TP 5,4 A (Salt.: sem I)
Quarta-Feira da semana 5 do Tempo Pascal.
São Cristóvão Magalhães, Presbítero, e companheiros, mártires, mf
*** *** ***
Disse DEUS ao homem: «Porque atendeste à voz da tua mulher e comeste o fruto da árvore, a respeito da qual EU te tinha ordenado: "Não comas dela", maldita seja a Terra por tua causa. E dela só arrancarás alimento à custa de penoso trabalho, todos os dias da tua vida. Produzir-te-á espinhos e abrolhos, e comerás a erva dos campos. Comerás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de onde foste tirado; porque tu és pó e ao pó hás-de voltar.» (Gen III, 17-19)
JESUS disse a Marta: «EU sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em MIM, mesmo que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em MIM não morrerá para sempre. Crês nisto?» (João XI, 25-26)
«Crês nisto?»
Note:
«Comerás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de onde foste tirado; porque tu és pó e ao pó voltarás.» JESUS disse a Marta: «EU sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em MIM, mesmo que tenha morrido, viverá.»
Acreditamos em tantas coisas, e até com tanta facilidade, é só abrir a televisão e ver como anda a nossa fé em relação ao que escutamos na televisão, aderindo muitas vezes ao que escutámos sem a mínima reflexão e prudência. Até em coisas irracionais acreditamos (fé cega)... Mas crer em JESUS é ganhar uma coisa que só JESUS veio dizer ao homem e que só JESUS pode dar. Nunca nenhum homem antes tinha dito:
«EU sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em MIM, mesmo que tenha morrido, viverá.»
E nem no futuro alguém dirá isso (até porque seria grosseira cópia grosseira).
Um dia destes, estive num cemitério e observei alguns locais destinados aos que pedem a cremação do corpo: as cinzas, ao invés de ficarem num vaso, são enterradas no solo e coloca-se uma planta ou até uma árvore. E foi essa observação minha que deu origem a este assunto.
A planta salva? Dá a vida eterna? Não. Se crê no que JESUS disse, coloque antes uma cruz ou um crucifixo. De que serve uma planta inútil no lugar duma cruz ou crucifixo? Só há um sinal de salvação para o homem, que todo baptizado devia saber: a CRUZ. Colocar a flor, mesmo sem más intenções, não é sinal de bênção nem de salvação, já a cruz ou crucifixo é um testemunho que se partiu desta vida crendo em JESUS. A própria cruz se torna uma prece silenciosa em favor da pessoa que partiu.
Vivemos tempos perigosos, sobretudo, para baptizados, cheio de armadilhas. É claro que o príncipe deste mundo prefere uma planta a uma cruz no lugar onde as cinzas foram enterradas... Vivemos tempos perigosos para a fé, que se ataca com mentiras:
Há uns tempos atrás li na Wikipédia - onde procurava informação sobre o assunto da cremação - uma grande mentira: dizia que a IGREJA recomendava a cremação. A IGREJA recomenda precisamente o contrário. Por isso, muito cuidado com o Pinóquio na internet...
Recorrendo ao Direito Canónico, temos o seguinte:
«A IGREJA aconselha vivamente que se conserve o piedoso costume de sepultar o cadáver dos falecidos; contudo, não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido escolhida por razões contrárias à doutrina cristã.» (Cânon 1176.3)
Como se vê, o oposto da propaganda que li na Wikipédia. Também há filmes onde o herói é um vilão disfarçado de herói sugerindo o que é errado como «não há mal nenhum nisso»... Que mentira! Como me foi permitido escrever nesse artigo da Wikipédia (acrescentar coisas ou comentários), logo chamei à atenção que a recomendação da IGREJA estava de pernas para o ar, recomenda o oposto, o sepultamento natural.
Historicamente, a cremação - segundo ouvi dizer (li) -, foi uma reacção de ateus militantes, que queriam negar a ressurreição do corpos. Diante dessa reacção agressiva, a IGREJA, sendo prudente, não tomou uma atitude definitiva sem primeiro avaliar a situação. E viu depois que não havia nada contra, desde que as razões da cremação não fossem contra a doutrina cristã:
«Não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido escolhida por razões contrárias à doutrina cristã.»
Mas recomenda o sepultamento natural.
O Cânon 1176.3 é muito amplo para ir a pormenores sobre a doutrina cristã. Recentemente, li um artigo, de uma padre, o Pe. Diwa. Pode ser lido aqui:
Entre outras coisas, o Pe. Diwa apontou como razões aceitáveis para escolher a cremação motivos higiénicos (saúde pública) e económicos (talvez seja mais barato o funeral com cremação), além de outros motivos públicos ou privados (que não vão contra a fé).
Mas, diz o Pe. Diwa, que os restos cremados devem ser tratados com o mesmo respeito que se dá ao corpo sepultado. «Isso implica a utilização de um recipiente digno para as cinzas, a forma em que são transladadas, o cuidado e atenção ao lugar adequado, e seu transporte e disposição final.» (Pe. Diwa)
«Os restos cremados deverão ser colocados em uma sepultura (o caso que observei), mausoléu ou columbário, pois a prática de espalhar as cinzas no mar ou no ar não está de acordo com as normas eclesiásticas sobre uma disposição adequada dos restos de um falecido.» (Pe. Diwa)
Há alguns tempos atrás, vi um filme sobre Santiago de Compostela, em que um peregrino não crente vai espalhando as cinzas do corpo do seu filho cremado. Muito cuidado, porque é muito comum, principalmente hoje, o herói do filme ser na verdade um vilão...
A IGREJA recomenda o sepultamente natural, mas não proibe a cremação, desde que não seja contra a doutrina. O Pe. Diwa, falando da doutrina, diz que os restos cremados devem ser colocados em uma sepultura, mausoléu ou columbário.
Mas não se coloque uma flor sem a cruz ou crucifixo: isso digo com toda a certeza - e foi a razão deste assunto -, sem precisar de consultar ninguém: se quiser até coloque flores, porque isso é um sinal do nosso amor pelo ente querido e serve para embelezar, mas não deixe de lá estar o essencial, uma cruz ou crucifixo.
Cabe notar o seguinte: um crucifixo é uma cruz onde está a imagem de JESUS CRISTO; uma cruz, pode até ser a nossa, mas está sempre associada à CRUZ de CRISTO. JESUS fala constantemente - em muitas passagens do EVANGELHO - sobre a ressurreição dos corpos. Nunca ninguém falou, nem falará como ELE:
«Quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. E serás feliz por eles não terem com que te retribuir; ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos.» (Lucas XIV, 13-14)
Quem crê em JESUS, não deixe de colocar no local da sepultura do ente querido a cruz ou crucifixo. Pode até embelezar a cruz com muitas flores, se quiser.
A RAINHA DA PAZ deu uma mensagem sobre o assunto da ressurreição dos corpos:
KM 19820724
724115
TC 16,7 B
1Queridos filhos, nós iremos para o CÉU em plena consciência, aquela que temos agora. 2No momento da morte, estamos conscientes da separação do corpo da alma. 3É falso ensinar as pessoas que renascemos muitas vezes e que passamos para diferentes corpos. 4Só se nasce uma vez. 5O corpo, na terra, decompõe-se depois da morte e não revive nunca mais. O homem recebe um corpo transfigurado. 6Qualquer um que fizer muito mal durante a sua vida pode ir para o CÉU, se se confessar, se se arrepender do que fez, e comungar no fim da vida. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
(No arquivo actual, de 986 mensagens, é a 140ª mensagem da Rainha da Paz.)
No momento da morte, estamos conscientes da separação do corpo da alma.
Por causa dessa separação, que acontece no momento da morte física, perde-se a comunicação com este mundo, mas a pessoa humana (a alma) está plenamente consciente do que se está a passar. Quanto a nós, vemos um corpo que ficou inerte, apenas isso, pois perdeu o seu princípio vital ou vida, a alma humana. Essa alma, salvo se DEUS quiser, não se comunica mais com este mundo. O corpo volta ao pó da terra:
Só se nasce uma vez. O corpo, na terra, decompõe-se depois da morte e não revive nunca mais.
O corpo volta ao pó da terra, como ensina a SAGRADA ESCRITURA. Mas, como diz JESUS, e só JESUS disse isso, ninguém mais disse ou dirá, quem crê n'ELE, mesmo que morra (morte física), viverá (vida eterna):
O homem recebe um corpo transfigurado.
Um corpo espiritualizado - como a alma humana é espiritual -, que não precisará mais de tecnologia nem de naves espaciais para suprir as limitações de um corpo humano material.
Continuamos no tempo pascal e em Maio, o mês de MARIA. Aleluia! Até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário