TC 11,1 (Salt.: sem III)
11º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Um Santo DOMINGO já inclui feliz DOMINGO, bom DOMINGO, etc de bem e de bom, porque, sem DEUS próximo, tudo é ilusão, além de passageiro. Santo = DEUS próximo = felicidade
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra U.
*** *** ***
O homem que procura a felicidade, uma vida alegre e cheia de sentido e significado, procura, portanto - mesmo que não saiba, como não sabia Santo Agostinho -, DEUS e a Sua VONTADE, pois, sem DEUS, ninguém pode alcançar esse que é o seu fim:
Escuta, ISRAEL. O SENHOR nosso DEUS é o único SENHOR. Amarás o SENHOR teu DEUS com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. As palavras que hoje te prescrevo ficarão gravadas no teu coração. Hás-de recomendá-las a teus filhos, e nelas meditarás, quer estando sentado em casa quer andando pelos caminhos, quando te deitas e quando te levantas.
(Deuteronómio VI, 4-7)
Devemos guardar este tesouro nos nossos corações:
As palavras que hoje te prescrevo ficarão gravadas no teu coração.
E, como é dever dos pais - que têm o dever de ensinar os filhos a terem uma vida feliz e cheia de salvação, cheia de DEUS -, devem ensinar, com a sua palavra e exemplo, isso mesmo aos seus filhos. Adorar criaturas é indigno do homem e, nada podendo (a criatura), só oferecem tristeza e sofrimento, como ensina a Sra. História, fértil em exemplos.
O que o mundo, afastado de DEUS, hoje ensina é o oposto do que os pais - desejando o bem dos filhos - devem ensinar às crianças, a aproximarem-se de DEUS. NOSSA SENHORA ajudará. O afastamento do homem de DEUS, e assim, em relação à família, coloca-o (e à família) no caminho da infelicidade e de uma vida triste. Por isso, se torna o homem potencialmente violento, procura, como droga, compensações desordenadas nas criaturas, deixando-se escravizar por elas, como acontece nas drogas. E a família afastada de DEUS fica em perigo de destruição: isso causa muito sofrimento, e o mundo está cheio dele. Quando o homem se afasta de DEUS, cai nas garras de Satanás.
Diz Santo Agostinho, que teve a experiência das duas vidas (no pecado e na GRAÇA) - por isso, não precisa de ficar na opinião, mas pode falar ou escrever com autoridade - que buscar DEUS é alegria, DEUS é a ALEGRIA, ELE mesmo é a ALEGRIA que o homem busca e deseja.
«A busca de DEUS é a busca da alegria. O encontro com DEUS é a própria alegria.» (Santo Agostinho)
Diz quem conhece os dois caminhos, quem tem experiência dos dois caminhos.
Mas, se nesta vida só podemos ser verdadeiramente felizes, se DEUS estiver presente na nossa vida, isso, mesmo assim, nem se compara com a felicidade que DEUS nos quer dar no CÉU, DEUS é o CÉU:
Nós falamos da SABEDORIA DE DEUS, misteriosa e oculta, que já antes dos séculos DEUS tinha destinado para a nossa glória. Como está escrito: «Nem os olhos viram, nem os ouvidos escutaram, nem jamais passou pelo pensamento do homem o que DEUS preparou para aqueles que O amam». (1 Coríntios II, 7.9)
O que os olhos não viram,
os ouvidos não ouviram,
o coração do homem não pressentiu,
isso DEUS preparou para aqueles que O amam.
(1 Coríntios II, 9)
Não adoremos criaturas, é indigno do homem, adoremos só a DEUS.
O homem só é digno quando reconhece a verdade e a justiça, ele não está inclinado à mentira, nem esta pode trazer-lhe a felicidade.
Quando não quer adorar só DEUS, acaba por adorar muitas coisas, e cai em misérias e sofrimento, isto é bem sabido por todos, por experiência própria, pessoal.
Vinde, prostremo-nos em terra, adoremos o SENHOR que nos criou. Pois ELE é o nosso DEUS e nós o Seu POVO, ovelhas do Seu rebanho. (Salmo XCV, 6-7)
Um Santo DOMINGO, o primeiro dia da CRIAÇÃO, razão porque é também o primeiro dia da semana. Um Santo DOMINGO, uma boa semana, e até amanhã, se DEUS quiser!