terça-feira, 9 de setembro de 2014

04 Lucas IX, 25-26 (O que é mais importante?)

TC 23,3 A (Salt.: sem III)
Terça-Feira da semana 23 do Tempo Comum.
(Dia de) São Pedro Claver, Presbítero, mf.

***   ***   ***

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, perdendo-se ou condenando-se a si mesmo? Porque, se alguém se envergonhar de MIM e das Minhas palavras, dele se envergonhará o FILHO DO HOMEM, quando vier na Sua GLÓRIA e na GLÓRIA DO PAI e dos Santos Anjos.» (Lucas IX, 25-26)

Se eu perder tudo, sem excluir nada, mas não perdi DEUS, não perdi absolutamente nada. Mas se ganho o mundo inteiro e perdi DEUS, realmente, perdi tudo.

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida? (Mateus XVI,26)

Porque a nossa vida não é nossa, mas dom de DEUS. Vida ou alma, é a mesma coisa: a morte da alma não significa o fim, porque a alma é espiritual; significa um estado de pecado mortal.

Que poderá dar o homem em troca da sua vida?

DEUS é INFINITO: o que a criatura finita pode dar a DEUS para recuperar a sua vida? (Perdeu-a, porque pecou gravemente) E quem a perde já nesta vida - ainda podendo recuperá-la -, vive uma vida de misérias, conforme o estado da sua alma morta.

O homem não pode pagar o seu resgate, não pode pagar a DEUS a sua redenção. (Se pudesse, poderia salvar-se com as suas próprias forças, mas impossível, é criatura) É muito caro o resgate da sua vida e ele nunca pagará o suficiente, para prolongar indefinidamente a sua vida e não experimentar a corrupção. (Salmo XLVIII, 8-10)

Só o Meu FILHO é a SALVAÇÃO e a LUZ do mundo. (RAINHA DA PAZ)

Só.

Sem JESUS, não há salvação para ninguém, nem uma vida luminosa. Só crises e trevas.

Que poderá dar o homem em troca da sua vida?

Não pode dar nada. Só pode esperar a misericórdia de DEUS, esta é gratuita. Ninguém se pode salvar por si mesmo: é dom gratuito de DEUS.

Esta vida é só um piscar de olhos para fazermos a nossa escolha:

Meus filhos, a vossa vida não passa de um piscar de olhos, em contraste com a VIDA ETERNA. E, quando comparecerdes perante o Meu FILHO, ELE há-de ver, nos vossos corações, o quanto amastes. (RAINHA DA PAZ)

Embora o nosso amor seja insignificante, amor de criatura, esta é a VONTADE DE DEUS, que nos alcança os merecimentos de JESUS: ELE mereceu por cada um de nós, pois assumiu a nossa humanidade (a natureza, pois a pessoa de JESUS é divina, por isso, de merecimentos infinitos, que podem ser comunicados à natureza humana graças a ser JESUS verdadeiro DEUS e verdadeiro Homem).

«Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que pode o homem dar em troca da sua vida? Pois quem se envergonhar de MIM e das Minhas palavras entre esta geração adúltera e pecadora, também o FILHO DO HOMEM SE envergonhará dele, quando vier na GLÓRIA de Seu PAI, com os Santos Anjos.» (Marcos VIII, 36-38)

Até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: