TC 23,1 A (Salt.: sem III)
23º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
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Quer ser feliz, ou quer continuar infeliz na falsa liberdade obedecendo, na realidade, a tantos falsos deuses e senhores? É livre para escolher. Eu, que até conheço os 2 caminhos, o da liberdade e o da falsa liberdade, já fiz a minha opção:
Aclamai o SENHOR por toda a terra,
Servi o SENHOR com alegria.
Vinde, entrai com alegria na Sua presença.
Esta alegria, é claro, não é a exterior e passageira, que não enche o coração, mas o deixa vazio, mas a alegria que habita no coração e que permanece.
Sabei que o SENHOR é DEUS:
ELE nos fez, e a ELE pertencemos.
Somos o Seu POVO
e as ovelhas do Seu rebanho.
E feliz, canta o salmista noutro salmo, o povo e nação que só tem DEUS por seu senhor. Só este povo e nação podem ser felizes. Os que têm os ídolos e o príncipe deste mundo como seus senhores, estão sempre em crises de todas as espécies, assim prova a história.
Entrai cantando sob os Seus pórticos,
vinde aos Seus átrios com cânticos;
glorificai-O e bendizei o Seu NOME,
porque o SENHOR é bom,
a Sua misericórdia é eterna
e a Sua fidelidade estende-se
de geração em geração.
Salmo XCIX
O SENHOR é bom e o Seu perdão é para sempre, mas é preciso querermos a Sua bondade e misericórdia, pois somos livres.
Vivemos um tempo não mais de confusão de linguagem, mas de confusão de pensamento. Costuma-se mencionar esta ou aquela excepção para argumentar alguma coisa em oposição, mas não é nas excepções, mas na regra geral que está a explicação. O trigo da civilização europeia-ocidental é o cristianismo. Plantado, no ocidente, pela IGREJA CATÓLICA, humanizou o mundo inteiro e o iluminou com a luz do único salvador e luz do mundo, JESUS CRISTO (como lembrou a RAINHA DA PAZ em 2 de Setembro de 2014 (há poucos dias atrás)). Já existia o joio, mas a partir do período final da Idade Média, o joio começou a crescer e nunca mais parou de crescer até hoje. Não olhando às excepções, mas à regra geral, o pensamento humano, indo buscar à grécia antiga os erros, esforçava-se para teorizar não precisar de DEUS na Metafísica, nem precisar de DEUS na Ética (inventando teorias sobre moral que se vêem logo à primeira vista serem erro). Afastar-se da LUZ (de DEUS), significa aproximar-se das trevas. Hoje são bem grandes.
Uma sociedade, ser mais desenvolvida ou menos desenvolvida, não se mede por coisas exteriores e materiais - não é isso que vale para DEUS (e só o que vale para DEUS vale para valer) -, mas pelo que está no coração humano e que se reflecte exteriormente, bondade (vem de DEUS) ou maldade? Aqui está medida do desenvolvimento ou atraso.
No livro de São João Paulo II, «Dies DOMINI» (O dia do SENHOR), resumo o que significa o DOMINGO:
- Dia da CRIAÇÃO (porque a RESSURREIÇÃO DE JESUS, o centro de toda a história humana, obriga a evocar a CRIAÇÃO);
- Dia da RESSURREIÇÃO, o centro da NOVA CRIAÇÃO (e do homem novo);
- Dia do dom do ESPÍRITO SANTO (porque a RESSURREIÇÃO DE JESUS nos alcançou o dom que nos permite viver a VIDA NOVA, livre de todo jugo e falsos senhores. Sem o dom do ESPÍRITO SANTO, não podemos nos beneficiar do que JESUS nos alcançou do PAI, com a Sua ENCARNAÇÃO, MORTE e RESSURREIÇÃO. É o ESPÍRITO DE DEUS que torna possível o que seria impossível a nós);
- Dia da ASSEMBLEIA EUCARÍSTICA. Diz São João Paulo II ser a alma do DOMINGO. Sem a SANTA MISSA, o DOMINGO está morto, não tem o seu PRINCÍPIO VITAL, a alma, esta está morta. Em todos os dias devemos adorar DEUS - se a nossa liberdade quiser ser justa e feliz, e isso é que é ser inteligente..., que DEUS me desculpe ser tão interesseiro! Adorá-l'O (e só a ELE), pessoal e comunitariamente, mas o DOMINGO é o dia para O adorarmos como POVO DE DEUS, Seu POVO, ovelhas do Seu rebanho.
- Dia da alegria (interior, a do coração, a que só DEUS dá), repouso e solidariedade (São João Paulo explica o que significa a solidariedade cristã: misericórdia, CARIDADE, apostolado).
Diz São João Paulo II que o DOMINGO é a festa primordial, reveladora do sentido do tempo. Não nem poderá existir festa que possa superar esta:
«No cristianismo, o tempo tem uma importância fundamental. Dentro da sua dimensão, foi criado o mundo; no seu âmbito se desenrola a história da salvação, que tem o seu ponto culminante na "plenitude do tempo" da ENCARNAÇÃO e a sua meta no regresso glorioso do FILHO DE DEUS no fim dos tempos. Em JESUS CRISTO, VERBO encarnado, o tempo torna-se uma dimensão de DEUS, que em SI Mesmo é eterno. À luz do Novo Testamento, os anos da existência terrena de CRISTO constituem realmente o centro do tempo. Este centro tem o Seu ápice na RESSURREIÇÃO. Com efeito, se é verdade que ELE é DEUS feito homem desde o primeiro instante da concepção no seio da VIRGEM SANTA, é verdade também que somente com a RESSURREIÇÃO é que a Sua humanidade foi totalmente transfigurada e glorificada, revelando assim plenamente a Sua identidade e GLÓRIA DIVINA.»
JESUS, verdadeiro DEUS e verdadeiro Homem a partir da ENCARNAÇÃO, assumiu a natureza humana, mas é uma das três pessoas divinas: a SEGUNDA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, DEUS. E aqui é que faz a diferença a única novidade genuína, sem imitações: sendo Homem, a partir do Ano Zero, não é como os outros homens, mas DEUS. Só ELE poderia e só ELE é o que pode salvar e iluminar este mundo em trevas.
Um bom DOMINGO e até amanhã, se DEUS quiser!
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