TA 2,1 B (Salt.: sem II)
2º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
No Patriarcado de Lisboa
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
*** *** ***
No NATAL de 1981, a RAINHA DA PAZ fez este pedido:
Amai-vos uns aos outros, Meus filhos! Vós sois irmãos. Não discutais! Dai glória a DEUS, glorificai-O e cantai, Meus anjos!
Vejamos alguns dos pedidos de NOSSA SENHORA para vivermos adequadamente este tempo em preparação para a solenidade do NATAL, que tem oitavas: inicia em 25 de Dezembro e termina em 1 de Janeiro, último dia.
Também hoje vos convido, neste Tempo do Advento, a decorarem as vossas casas, mas sobretudo o vosso coração. Permiti que a LUZ do Meu pequeno FILHO entre no vosso coração.
As casas, sem dúvida, devem ser decoradas, neste tempo, com os símbolos do NATAL, tendo o Presépio no centro, no lugar de destaque da casa. Os pais devem ensinar as crianças a fazer pedidos ao MENINO JESUS, como é da nossa tradição e dos nossos valores e raízes.
Mas sobretudo o vosso coração.
Mais importante que a casa, o exterior, é o nosso coração:
Sobretudo o vosso coração.
Permiti que a LUZ do Meu pequeno FILHO entre no vosso coração.
Se isso acontecer, o NATAL não será apenas um evento, mas um acontecimento. Costumamos
- não só neste país, mas em todos os países de tradição cristã, tapando os ouvidos à poluição sonora e visual que acontece neste tempo, o Diabo mete-se em tudo e não pede autorização a ninguém -,
pedir coisas ao MENINO JESUS, o que é bom, ELE é DEUS, tudo pode, tudo existe por causa d'ELE, como lembra São Paulo, mas o verdadeiro presente de NATAL, quando o evento se torna acontecimento, é ELE Mesmo, o SUMO BEM.
NOSSA SENHORA pede que embelezemos as nossas casas com o presépio (no centro) e os símbolos do NATAL a acompanhar - sem coisas estranhas, sem o joio do Inimigo, que nada tem a ver com o NATAL -, mas sobretudo nos quer preparar os nossos corações para a verdadeira alegria do NATAL, quando o evento se torna acontecimento.
Mas o NATAL é também dar continuidade ao que DEUS faz nascer em nós, nos nossos corações:
Queridos filhos, desejo que sejais como uma flor que vai florir no NATAL por JESUS, uma flor que não cessará de florir depois do NATAL.
Para isso, temos de imitar os pastores de Belém, e não, os habitantes de Belém, que dormiam ocupados com as suas festas paralelas, sem o DEUS MENINO, vazias e tristes, podendo necessitar depois de algum remédio para a ressaca ou comprimido para dormir.
Ao contrário, os pastores, abertos à GRAÇA, puderam conhecer a verdadeira alegria (e salvação), que só DEUS pode dar, a alegria do NATAL:
Desejo que os vossos corações estejam como os dos pastores [de Belém] diante de JESUS.
Queridos filhos, convido-vos a preparar-vos para o NATAL com a oração, a penitência e as obras de caridade.
CARIDADE é muito mais que solidariedade. Um cristão não actua por solidariedade, mas por CARIDADE, como acontece no CÉU em plenitude, e que é muito mais que solidariedade.
Queridos filhos, convido-vos a que celebreis JESUS juntos, coMIGO, pelo NATAL. EU vo-l'O dou, nesse dia, de modo especial e convido-vos a glorificar JESUS, no NATAL, pelo Seu NASCIMENTO.
Queridos filhos, naquele dia, rezai mais e pensai mais em JESUS. (O lucro será só nosso)
A CARIDADE (amor do próximo por amor de DEUS e no AMOR DE DEUS), neste tempo é muito importante:
Queridos filhos, convido-vos, de um modo particular, ao amor do próximo. Se amardes o vosso próximo, sentireis mais JESUS, sobretudo no NATAL.
Se amardes o vosso próximo, sentireis mais JESUS, sobretudo no (dia do) NATAL.
Queridos filhos, convido-vos a rezar de modo especial neste tempo, para estardes em condição de saborear a alegria do encontro com JESUS que nasce.
Vivemos tempos tristes, pois, quando DEUS está longe, só pode existir a tristeza, mas tudo isso é temporário, JESUS CRISTO há-de libertar este mundo do príncipe das trevas que o domina. Além demais, nada do que se passa neste mundo, de absurdo, de anormal, deve tirar-nos a alegria que o DEUS MENINO dará aos que, como os pastores de Belém, estiverem abertos à GRAÇA:
EU, queridos filhos, desejo que vivais estes dias como EU vivo, com alegria.
O mundo de hoje não nos dá motivo nenhum para a alegria, necessita, sim, da misericórdia de DEUS (da misericórdia do MENINO JESUS), mas o mundo não está destinado à tristeza, mas a ser libertado pelo SENHOR em dia e hora que ninguém pode saber. A razão da nossa alegria é estarmos a nos preparar para festejar, com muita alegria, a partir do nosso coração, o NATAL. NOSSA SENHORA também teria motivos de tristeza, ao ver os pecados gravíssimos deste mundo actual e a loucura dos que rejeitam a salvação que só o Seu FILHO pode dar, mas onde abunda o pecado, como lembra São Paulo, superabunda a misericórdia do DEUS MENINO (de DEUS):
EU, queridos filhos, desejo que vivais estes dias como EU vivo, com alegria.
Desejo guiar-vos e mostrar-vos a ALEGRIA para a qual desejo conduzir cada um de vós. Por isso, queridos filhos, rezai e abandonai-vos completamente a MIM.
Costuma-se dizer que o NATAL pode acontecer todos os dias e tem toda a razão quem diz isso, mas essa vinda intermédia, esse NATAL PASCAL, não tem nada a ver com o que depois se diz sobre o NATAL, mas com o que NOSSA SENHORA nos ensina, sobre e como o NATAL pode acontecer (todos os dias e a toda a hora):
Filhinhos, colocai a SAGRADA ESCRITURA em lugar visível, na vossa família; lêde-A e vivei-A. Ensinai os vossos filhos, porque, se vós não sois um exemplo para eles, os filhos, pela ausência de DEUS, acabarão por se afastar. Reflecti, rezai e DEUS nascerá, então, nos vosso coração; o vosso coração será feliz.
Eis o NATAL que pode acontecer todos os dias:
Reflecti (sobre o que se leu da SAGRADA ESCRITURA), rezai e DEUS nascerá, então, nos vosso coração; o vosso coração será feliz.
Mas atenção a este outro pedido muito importante de NOSSA SENHORA:
Ensinai os vossos filhos, porque, se vós não sois um exemplo para eles, os filhos, pela ausência de DEUS, acabarão por se afastar.
Afastando-se, cairão nas garras do príncipe deste mundo. A melhor protecção e bem que os pais podem oferecer aos filhos, é ensinar-lhes, pela oração, a descobrir DEUS, nascendo nos seus coraçoeszinhos. Este mundo tornou-se bem venenoso para elas.
Queridos filhos, hoje, convido-vos de novo à oração, a fim de que vos prepareis para a vinda de JESUS pela oração, pelo jejum e por pequenos sacrifícios. Filhinhos, este tempo seja para vós um tempo de graça.
Novamente, NOSSA SENHORA nos convida à prática da CARIDADE:
Aproveitai todas as ocasiões para fazer o bem, porque será somente assim que podereis sentir o nascimento de JESUS nos vossos corações.
E volta a RAINHA DA PAZ a falar do NATAL, que após a RESSURREIÇÃO DO SENHOR, é um NATAL PASCAL, uma vinda intermédia espiritual:
Queridos filhos, também hoje, neste tempo de graça, EU convido-vos. a rezar para que o MENINO JESUS possa nascer nos vossos corações.
E faz um pedido ao SENHOR:
ELE, que é a própria PAZ (SOMENTE PAZ), possa dá-la, através de vós, ao mundo inteiro.
Dirigindo-SE a nós, novamente:
Portanto, filhinhos, rezai sem cessar por este mundo turbulento e sem paz, para que vos torneis testemunhas da paz para todos. Que a esperança comece a fluir através dos vossos corações (onde se encontra a fonte dessa esperança..) como um rio de graças.
Sem a humildade, o reconhecimento que nada somos sem DEUS, o que é verdade, nada conseguiremos:
Queridos filhos, neste tempo santo de alegre expectativa, DEUS escolheu-vos a vós, pequeninos, para realizar os Seus grandes projectos. Meus filhos, sêde humildes. Através da vossa humildade, DEUS, com a Sua SABEDORIA, fará das vossas almas uma morada eleita. A iluminareis com as boas obras e assim, com o coração aberto, esperareis o nascimento do Meu FILHO em todo o Seu AMOR generoso. Agradeço-vos, queridos filhos.
Novamente, noutra mensagem, a RAINHA DA PAZ fala de como devemos viver este Tempo do Advento, para o NATAL PASCAL acontecer:
Queridos filhos, neste tempo de preparação e de alegre expectativa, desejo maternamente indicar aquilo que é mais importante: a vossa alma. Poderá nascer nela o Meu FILHO?
Estará ela purificada com o vosso amor à mentira, à soberba, ao ódio e à maldade?
Acaso a vossa alma ama acima de tudo a DEUS como PAI e o irmão como a CRISTO?
EU vos mostro o caminho que elevará qualquer alma à união completa com o Meu FILHO. Desejo que ELE nasça em vós. Que alegria seria para MIM, como MÃE!
Abertura:
Desejo que neste tempo de graça abrais os vossos corações, para que a LUZ do nascimento do Meu FILHO vos ilumine os corações, as almas e vos torne felizes.
Filhos Meus, vós necessitais de DEUS. Não podeis seguir em frente sem o Meu FILHO. Quando compreenderdes e aceitardes isto, será realizado aquilo que vos foi prometido: através do ESPÍRITO SANTO, nascerá nos vossos corações o REINO DE DEUS. EU vos conduzo a isto.
Um cântico para este tempo do Advento musicado pelo Padre Manuel Luís, cuja letra do refrão é a que se segue:
MARIA, fonte da ESP'RANÇA,
Neste tempo do Advento,
Vossa mão nos leve a CRISTO,
Ao Seu SANTO NASCIMENTO.
Vossa mão nos leve a CRISTO,
Ao Seu SANTO NASCIMENTO.
Um Santo DOMINGO, um Santo Advento e até amanhã, se DEUS quiser!