domingo, 17 de dezembro de 2017

04 Um Santo DOMINGO!

TA 3,1 B (Salt.: sem III)
3º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

No Patriarcado de Lisboa
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***  **  **

Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):

AQUI, letra U.

***  **  **

No terceiro DOMINGO do Tempo do Advento, meditamos em um dos frutos do mistério da ENCARNAÇÃO, o maior de todos os mistérios depois do mistério da SANTÍSSIMA TRINDADE, este, o maior de todos.

Qual é o fruto? A alegria de DEUS estar connosco, aberto a todos os que quiserem se abrir a ELE para os salvar das garras do Inimigo, daquele que só oferece, com as suas mentiras, sofrimento, doença, miséria, falsas e pobres alegrias.

Neste DOMINGO, nesta terceira semana do Advento, que se inicia neste DOMINGO, a PALAVRA DE DEUS fala de alegria, da verdadeira alegria, que só DEUS, o CRIADOR de todas as coisas, pode dar a quem acolhe a salvação do MENINO JESUS, a maior de todas, saber que DEUS está connosco e, neste mundo passageiro, com ELE, caminhamos para o CÉU, para o único futuro que é o futuro bom.

Esta alegria de DEUS connosco é um dos frutos do NATAL, e está próximo, a sua celebração - já estamos no terceiro DOMINGO!... -, porque o NASCIMENTO (sobrenatural) do MENINO JESUS (NATAL) da (sempre) VIRGEM MARIA é a presença de DEUS SALVADOR. JESUS significa DEUS salva.

Este mistério se repete em cada EUCARISTIA, pois JESUS RESSUSCITOU. Veio ao mundo (NATAL) para nos resgatar das garras do príncipe deste mundo pela CRUZ e RESSUSCITAR (PÁSCOA).

Exulto de alegria no SENHOR, a minha alma rejubila no meu DEUS, que me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de justiça, como noivo que cinge a fronte com o diadema e a noiva que se adorna com as suas jóias.

Como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações.
(Isaías LXI,10-11)

A justiça verdadeira e o louvor que traz a verdadeira alegria. O NATAL já aconteceu e estamos a nos preparar para celebrar este grande acontecimento da história da salvação, o nascimento do DEUS MENINO, de DEUS, que quer estar connosco para nos salvar, mas que respeita a nossa liberdade: é preciso desejar da nossa parte - o FAVOR ( a GRAÇA, esse dom que é DOM dos Dons) é d'ELE... - e nos prepararmos para essa ALEGRIA. Então, JESUS poderá nascer no coração e haverá NATAL. Com DEUS no coração, as nossas relações com os outros serão sempre profundas, na CARIDADE. Com DEUS no coração, porque O colocámos no centro, no lugar de tantos ídolos, seremos capazes, de todo o coração - algo impossível ao homem velho -, de perdoar quem nos odeia.

Coloquemos DEUS no centro - no lugar de tantos ídolos que colocamos no centro da nossa vida e só nos deram tristeza e falsas alegrias, que até nos prejudicam -, e as nossas relações com o próximo serão profundas, salvadoras (carregadas desta salvação para os outros). A CARIDADE será uma realidade, o verdadeiro amor do próximo que habita em plenitude no CÉU.

Assim, São João Baptista, clamava aos da sua época que era preciso a conversão para essa ALEGRIA (NATAL) acontecer:

«Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do SENHOR’ como disse o profeta Isaías».

(Para quem está em pecado mortal, basta ir a uma igreja e pedir o Sacramento da Reconciliação. JESUS, o BOM PASTOR está sempre pronto para, como um pai, abraçar o filho perdido com aquele abraço que salva e cura, pelo perdão de todo o seu passado no pecado. No pecado, já dizia a RAINHA DA PAZ, ninguém pode ser feliz)

Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram:

«Então, porque baptizas, se não és o MESSIAS, nem Elias, nem o Profeta?».

João respondeu-lhes:

«Eu baptizo na água, mas no meio de vós está ALGUÉM que não conheceis: AQUELE que vem depois de mim, a QUEM eu não sou digno de desatar a correia das sandálias».
(Jo I,23-27)

Hoje, é própria MÃE DE DEUS - que dom tão grande de DEUS ser ELA! -, como RAINHA DA PAZ, quem pede essa conversão nossa ao SENHOR, para nos dar a PAZ, a nós e ao mundo inteiro.

Um bom DOMINGO, o primeiro dos sete dias da semana - o número sete é, na Bíblia, o número da perfeição -, continuação de um Santo Advento a nos preparar para o NATAL, o NASCIMENTO sobrenatural do DEUS MENINO. Até amanhã, se DEUS quiser!