domingo, 29 de outubro de 2017

08 Mateus XX, 36-40 (O resumo do que precisamos de saber para nos salvar)

TC 30,1 A (Salt.: sem II)
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

No Patriarcado de Lisboa, ano de reflexões sobre o VERBUM DOMINI
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):

AQUI, letra P (PALAVRA DE DEUS).

***   ***   ***

«MESTRE, qual é o maior Mandamento da LEI?» JESUS disse-lhe:

Amarás ao SENHOR, teu DEUS,
com todo o teu coração,
com toda a tua alma
e com toda a tua mente.

Este é o maior e o primeiro Mandamento. O segundo, contudo, é semelhante:

Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois Mandamentos dependem toda a LEI e os PROFETAS.»
(Mateus XX, 36-40)

Hoje, no Patriarcado de Lisboa, é o DOMINGO DA BÍBLIA e Mateus XX, 36-40 é um trecho do EVANGELHO que se lê em todo o mundo nas Santas Missas - Tempo Comum, XXX semana, Ano A.

Se a SAGRADA ESCRITURA nos revela o que precisamos de saber para nos salvarmos

- por isso, não há nada, neste mundo, de mais importante do que essa REVELAÇÃO, enquanto vivemos neste mundo, o resto é, ou deveria ser, secundário; todas as coisas, dons de DEUS, deste mundo, deveriam estar ordenadas para a nossa salvação e do próximo... -,

nesse trecho do EVANGELHO resume precisamente isso:

Não possível amar a DEUS - e só a ELE adorar, só ELE é o SENHOR, só ELE é DEUS -, se não amamos o próximo. DEUS ama com amor infinito o próximo que não amamos. Não ofendemos a DEUS apenas directamente, mas também indirectamente, quando o próximo nos é indiferente.

E como podemos avaliar se amamos os outros ou não?

«Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.», diz JESUS. Mais tarde vai ensinar algo de maior, uma amor maior: amar o próximo como ELE nos ama e ama o próximo. Mas o amar o próximo como a mim mesmo, já dá o critério, senão, perfeito - como seria amar o outro como o SENHOR o ama -, contudo suficiente. Diz o povo: «colocarmo-nos no lugar do outro».

Porque o mundo está em crise? Que está em crise enorme, isso é visível ao olho nú. Um mundo em depressão e tristeza. Qual a razão da crise? Está em crise porque, rejeitando JESUS CRISTO, entrou na crise da falta de amor. Todo ser humano, desde a concepção, independente de acidentes - é a essência e não os acidentes que determina isso -, tem igual dignidade.

«Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.», aplica-se a todos.

«Destes dois Mandamentos - amar a DEUS e ao próximo - dependem toda a LEI e os Profetas.», diz JESUS, como disse algo de semelhante noutra altura:

«O que quiserdes que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles, porque esta é a LEI e os PROFETAS.»
(Mateus VII, 12)

Um bom DOMINGO, o primeiro e o maior dos dias da semana, todo cristão deveria saber disso, e até amanhã, se DEUS quiser!