domingo, 27 de outubro de 2013

09 Lucas XVIII,9-14 (Parábola do publicano e do fariseu)

TC 30,1 C (Salt.: sem II)
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Beato Gonçalo de Lagos, Presbítero, mf.

***   ***   ***

JESUS disse a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: «Dois homens subiram ao Templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: "Ó DEUS, dou-TE graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo." O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao CÉU; mas batia no peito, dizendo: "Ó DEUS, tem piedade de mim, que sou pecador." Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.» (Lucas XVIII,9-14)

Este é o EVANGELHO que é lido hoje na SANTA MISSA, em TC 30,1 C.

O fariseu se julga justo, mas logo no início da sua oração - se se pode chamar de oração uma conversa entre si e si mesmo, e de si (DEUS desvia os olhos de tal oração, como ensina a SAGRADA ESCRITURA) -, peca, fazendo julgamentos:

Ó DEUS, dou-TE graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos.

Como o resto dos homens.

Mas que presunção e quanta fantasia! Deve conhecer todos os homens, desde Adão ao último...

Nem como este cobrador de impostos.

Mas que certezas! Entende que DEUS tem que pensar como ele. Ou DEUS teria que pensar como ele pensa de si e dos outros... E também aqui já peca. Se calhar, aos olhos de DEUS - e isso é que vale -, esse publicano, embora no erro actualmente, seja melhor do que ele, isto é, tenha um coração muito maior, apenas a vida não lhe deu as mesmas oportunidades para ter as graças que o fariseu recebeu (de DEUS).

E também peca por acreditar, como os super-homens, que essas coisas boas que tem são coisas dele, que não recebeu isso de DEUS. Nós não temos nada, tudo recebemos de DEUS. A única coisa própria de nós - e desse fariseu - é o nosso pecado, o mau uso do livre arbítrio. Mas que criatura mais convencida!

Este é o grande perigo a que estamos (nós: eu, tu, ele, ela, etc) sujeitos, mesmo quando estamos a ser como o publicano: de nos tornarmos fariseu. Permaneçamos como o publicano e vigilantes para sermos sempre como o publicano. Não julguemos ninguém, antes desejemos somente o bem para os outros, o bem que é DEUS para todos, lembrando, de cada um, só DEUS sabe, só a DEUS cabe o julgamento.

Muitas idéias deformadas temos de DEUS, mas JESUS nos revelou o verdadeiro DEUS: quem O vê, vê o PAI. Não vê o deus justiceiro, como são os homens, mas o PAI misericordioso. Na parábola do filho pródigo (do PAI misericordioso ou dos dois irmãos, como pode ser conhecida), da ovelha perdida, da dracma perdida, JESUS nos revela QUEM é DEUS. Nesta parábola, novamente, JESUS nos revela QUEM é DEUS, o único e verdadeiro DEUS.

O publicano era um judeu que, ao serviço de Roma, tinha o encargo de cobrar impostos. Era odiado por todos e enriquecia-se com a corrupção e cobrança de impostos. Para a nossa mentalidade farisaica, que abunda neste mundo, não há perdão para uma pessoa assim, já está condenada à pena eterna. Mas DEUS não pensa assim: o evangelista e apóstolo São Mateus era um publicano e JESUS o chamou. Zaqueu era publicano e, porque Zaqueu queria se converter, isto é, queria ver JESUS (queria ver DEUS), a salvação entrou nele e na sua casa. DEUS não olha o que fomos, olha o que queremos ser hoje, agora - o que está no nosso coração. Não é pelo passado que nos julga, já dizia pelo profeta Ezequiel, mas pelo momento presente. Já dizia que não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva.

Assim é DEUS. (Bem difrerente de nós e do mundo, quando nos tornamos como o fariseu da parábola)

Este publicano, da parábola, podia realmente ser um homem mau, corrupto, da pior espécie... Mas bastou reconhecer o seu mal, diante de DEUS, para DEUS o livrar do peso de todo o seu passado, justificando-o, salvando-o.

Ao contrário do que o mundo pensa e julga, também o homem mau, corrupto, da pior espécie - como poderia ser esse publicano - pode ter os seus pecados perdoados e ser salvo, se tiver o comportamento humilde desse publicano. JESUS deixa bem claro que qualquer pessoa, por maiores males que tenha cometido, sempre pode encontrar o perdão de DEUS. É a isso que a RAINHA DA PAZ quer conduzir o mundo, a JESUS (à IGREJA). Numa das Suas mensagens ELA falou de pecadores, incrédulos, alcoólicos e jovens (que não conhecem JESUS, mas são explorados pelo mundo sob o domínio de Mal). Quatro grandes grupos de pessoas, vítimas do mundo no erro, que requerem o cuidado especial da MÃE DE DEUS para os salvar:

KM 19840716
724838
TC 15,2 A
1Queridos filhos, rezo pelos padres e paroquianos, que ninguém se inquiete! 2Conheço as mudanças que se vão dar brevemente {dentro do clero paroquial}. No momento das mudanças, estarei lá, portanto, não tenhais medo. 3Haverá, no futuro, sinais que dizem respeito aos pecadores, aos incrédulos, aos alcoólicos e aos jovens; eles aceitar-ME-ão de novo. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[NOSSA SENHORA DO CARMO]
(No arquivo actual, de 971 mensagens, é a 265ª mensagem da Rainha da Paz.)

Terão a atitude do publicano, permitindo a DEUS curá-los. O mundo actual, de facto, é um mundo onde abunda o pecado e, por isso, abunda tantos males, mas DEUS é misericordioso:

Haverá, no futuro, sinais que dizem respeito aos pecadores, aos incrédulos, aos alcoólicos e aos jovens; eles aceitar-ME-ão de novo.

Eles aceitar-ME-ão de novo.

E NOSSA SENHORA os conduzirá a JESUS, o SALVADOR.

Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.

Porque DEUS é justo e a VERDADE. Quem tenha idéias erradas de DEUS e de si mesmo, como esse fariseu, que vive de mentiras e faz julgamentos, que falta-lhe a bondade para com o próximo, não permite que DEUS lhe conceda a Sua misericórdia, obriga DEUS a ter que aplicar a Sua justiça.

Continuação de um bom DOMINGO, de uma boa semana e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: