TC 27,1 A (Salt.: sem III)
27º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra M.
*** *** ***
JESUS, na Sua vida pública, um dia advertiu gravemente a São Pedro, mas essa advertência - aviso, alerta ("perigo de morrer electrocutado") - aplica-se a toda a IGREJA, melhor dizendo, aos Seus membros, já que a IGREJA é Santa. O Seus membros é que podem ser infiéis ao SENHOR, serem mais fiéis às teorias e ideologias que ensinam e aprovam o oposto do que JESUS ensina: ensinam e aprovam o que ofende a DEUS; são mais fiéis às receitas do mundo - o inspirador delas é o príncipe deste mundo, Satanás -, do que ao SENHOR e à Sua BOA NOVA.
A santidade da IGREJA independe dos pecados dos Seus membros, que vivem neste mundo passageiro, e só a DEUS caberá, no Juízo Final, julgar a IGREJA, assim como julgará o mundo inteiro. Mas é verdade que a infidelidade dos Seus membros pode levar o mundo a falar mal da IGREJA - a falar mal de DEUS e do Seu SANTO NOME, embora não tenha nada a ver com DEUS, mas com a nossa infidelidade... -, amplificando o som para além do real. Faz parte da perseguição à IGREJA amplificar as excepções e esconder a regra geral da maioria silenciosa, mártir e em missão de bem em toda a parte, na fidelidade a NOSSO SENHOR....
Eis a advertência de JESUS, que é para o nosso bem, para o bem de todos os que têm o coração aberto ao aviso amigo:
«Afasta-te, Satanás! Tu és para MIM um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de DEUS, mas os dos homens!» (Mateus XVI, 23)
Os homens não podem ter bons pensamentos? Claro, que podem! Mas quando o homem cai nas garras de Satanás, nem toma consciência que só tem pensamentos inspirados por Satanás (tentações). Quando JESUS falou aos Seus discípulos ao ir para Jerusalém
- pois tinha decidido que já tinha chegado a Sua hora de dar a Sua VIDA para resgatar a humanidade da escravidão do príncipe deste mundo e dar-lhe o CÉU -,
dizendo que iria sofrer, morrer e ressuscitar ao terceiro dia - os discípulos pareciam estar surdos à palavra final de JESUS, «ressuscitar»... -, São Pedro chamou JESUS à parte e protestou dizendo:
«DEUS TE livre, SENHOR! Isso nunca TE há-de acontecer!» (Mateus XVI, 22)
Então JESUS respondeu-lhe:
«Afasta-te, Satanás! Tu és para MIM um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de DEUS, mas os dos homens!» (Mateus XVI, 23)
Temos que ter muito cuidado com isso, vigilância aos nossos pensamentos e oração. Como andam os nossos pensamentos? Habita neles o ESPÍRITO SANTO - que é AMOR, PAZ e ALEGRIA -, ou outras vozes?
Há alguns anos atrás, dois jovens me abordaram na rua perguntando-me se eu queria ser feliz. Eu respondi-lhes que já era feliz seguindo JESUS (só é possível isso na Sua IGREJA... Quem ataca a IGREJA, não segue JESUS) e acrescentei, já não me lembro das palavras exactas, mas foi esta a resposta, no seu significado:
«A felicidade nesta vida passageira, passa pela cruz (do amor), sem a qual não é possível ser feliz neste mundo e muito menos alcançar a VIDA ETERNA, onde a felicidade será sem medidas e infindável. Sigo JESUS, que é o único CAMINHO para a felicidade, e que ensinou que quem perder a vida por causa d'ELE, assumindo com amor a cruz das contrariedades, de não pensar em si, mas nos outros, em aceitar a doença - não é a saúde corporal que é o mais importante, mas DEUS, daí, a saúde da alma é o mais importante -, etc, há-de encontrá-la.»
E também disse JESUS - agora, não tenho a certeza se disse isso aos jovens -, que quem quiser seguir as teorias do príncipe deste mundo da falsa paz, falsa alegria e falsa felicidade, há-de perder a sua vida. Que adiantaria ao homem, advertiu JESUS, cair na ilusão de ganhar o mundo inteiro, se depois perder o que realmente importa ganhar, a VIDA ETERNA para a sua alma (e para o seu corpo ressuscitado no Juízo Final)?
O cristão não segue as idéias dos homens, mas a JESUS. A não ser que elas sejam boas. Se forem boas, jamais serão ofensivas a DEUS, jamais serão contra o EVANGELHO DO REINO, estaremos a seguir JESUS.
É claro que tudo começa e começou, não, no segundo, mas no primeiro dia. Assim, igualmente a semana, esta não começa no segundo, mas no primeiro dia da semana, o DOMINGO:
Um bom DOMINGO, o primeiro dia da CRIAÇÃO, o primeiro dia da semana e dia em que JESUS ressuscitou, recapitulando a CRIAÇÃO inteira. Tudo foi RECRIADO a dignidade superior à original. Até amanhã, se DEUS quiser!