo, e isso aconteceu mais de uma vez para não se arranjar a desculpa da mera coincidência, como descreve o EVANGELHO, a criança estava possuída por um espírito maligno e isto é uma realidade da vida, hoje, mais comum do que se possa pensar (a psicologia nada poderá fazer pelos casos de possessão),
para DEUS os conceder, são acessórios da FÉ; como há tanta ignorância sobre a FÉ, sobretudo por parte de quem troça dela!
Sobre a necessidade da FÉ - ou pelo menos uma profissão dela - quando queremos pedir algo, que - atenção! - até pode ser um pecador, nem precisa de ser santo (outra idéia errada...), NOSSA SENHORA deu uma mensagem, sobre a bondade de DEUS, que pode atender ao pedido daquele que só pensa em DEUS quando está aflito, mas que não é atendido, NOSSA SENHORA diz porquê; o problema não é o merecimento (pode até ser um "inimigo" de DEUS, que, arrependido, quer arriscar-se a ser amigo de DEUS, e será atendido; quem merece alguma coisa, mesmo que seja o mais santo dos santos? Ninguém merece nada! Só a FÉ em JESUS CRISTO salva!) é a sua falta de fé que impede de ser atendido:
KM 19880125
726126
TC 03,2
1Queridos filhos, também hoje, EU convido-vos à conversão plena, que é difícil para aqueles que não escolheram DEUS. Convido-vos, queridos filhos, à conversão plena em DEUS. 2DEUS pode dar tudo o que vós LHE pedis; contudo, só O procurais quando vos atingem as doenças, os problemas, as dificuldades e imaginais que DEUS está distante, não vos escuta, não atende às vossas orações. Não, queridos filhos, isso não é verdade! 3Se viveis afastados de DEUS, não podeis receber graças, porque não as procurais com fé sólida. 4Rezo por vós constantemente e desejo, cada vez mais, aproximar-vos de DEUS, mas nada posso fazer, se não quiserdes. 5Por essa razão, queridos filhos, colocai as vossas vidas nas mãos de DEUS. EU abençôo-vos. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[CONVERSÃO DE S. PAULO]
(No arquivo actual, de 915 mensagens, é a 476ª mensagem da Rainha da Paz.)
Embora não seja isso, milagres, a razão da FÉ - a razão da FÉ é a salvação, que começa a actuar ao nos aproximarmos de DEUS (de JESUS. JESUS deixou claro que é DEUS: EU e o PAI somos um) -, é preciso a fé sólida para sermos atendidos nos pedidos que façamos. E repito, não é eu ser santo ou pecador que dará merecimento ao favor de DEUS, mas a pura graça e bondade de DEUS, que alcançámos pelos merecimentos de JESUS CRISTO.
Para alcançar um milagre, em suma, não precisa de ser santo, mas de ter a tal fé sólida que, regra geral, pela vida no pecado e, sobretudo, vida que não quer deixar (o que é uma atitude irracional, pois, no pecado não há vida digna, não há qualidade de vida, a felicidade é impossível e não há, permanecendo até ao fim nesse caminho de misérias, futuro bom), apenas quer um favor de DEUS, que não terá, porque DEUS (já que não quer mudar de vida) não concede favores para condenação, só quando o favor contribui para a salvação.
DEUS pode dar tudo o que vós LHE pedis; contudo, só O procurais quando vos atingem as doenças, os problemas, as dificuldades e imaginais que DEUS está distante, não vos escuta, não atende às vossas orações. Não, queridos filhos, isso não é verdade! Se viveis afastados de DEUS (e quereis continuar assim), não podeis receber graças, porque não as procurais com fé sólida.
DEUS pode dar tudo o que vós LHE pedis.
E ELA nos pede para acolher esse dom de DEUS, embora, como faz DEUS, respeita a nossa liberdade (ELA e DEUS fazem pedidos, não impõem nada como fazemos nós):
Rezo por vós constantemente e desejo, cada vez mais, aproximar-vos de DEUS, mas nada posso fazer, se não quiserdes. Por essa razão, queridos filhos, colocai as vossas vidas nas mãos de DEUS.
Como é com DEUS, assim é com NOSSA SENHORA, respeita a nossa liberdade... Colocar, como ELA pede, a nossa vida nas mãos de DEUS, é isto, dito doutro modo equivalente ao que já foi dito, que é viver a FÉ (e experimentar a salvação de DEUS (NOSSO SENHOR))! Tão diferente da idéia dos milagres (e só quando precisamos de olhar para DEUS como um bombeiro - ignorância sobre o que é FÉ, uma virtude teologal, isto é, virtude sobrenatural, que DEUS nos concede para participarmos da vida divina, é muito mais do que pedir milagres, infinitamente mais).
E ELA dá a explicação, já dada, mas agora pelas Suas palavras, sobre a importância da FÉ:
KM 20071202
733377
TA 1,1
1Enquanto olho para os vossos corações, o Meu coração enche-se de dor e angústia. 2Filhos Meus, parai por um instante e vede os vossos corações. O Meu FILHO, vosso DEUS, está verdadeiramente no primeiro lugar? As Suas leis são verdadeiramente a medida e norma da vossa vida? 3Advirto-vos de novo: sem fé não há aproximação de DEUS, DEUS não está perto de vós e não existe a PALAVRA DE DEUS, que é a LUZ da salvação e a LUZ do bom senso.
(No arquivo actual, de 915 mensagens, é a 790ª mensagem da Rainha da Paz.)
Advirto-vos de novo: sem fé não há aproximação de DEUS, DEUS não está perto de vós e não existe a PALAVRA DE DEUS (para escutarmos), que é a LUZ da salvação e a LUZ do bom senso.
A FÉ é salvação: aproximação de DEUS (que até poderá fazer milagres sem os pedirmos), a PALAVRA DE DEUS que nos liberta do Mal e da sua opressão, que ilumina a nossa inteligência e dá sabedoria de vida.
KM 19890318
726544
TQ 5,7
1Queridos filhos, uma vez mais imploro-vos que rezeis, para ajudardes, com as vossas orações, os descrentes, aqueles que não têm a graça de conhecer DEUS no seu coração, com uma fé viva. 2Não quero ameaçar-vos de novo; o Meu desejo é simplesmente advertir-vos como uma mãe. Suplico-vos pelas pessoas que não conhecem os segredos. 3Desejo dizer-vos quanto sofro por todos, pois sou a MÃE de todos. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[S. JOSÉ, ESPOSO]
(No arquivo actual, de 915 mensagens, é a 494ª mensagem da Rainha da Paz.)
Descrentes: aqueles que não têm a graça de conhecer DEUS no seu coração, com uma fé viva. É no coração que sentimos a proximidade de DEUS, dentro de nós, no dia a dia, tão diferente do dia a dia dos descrentes, que não sabem do dia de amanhã e vivem no medo, na depressão e no desespero. Os que crêem em DEUS, sabem (PERFEITAMENTE!) que o dia de amanhã está nas mãos de DEUS, que é o AMOR e não o ódio que vence e tem a palavra final.
É no coração que, pela FÉ, descobrimos a presença de JESUS no próximo, do AMOR DE DEUS CRIADOR numa planta, etc. Etc!
Se até a fé natural é importante para esta vida, sem ela, não se pode viver, muito mais importante é a FÉ sobrenatural, que salva: dá vida digna, qualidade de vida e dá a vida eterna (na felicidade).
DEUS não nega este dom a quem humildemente o peça. E notemos, para quem ainda não notou, não há, não houve, nem haverá, dos que vivem a FÉ (não, nos homens ou nas teorias, mas em JESUS CRISTO), alguém que tenha ficado decepcionado.
E qual a dúvida, se o mundo tivesse acolhido o REINO DE DEUS, que seria um paraíso terrestre a caminho do PARAÍSO CELESTE? A FÉ (sobrenatural) nos livraria das misérias em que este mundo caiu por falta de FÉ (em JESUS CRISTO, que é para saberem de QUEM estou a falar, em QUEM devemos acreditar). O próprio JESUS o disse: quando o FILHO DO HOMEM - ELE, no Juízo Final - vier na Sua GLÓRIA, encontrará FÉ sobre a Terra?
Todas as religiões falam de um DEUS distante (às vezes frio e indiferente a nós, altivo e lá no Alto - DEUS, apesar de ser DEUS, não é assim como costumamos ser nós com os outros) - se alguém ainda não tinha notado isso nas religiões... -, mas o verdadeiro DEUS, que foi JESUS QUEM O revelou, preocupa-se com a vida de cada um de nós, apenas respeita a nossa liberdade e pede um «sim» na FÉ
- como aconteceu com Abraão, e com outros santos e santos profetas do Antigo Testamento; como aconteceu com a Virgem MARIA (e as coisas mudaram...), o maior «sim» na FÉ da história da humanidade (depois do SIM DE JESUS, mas, porque DEUS é assim, faz o pedido e respeita a nossa resposta de FÉ, quis precisar do «sim» de MARIA, como quer precisar do «sim» de cada cristão e de cada homem que queira ser verdadeiramente feliz e ter o futuro bom, nada a ver com genes ou com as estatísticas sobre felicidade, mas com a felicidade genuína!) -,
para vivermos próximos d'ELE no dia a dia, salvando-nos e, por nós, salvando os outros. Trata-nos como filhos Seus. Isto é infinitamente mais do que pedir milagres.
Até amanhã, se DEUS quiser! Hoje, quinta-feira, é o 5º dia da oitava da PÁSCOA. Continuação de uma SANTA PÁSCOA. Temos 50 dias para meditar, de modo especial, no mistério da nossa libertação, o mistério PASCAL. Desde o último início de semana, até ao próximo início de semana, estamos festejando a PÁSCOA nas suas oitavas. O próximo DOMINGO, último dia da oitava, é o DOMINGO DA MISERICÓRDIA DIVINA instituído pelo beato João Paulo II. E o que é que a RESSURREIÇÃO DE JESUS tem a ver com este assunto? TUDO, como iremos recordar nestes cinquenta dias do TEMPO PASCAL.