terça-feira, 1 de outubro de 2013

01 Apocalipse XXI,3-4 (Alegria do homem: DEUS habitará no meio dos homens)

TC 26,3 C (Salt.: sem II)
Terça-Feira da semana 26 do Tempo Comum.
Santa Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja, mo.
Mês do Rosário & Outubro Missionário.

São Francisco Xavier e Santa Teresa são os padroeiros das missões.

***   ***   ***

Ouvi uma voz potente que vinha do trono e dizia: «Esta é a morada de DEUS entre os homens. ELE habitará com eles; eles serão o Seu POVO e o próprio DEUS estará com eles e será o seu DEUS. ELE enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; e não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor. Porque as primeiras coisas passaram.» (Apocalipse XXI,3-4)

Ao ler esta passagem, fico admirado, se reflectir bem nela, com a bondade de JESUS CRISTO, porque DEUS não precisa de estar connosco para ser feliz, nós é que precisamos de estar com DEUS para podermos ser felizes (e se DEUS não estiver connosco, jamais seremos felizes). Não esquecer: DEUS é DEUS, não é nenhuma dessas coisas inúteis, os ídolos, que chamam  de deus, deuses inúteis, deuses disparatados.

Querer JESUS permanecer no meio de nós não vai acrescentar nem diminuir nada à Sua divindade. O homem é que terá o favor que o fará feliz: ter DEUS consigo. Enquanto o homem não tiver DEUS no meio dele, não alcançará (o homem) o seu fim, que é ser feliz. Só o será quando DEUS fizer o favor (gratuito - graça -, a troco de nada, nada podemos dar a DEUS, só receber d'ELE) de habitar no meio dos homens.

O próprio DEUS estará com eles e será o seu DEUS. ELE enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; (...) as primeiras coisas (a da prova da fé) passaram.

Vivemos num mundo de mentira, que fala de coisas bonitas, mas mentiras, que usa de tudo - até de escolas (não é mais lugar de transmissão de conhecimento, mas de mentiras) -, para impor que DEUS seja afastado de todos os homens e do espaço público (enquanto as coisas do Diabo podem circular à vontade). Já se pode ver quão perverso se tornou este mundo, além de irracional, ao rejeitar JESUS CRISTO. Caiu em trevas.

Mas não adianta: muitos homens estão apenas adormecidos, não têm plena consciência de que viver sem DEUS vai contra o que há de mais profundo (e desejável) no coração humano: DEUS (a religião, portanto). Apenas ainda não despertaram, como o filho pródigo, estão adormecidos. Como o filho pródigo, ainda não tomaram plena consciência desse facto: a minha vida não é guardar porcos e comer bolotas, mas estar na casa do PAI e viver com ELE, para sempre. Não são inocentes, têm culpa, mas DEUS é misericordioso. As ideologias perversas que procuram afastar DEUS dos pessoas tem, pois, uma missão impossível: afastar do homem o que, para o homem, é o que há de mais importante: DEUS. Bem que tentam contrariar a natureza, mas a natureza é mais forte que a mentira das ideologias.

Se DEUS fosse como os homens - como eu, por exemplo -, mandava os homens passearem (e pentearem macacos, mas DEUS não é como eu, por exemplo (teria também eu ir pentear macacos)). DEUS não é como os homens: quer habitar e habitará no meio dos homens, porque os homens mesmo vão querer, pedir perdão - DEUS perdoará - e agradecer. Não receberá nada dos homens, mesmo quando os homens reconhecerem, com justiça, que só DEUS é DEUS, e tudo receberão de DEUS.

DEUS não poderia receber nada de nós, criaturas, como já foi dito - a luz natural da razão compreende porque nada podemos dar nada a DEUS, só (tudo (que é bom)) receber -, mas DEUS é bom e fez o milagre de, em JESUS CRISTO, como filhos Seus, poder receber, no ESPÍRITO SANTO, o nosso amor filial - e fraterno entre NÓS -, além da justa adoração, que só a DEUS se deve: PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO.

Até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: