domingo, 8 de novembro de 2015

02 Lucas XVI, 9-15 (O que é que tem valor real e vale mais?)

TC 32,1 B (Salt.: sem IV)
32º DOMINGO DO TEMPO COMUM.

***   ***   ***

Naquele tempo, disse JESUS aos Seus discípulos: «Arranjai amigos com o vil dinheiro, para que, quando este vier a faltar, eles vos recebam nas moradas eternas. Quem é fiel nas coisas pequenas também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas coisas pequenas, também é injusto nas grandes. Se não fostes fiéis no que se refere ao vil dinheiro, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não fostes fiéis no bem alheio, quem vos entregará o que é vosso? Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque, ou não gosta de um deles e estima o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a DEUS e ao dinheiro». Os fariseus, que eram amigos de dinheiro, ouviam tudo isto e escarneciam de JESUS. Então JESUS disse-lhes: «Vós quereis passar por justos aos olhos dos homens, mas DEUS conhece os vossos corações. O que vale muito para os homens nada vale aos olhos de DEUS». (Lucas XVI, 9-15)

Não é que os homens não possam dar valor às coisas e até ter o seu valor, e até valendo mais do que o valor que estão a atribuir. DEUS deu condições aos homens para avaliar com rectidão o valor das coisas. Mas quando dão valor em exagero às coisas, não passa da vaidade e da mentira dos ídolos:

O que vale muito para os homens nada vale aos olhos de DEUS.

Poderia até ter algum valor, mas como se tornou uma mentira, um ídolo, passou a ter valor real zero.

A RAINHA DA PAZ constantemente convida os Seus filhos a olharem para o que vale mais. Então poderemos nos alegrar:

Regozijái-vos no amor, filhinhos, porque sois únicos (irrepetíveis) e insubstituíveis aos olhos de DEUS, porque sois a alegria de DEUS neste mundo.

No CÉU, ninguém é descartável, mas irrepetível e insubstituível.

Quem ganha DEUS, ganha o que vale mais, ganha tudo e tudo que queria, que só e só DEUS pode dar.

Um bom DOMINGO, uma boa semana. E até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: